7 blocos fundamentais de um sistema de comunicação

Description

Elaborado a partir de "'Os 7 blocos fundamentais de um sistema de comunicação e conceitos de funcionamento" por Felipe Carneiro. disponível em https://eletronicaqui.com/2016/05/sistema-de-comunicacao/
leinylson Fontinele Pereira
Flashcards by leinylson Fontinele Pereira, updated more than 1 year ago
leinylson Fontinele Pereira
Created by leinylson Fontinele Pereira over 4 years ago
258
0

Resource summary

Question Answer
Os 7 blocos básicos de um sistema de comunicação + o bloco de ruído e distorção.
SISTEMA Entidade que processa um conjunto de sinais, na entrada, para produzir um outro conjunto de sinais, na saída. Pode ser implementado por hardware ou software.
SINAL Conjunto de informações ou dados. ex: sinal de telefonia; sinal de televisão.
Sinal de Tempo Contínuo Especificado para todo valor do tempo.
Sinal de Tempo Discreto Onda tem interrupções ao longo do tempo
Sinal analógico: a amplitude pode assumir qualquer valor em uma faixa contínua. Possui similaridade com funções contínuas. Sinal digital: a amplitude só pode assumir um número finito de valores. Níveis que podem ser contados.
Uma cena filmada é um fonte de informação.
Local de origem da mensagem. É onde a informação é gerada. É o “ambiente” onde encontra-se a informação que vai ser transmitida até o destino.
Sinais indiretos Obtidos a partir de SINTETIZAÇÃO: áudio/vídeo sintético usando ferramentas de software/hardware REGISTRO: HD, DVD, memória de “chip”...
TRANSDUTOR Tudo o que é capaz de transformar tipos de energia. S
O transdutor eletroacústico transforma energia elétrica em mecânica e vice-versa. O microfone responde às ondas acústicas fornecendo sinais elétricos. A eletrônica só pode processar sinais elétricos. Qualquer som natural, como a voz humana, só pode ser amplificado ou transmitido se estiver na forma de eletricidade.
Transmissor em sistema de comunicação
Dispositivo que propaga um sinal eletromagnético a partir de uma antena.
TRANSCEPTOR Acrônimo de TRANSmissor e reCEPTOR Composto por ambos elementos, o que possibilita a recepção e transmissão de sinais de rádio.
PORTADORA Sinal que é modulado. É ela que vai transportar a informação. A fase, frequência, amplitude da portadora são variados em função do sinal de informação.
Modulação em Amplitude (AM) O oscilador produz a portadora, que é enviada ao multiplicador “X”. A informação vai para o mesmo multiplicador. Na saída, temos o sinal modulado em amplitude. Perceba que a informação está na envoltória (linha tracejada) da portadora. A portadora transporta estes níveis de sinal.
Fibras óticas são um meio para a o sinal (informação) trafegar.
Meio físico por onde a informação (sinais eletromagnéticos) é transmitida.
Receptor de TV digital
Da saída do canal ao receptor chega um sinal distorcido e ruidoso. A tarefa do receptor é extrair uma mensagem desse sinal.
Processo inverso ao da modulação, no sentido de que o sinal informação será “extraído da portadora para ser enviado ao transdutor de saída e ser finalmente reproduzido.
Transdutor de saída em sistema de comunicação
O alto-falante transforma um sinal de áudio frequência numa onda acústica. Na saída, é onde a informação é “traduzida” da linguagem elétrica para a nossa linguagem, seja em palavras, imagens ou sons.
Destinatário de sistema de comunicação
Em uma cena de uma TV, ocorre a transdução eletro-óptica. É o momento de recebermos a informação propriamente dita e usá-la!
Show full summary Hide full summary

Similar

Comunicação de Dados e Redes
cesarfabr
Comunicação de Dados
bevilacqua0710
Métodos de Codificação Digital-Digital
leo.g.miranda
Infraestrutura de Rede
Juliana Pereira
GeoQuiz 04/1 -2 Ano
Ivan Melo
Comunicação de dados
wagnerpdasilva
Comunicação de Dados
Flavio Costa
Redes de Comunicações
Juliana Pereira
Comunicação de Dados_1
Igor Dos Santos
Comunicação de Dados
Guaraci Vargas Greff
GeoQuiz 04 - 2° Ano 01
Ivan Souza de Melo