A construção social do homem: conhecendo os processos grupais

Description

Flashcards on A construção social do homem: conhecendo os processos grupais, created by Luciene Gomes Melo on 18/09/2019.
Luciene Gomes Melo
Flashcards by Luciene Gomes Melo, updated more than 1 year ago
Luciene Gomes Melo
Created by Luciene Gomes Melo over 4 years ago
277
0

Resource summary

Question Answer
Processos Grupais na Constituição do Ser Social Quando nos inserimos em um grupo, estamos sujeitos a partilhar os sistemas de crenças, informações, pontos de vista, emoções, etc. Significa também que temos que desempenhar papéis para interagir dentro desse grupo.
Papel Social O papel social refere-se ao modelo de comportamento definido pelo grupo, ou seja, os modos de conduta gerados por uma determinada posição dentro do grupo. Trata-se de um aspecto social, sem o qual o grupo não funciona.
Processo Grupal O processo grupal, também chamado de dinâmica psicossocial refere-se a uma rede de relações equilibradas de poder entre os participantes de um determinado grupo. São os aspectos das relações sociais que podem gerar possibilidades de desenvolvimento de habilidades de conflito, de laços de solidariedade, de afetividade e problemas interpessoais dos indivíduos em particular.
Grupos Formais Os grupos formais são estabelecidos de acordo com as relações formais que pressupõem autoridade, hierarquia, e normas. Eles possuem a função de atingir objetivos a partir do trabalho, como por exemplo, os grupos constituídos nas empresas, na escola, etc.
Grupos Informais Os grupos informais são constituídos de ligações mais flexíveis e têm a função de proporcionar satisfação emocional aos seus membros, como por exemplo, um grupo de amigos, uma família, entre outros.
Grupos Ideológicos Os grupos ideológicos estão relacionados à defesa de ideias acerca das questões fundamentais da vida humana: preservação ambiental, sustentabilidade, defesa de um estilo de vida, e outros, como movimentos sociais e Organizações Não Governamentais.
Coesão Existe um processo de coesão quando os membros de um grupo partilham os mesmos objetivos. Quanto maior for a coesão do grupo, maiores serão as possibilidades de satisfação dos seus membros, como também maiores serão as chances de todos sofrerem as mesmas influências, tornando o processo de comunicação mais fácil e gerando maior produtividade.
Cooperação e Coalizão As coalizões surgem quando o jogo de interesses dos membros de um grupo apresenta vantagens para a ação conjunta de dois ou mais membros desse grupo. Estas coalizões giram em torno de objetivos comuns, instaurando a cooperação entre os membros do grupo.
Conflito Um conflito pode ser nocivo às relações, mas também pode ser um potencial dinamizador da vida coletiva. Ele pode ser gerado pela busca de pessoas ou grupos de pessoas diferentes por uma mesma coisa. Esse conflito tem relação direta com a necessidade de se apoderar de algo, que pode ser concreto ou não, como por exemplo, o prestígio e o poder. O conflito gerado pela imposição de opiniões e ideias pode gerar concorrências e disputas, prejudicando o desenvolvimento do grupo, causando falta de comunicação e intolerância. Por outro lado, a diversidade de ideias e opiniões também pode ser um condutor de aprendizagem e de crescimento, se for negociada de forma clara, aberta e flexível.
Relações de Poder As relações de poder podem ser caracterizadas a partir da presença de um líder ou de um subgrupo que detém o poder e determina as obrigações e normas que regulam a vida do grupo. As relações de poder influenciam direta ou indiretamente no processo de comunicação e na aplicação de decisões e punições.
Normas Independente do tamanho e da natureza do grupo social, todos os grupos necessitam compartilhar normas para seu funcionamento. Essas normas referem-se aos padrões e expectativas de comportamento de cada membro, servindo como parâmetro para os julgamentos das condições de existência do próprio grupo. As normas servem para a evolução do grupo e precisam ser assumidas por todos e alteradas conforme a sua adequação e o comportamento do grupo.
Liderança A liderança refere-se à habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. De forma geral a liderança pode ser do tipo: autocrática, democrática ou permissiva. Autocrática: o líder concentra o poder por meio da coerção; Democrática: o líder representa a decisão tomada pela maioria; Permissiva: Ocorrem situações omissas de liderança, em que cada membro do grupo atua conforme seu próprio desejo.
Poder O poder é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar. Dependendo do contexto, o poder é a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império ou a posse do domínio, da influência ou da força. O poder é exercido por indivíduos em posição privilegiada no grupo e com legitimidade para tal.
Reconhecimento O reconhecimento é uma necessidade humana, e só acontece a partir do relacionamento o outro, alguém que aprecia as nossas ações. O reconhecimento é caracterizado pela apreciação, valorização, legitimação de nossos atos, afirmando-nos como seres de valor.
Autoridade A autoridade possui legitimidade e lugar definido nos grupos, ou seja, ela é instituída. O que caracteriza o exercício da autoridade é justamente o modo de exercê-la. A autoridade pode ser conduzida com práticas diferenciadas de poder, estabelecendo decisões autoritárias ou democráticas.
Status O Status ou prestígio pode referir-se à sensação do indivíduo em situações que, comparado aos demais membros do grupo, ele se percebe em destaque, a esse tipo de status chamamos psíquico. Outro tipo de status, o social, confere ao indivíduo legitimidade de privilégios, tendo em vista que, por consenso entre os outros membros do grupo, ele é capaz de gerar benefícios a este grupo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Cell Structure
daniel.praecox
A-level French Vocabulary
Andrea Leyden
Cells, Tissues and Organs
yusanr98
AQA GCSE Physics Unit 2.3
Matthew T
Statistics Equations & Graphs
Andrea Leyden
Key Biology Definitions/Terms
courtneypitt4119
C1:Making Crude Oil Useful (Science-GCSE)
Temi Onas
Lesson Planning: 4 Organisational Tips for Teachers
miminoma
2PR101 1.test - 4. část
Nikola Truong
Linking Rossetti and A Doll's House
Mrs Peacock