Aula 01 - A pesquisa e o conhecimento científico

Description

A pesquisa e o conhecimento científico
Joao Sousa
Flashcards by Joao Sousa, updated more than 1 year ago More Less
Braulio Torres
Created by Braulio Torres about 7 years ago
Joao Sousa
Copied by Joao Sousa over 4 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
O que é PESQUISA? Uma pesquisa ou investigação, é um processo sistemático para a construção do conhecimento humano, gerando novos conhecimentos, podendo também desenvolver, colaborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a realiza quanto para a sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador.
Quais são os 3 elementos que caracterizam a pesquisa? Levantamento de algum problema. Solução a qual se chega. Os meios escolhidos para chegar a essa solução.
O que é "NATUREZA" da pesquisa? Do ponto de vista da sua natureza, ou seja, aquilo que compõe a substância do ser ou essência da pesquisa.
O que é "ABORDAGEM" da pesquisa? Forma de tratar alguma questão
O que é "OBJETIVO" da pesquisa? Finalidade ou motivo
O que é "PROCEDIMENTO" da pesquisa? Maneiras de agir ou instruções
Defina pesquisa "PURA" Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador
Defina pesquisa "APLICADA" Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
Defina pesquisa "QUANTITATIVA" Traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos.
Defina pesquisa "QUALITATIVA" Neste enfoque não há medição numérica, como as descrições, mas o seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito. Busca dar significado às relações entre os fenômenos*.
Defina pesquisa "EXPLORATÓRIA" É considerado o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade. Neste modelo temos a possibilidade de aprimoramento de ideias. Geralmente, neste tipo de pesquisa há o levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que experimentaram situações que estejam sendo pesquisadas e análise de exemplos.
Defina pesquisa "DESCRITIVA" O objetivo principal é descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. Esta modalidade é típica das ciências humanas e sociais. Neste tipo de pesquisa, o estudante deve observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos (variáveis), sem manipulá-los.
Defina pesquisa "EXPLICATIVA" O objetivo está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo, temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque busca entender ou explicar as razões das coisas, o que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma descritiva ou exploratória.
Defina pesquisa "BIBLIOGRÁFICA" Trata-se de uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consistem no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Bibliografia é o conjunto dos livros escritos sobre determinado assunto, por autores conhecidos e identificados ou anônimos.
Defina pesquisa "DOCUMENTAL" Trata-se de uma pesquisa realizada através de documentos que podem ser: documentos pessoais, cartas, diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios, vídeos, documentos estatísticos e outros. Há uma análise da descrição do conteúdo manifesto para se alcançar uma rede de significados. Em ciência, documento é toda forma de registro e sistematização de dados, informações, colocando-os em condição de análise por parte do pesquisador.
Defina pesquisa de "CAMPO" É a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações. Segundo Antônio Joaquim Severino (2007, p. 123), na pesquisa de campo “o objeto é abordado em seu próprio meio. A coleta de dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados”.
Defina pesquisa "HISTÓRICA" Descreve o que já aconteceu, sob a forma de investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado, para poder compreender o presente. Os dados podem ser coletados em: fontes primárias - quando o investigador foi o observador direto dos eventos ou utiliza materiais de primeira mão; fontes secundárias - quando os eventos foram observados e reportados por outras pessoas e não diretamente pelo investigador. Neste caso, os dados exigem cuidadosa e objetiva análise a fim de avaliar sua autenticidade e relevância.
Defina pesquisa "COMPARADA" Procura estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos que são comparados.
Defina pesquisa "ESTUDO DE CASO" É o estudo circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão, uma comunidade ou um país. O estudo de casos constitui-se numa metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno. Os casos apresentam situações em que empresas e pessoas reais precisam tomar decisões sobre um determinado dilema. A condução do método envolve um processo de discussão, em que alunos devem se colocar no lugar do tomador de decisão, gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação.
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto
Psicologia da Educação
rsgomes88