Abordagens Teóricas em IHC

Description

Flashcards on Abordagens Teóricas em IHC, created by Rodrigo Santos on 03/09/2019.
Rodrigo Santos
Flashcards by Rodrigo Santos, updated more than 1 year ago
Rodrigo Santos
Created by Rodrigo Santos over 4 years ago
38
0

Resource summary

Question Answer
O que é a Lei de Hick-Hyman? A lei de Hick-Hyman relaciona o tempo que leva para uma pessoa tomar uma decisão com o número de possíveis escolhas que ela possui.
Para o que a Lei de Hick-Hyman pode ser utilizada? Essa lei pode ser utilizada para fazer uma estimativa de quanto tempo uma pessoa levará para encontrar uma dentre diversas opções disponíveis numa interface
Qual o processo de decisão de um usuário segundo a Lei Hick-Hyman? Em linhas gerais, a lei de Hick-Hyman indica que uma pessoa subdivide o conjunto total de opções em categorias, eliminando aproximadamente metade das opções a cada passo
O que é a Lei de Fitts? A lei de Fitts relaciona o tempo (T) que uma pessoa leva para apontar para algo com o tamanho (S) do objeto-alvo e com a distância (D) entre a mão da pessoa e esse objeto-alvo.
Com o que contribui a Lei de Fitts? A lei de Fitts ajuda os designers a decidirem sobre o tamanho e a localização de elementos de interface com os quais o usuário precisa interagir
Como é a interação humano-computador na visão de Card, Moran e Newell? (Psicologia Cognitiva Aplicada) A interação humano-computador consiste em o usuário e o computador se engajarem num diálogo comunicativo com o objetivo de realizar alguma tarefa.
Do que é composto o MHP? (Model Human Processor) O MHP é composto de três subsistemas, cada qual com suas próprias memórias e processadores, juntamente com alguns princípios de operação: o perceptivo, o motor e o cognitivo.
O que é o sistema perceptivo? O sistema perceptivo transmite as sensações do mundo físico detectadas pelos sistemas sensoriais do corpo (visão, audição, tato, olfato, paladar) para representações mentais internas.
Como atua o sistema cognitivo? O sistema cognitivo recebe as informações e as utilizam para tomar decisões sobre como responder aos estímulos recebidos.
Como atua o sistema motor? O sistema motor realiza ações através da ativação de padrões de músculos voluntários, em uma série de micromovimentos discretos.
Quais são os princípios de Gestalt? Proximidade, boa continuidade, simetria, similaridade, destino comum, fecho, região comum e conectividade.
Defina "proximidade" segundo as leis gestálticas. As entidades visuais que estão próximas umas das outras são percebidas como um grupo ou unidade.
Defina "boa continuidade" segundo as leis gestálticas. Traços contínuos são percebidos mais prontamente do que contornos que mudem de direção rapidamente.
Defina "simetria" segundo as leis gestálticas. Objetos simétricos são mais prontamente percebidos do que objetos assimétricos.
Defina "similaridade" segundo as leis gestálticas. Objetos semelhantes são percebidos como um grupo.
Defina "destino comum" segundo as leis gestálticas. Objetos com a mesma direção de movimento são percebidos como um grupo.
Defina "fecho" segundo as leis gestálticas. A mente tende a fechar contornos para completar figuras regulares, “completando as falhas” e aumentando a regularidade.
Defina "região comum" segundo as leis gestálticas. Objetos dentro de uma região espacial confinada são percebidos como um grupo.
Defina "conectividade" segundo as leis gestálticas. Objetos conectados por traços contínuos são percebidos como relacionados.
Quais as características pré-atencionais fazem com que os elementos se destaquem? Cor, forma, movimentos simples e profundidade estereoscópica são características pré-atencionais, ou seja, características processadas antes que uma pessoa volte sua atenção a elas.
Quais eram os objetivos de Norman? Norman visava a entender as questões envolvidas no design de sistemas computacionais, mostrar como fazer melhores escolhas de design e mostrar quais são os tradeoffs quando uma melhoria em um aspecto leva a uma piora em outro.
Qual a relação Pessoa-Sistema na visão da Engenharia Cognitiva? Uma pessoa precisa interpretar as variáveis físicas em termos relevantes aos objetivos psicológicos, e precisa traduzir as suas intenções psicológicas em ações físicas sobre os controles e mecanismos do sistema.
O que é a teoria da ação proposta por Norman? Na teoria da ação, o processo de interação com um artefato pode ser visto como ciclos de ação envolvendo fases de execução e de avaliação, alternadamente.
A que se refere o "golfo de execução"? O golfo de execução se refere à dificuldade de atuar sobre o ambiente e ao grau de sucesso com que o artefato apoia essas ações.
A que se refere o "golfo de avaliação"? O golfo de avaliação, por sua vez, se refere à dificuldade de avaliar o estado do ambiente e ao grau de sucesso com que o artefato apoia a detecção e interpretação desse estado.
Como se dá o ciclo de ação? (Teoria da ação) O ciclo se inicia na fase de execução, quando o usuário estabelece um objetivo de alto nível, para então se formular as intenções a partir das quais serão especificadas as ações. Após tais fases, o usuário deve executar as ações planejadas e perceber/interpretar as mudanças, para então se avaliar o novo estado de sistema.
O que é o modelo de design segundo a engenharia cognitiva? O modelo de design é o modelo conceitual do sistema tal como concebido pelo designer. Ele descreve a lógica de funcionamento do sistema que será construído. O modelo de design deve se basear em tarefas, requisitos, capacidades e experiência do usuário.
O que é o modelo do usuário segundo a engenharia cognitiva? O modelo do usuário é o modelo conceitual construído por ele durante sua interação com o sistema, resultando assim da sua interpretação da imagem do sistema. Tudo o que o designer construir na imagem do sistema pode auxiliar ou prejudicar essa interpretação.
O que é a imagem do sistema segundo a engenharia cognitiva? A imagem do sistema corresponde ao sistema executável, isto é, o modelo físico construído com base no modelo conceitual de design, e a partir do qual os usuários elaboram seus modelos conceituais.
Qual o objetivo do designer? O objetivo do designer é que o usuário seja capaz de elaborar um modelo conceitual compatível com o modelo de design através da sua interação com a imagem do sistema.
Show full summary Hide full summary

Similar

Heurísticas de Nielsen
Renan Kimura
Métodos de avaliação de IHC
Nitai Charan
Projeto de Interface
Diógenes Barreto
Programação Visual
Profa. Claudia Coutinho
Princípios Cognitivos
Maria Lima9867
IHC - INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
EDUARDO MELO NUNES
Projeto App IHC - Estágios
Andressa Ruy
Corações Partidos/Lonely hearths
Ronei Zortéa
Capítulo 3 IHC
Enzo Luca
Meu app: Monte seu setup
Enzo Rodrigues