Sentido da Gustação

Description

Sistema Digestório (Fisiologia) Flashcards on Sentido da Gustação, created by Thiago André on 21/09/2019.
Thiago André
Flashcards by Thiago André, updated more than 1 year ago
Thiago André
Created by Thiago André over 4 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
Que tipo de receptor aferente está envolvido no paladar? Qual o seu nome especial? Outros sentidos podem contribuir? 1) Quimiorreceptores. 2) Botões gustativos. 3) Sim, como o olfato e a visão.
Qual a importância fisiológica do paladar? Permite ao indivíduo selecionar substâncias específicas, de acordo com os seus desejos e, comumente, com as necessidades metabólicas dos tecidos corporais.
Quais os quimiorreceptores do paladar? 1) Para íons (Na+, K+, H+ e Cl-). 2) Para substâncias (adenosina, inosina, glutamato, doce e amargo).
O gosto azedo está ligado a que? Ácidos (receptor para H+).
O gosto salgado está ligado a que? Sais ionizados (receptor para Na+).
O gosto doce está relacionado a que? Açúcares, gliceróis, álcoois, aldeídos, cetonas, amidos, ésteres, AAs, proteínas pequenas, ácidos sulfônicos, ácidos halogenados e sais inorgânicos de Pb e Be. *em síntese, substâncias orgânicas em geral.
O gosto amargo está relacionado a que? Compostos orgânicos de cadeia longa e com nitrogênio e alcaloides (cafeína e quinina). *relacionado a substâncias tóxicas
O gosto umami está relacionado a que? Compostos com L-glutamato (caldo de carne e queijo).
Como os limiares para o gosto estão relacionados à proteção do indivíduo? Substâncias que podem ser letais, têm um limiar baixíssimo, ou seja, receptores sensíveis a baixas concentrações.
O que é a ageusia? Qual substância é utilizada no seu teste e por que? 1) Ausência da percepção de sabor. 2) Feniltiocarbamida, pois quase toda a população é sensível a ela.
Quais células compõem o botão gustatório? 1) Células de sustentação. 2) Células gustatórias (continuamente produzidas).
Que estruturas compõem a célula gustatória? 1) Poro gustatório: projeção externa da célula. 2) Pelos gustatórios: microvilosidades que se projetam para fora por meio do poro. 3) Fibras nervosas: estimuladas pelas células gustatórias.
Que papilas da língua contêm botões gustatórios? 1) Circunvaladas. 2) Fungiformes. 3) Folhadas.
Cada botão gustatório é versátil ou específico? Específico, mas em concentrações muito altas de qualquer estímulo, pode responder.
Como se dá a estimulação do botões gustatórios? Acoplamento químico -> abertura de canais de Na+ e de H+ ou segundos mensageiros (doce e amargo) -> despolarização -> propagação do PA até as fibras aferentes -> repolarização.
Qual a importância da saliva na geração do PA por estímulo químico? A saliva "limpa" o botão gustativo, deslocando o agente estimulante.
Como se caracteriza o PA no botão gustatório, enquanto ainda há estímulo? No 1º contato aumenta de forma rápida e máxima, diminuindo sua intensidade por adaptação, mas mantendo-se contínuo.
Como é o trajeto do estímulo gustativo pelo SNC? NCs VII, IX e X -> núcleo do trato solitário (NTS)-> núcleo ventral posteromedial do tálamo -> opérculo insular frontal anterior. *o NTS envia sinais para os núcleos salivares superior e inferior, controlando a secreção da saliva.
O que significa preferência de gosto? E aversão gustatória? Qual estrutura está ligada a esses conceitos? 1) O indivíduo escolhe certos tipos de alimento de modo preferencial a outros e que usa isso de forma automático para controlar sua dieta, mudando de acordo com as necessidades corporais. 2) É uma preferência gustatória negativa. 3) SNC (experiências passadas).
Em teoria, é possível ter gustação intestinal? Sim, pois lá há receptores do mesmo tipo que existem nos botões gustativos.
Referências 1) HALL, John E.. Guyton & Hall: Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 1176 p. Revisão Científica de: Joaquim Procópio de Araujo. Tradução de: Gea Consultoria Editorial.
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Fisiologia do Sistema Digestório
Mariana Sorrilha
Sistema digestório
Matheus Paracampos
FUNÇÕES E PROCESSOS DIGESTÓRIOS
ADRIELLY MENESES
Língua
Filana de tal
CAMADAS DO TRATO GASTRINTESTINAL
ADRIELLY MENESES
Sistema nervoso
João Victor
Sistema Urinário
mariana monteiro
Fisiologia do Sistema Renal
Paula Ceccon
Sistema Digestório
Isabela Marques