Estatística

Description

Flashcards on Estatística, created by EDUARDO ANDRINO BACELLAR on 09/08/2019.
EDUARDO ANDRINO BACELLAR
Flashcards by EDUARDO ANDRINO BACELLAR, updated more than 1 year ago
EDUARDO ANDRINO BACELLAR
Created by EDUARDO ANDRINO BACELLAR over 4 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
População Conjunto de um universo de unidades experimentais que expressam a totalidade a qual será retirado uma amostra representativa.
Amostra Um grupo selecionado para representar uma população, de acordo com técnicas de amostragem.
Censo Dados coletados da amostra ou população estudada, pertinente à pesquisa.
Parâmetros Características de uma população que pode ser inferidas a partir da análise de dados obtidos de uma amostra representativa.
Estatística Estudo da coleta, organização e análise de dados obtidos de uma amostra. É o equivalente aos parâmetros, porém aplicados apenas a uma amostra.
Estimativa Uma característica avaliada em probabilidade, com base nos resultados das tentativas de ocorrência de um evento no espaço amostral.
Aleatoriedade Diz-se da imprevisibilidade da ocorrência do evento em estudo. Entretanto busca-se aleatoriedade na escolha da amostra extraída de uma população maior.
Probabilidade Chances de ocorrência de um evento através de uma estimativa.
Variáveis Qualitativas nominais Variáveis que categorizam as unidades amostrais em características que não necessariamente apresentam casualidade mas correlação. Ex: cor do olhos (azul, verde ou castanho) e sexo (masculino ou feminino).
Variáveis Qualitativas ordinais Variáveis qualitativas que apresentam graus, níveis diferentes pertinentes. Ex: dificuldade (1 a 5 ou Fácil a Difícil), afinidade (Total, Bastante, Pouca, Nenhuma)
Variáveis Quantitativas discretas Variáveis mensuráveis numericamente que permite apenas números inteiros. Ex: números de filhos de um indivíduo.
Variáveis Quantitativas contínuas Permite valores fracionáveis dentro de um intervalo numérico. Ex: concentração de glicose no sangue em mg/L, média de filhos em uma população ou amostra: (3 + 2 + 1 + 0)/4 = 1,5 filhos.
Pesquisa Primária Pesquisa que utiliza dados obtidos diretamente pelo grupo de pesquisadores. Geralmente, entretanto, requer métodos e basamento teórico de outras fontes.
Pesquisa Secundária Pesquisa que utiliza dados obtidos por outros grupos. Que também pode ser interpretadas através de fontes primárias (ou secundárias) no basamento teórico da pesquisa.
Amostragem A técnica utilizada para se obter uma amostra representativa de uma população, nos critérios de escolha das unidades de observação (ou experimentais) relevantes.
Técnicas de Amostragem Aleatória Simples Os indivíduos são selecionados ao acaso, de preferência de forma totalmente aleatória, mantendo as probabilidades de ser selecionado igual entre todas as partes.
Sistemática A população é ordenada em grupamentos estabelecidos por um intervalo numérico. Somente um indivíduo é selecionado por grupo, usando um elemento numérico sorteado que se repetirá para todos grupos.
Estratificada A população é dividida em estratos, grupos, conforme diferentes variáveis de interesse. Ou seja, variáveis não apenas sendo empregadas para se fazer estimativas, como também na seleção de unidades de uma amostra (e sub-amostras).
Conglomerado O universo populacional já se apresenta dividido em subgrupos, tais como as abelhas de uma colmeia específica (sub/grupo). Então é sorteado apenas uma colmeia dentre milhares de outras em um laranjal.
Amostragem Probabilística Amostragens aleatórias simples, estratificada e conglomerado são todas probabilísticas. Nela a aleatoriedade é artificial, o que leva a imparcialidade da amostra e melhor representatividade.
Amostragem Não-Probabilística O indivíduos são escolhidos "a dedo" pelo pesquisador. Não garante a representatividade, mas pode ser propositalmente parcial, assim individualizando critérios da amostragem.
Show full summary Hide full summary

Similar

Equações estatísticas
Luiz Fernando
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar
Estatística
Crislaine Silva 2794
Quiz Aula 03 Amostragem - Estatística para Gestores
Jéssica Meireles
Quiz Aula 02 - Probabilidade e Estatística
Jéssica Meireles
Estatística - Distribuições Discretas de Probabilidade
Natanael Lima
Quiz Aula 01 - Probabilidade e Estatística
Jéssica Meireles
Estatística descritiva: Quizz
Maristela Bauer
Apresentação da disciplina - Estatística para Gestores
Jéssica Meireles
Quiz Aula 02 - Estatística SSO
Jéssica Meireles
Contextualização Aula 01- Probabilidade e Estatística
Jéssica Meireles