Água - Aula 6

Description

Enem Biologia (Bioquímica Celular ) Flashcards on Água - Aula 6 , created by Guilherme Mello on 06/10/2019.
Guilherme  Mello
Flashcards by Guilherme Mello, updated more than 1 year ago More Less
Fanatiks Spn
Created by Fanatiks Spn about 7 years ago
Guilherme  Mello
Copied by Guilherme Mello over 4 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Aspectos Gerais 1.Os seres vivos são formados basicamente por água, sais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos, vitaminas e outros compostos orgânicos. 2.Dessa forma, a água apresenta o predomínio quantitativo, enquanto que as proteínas apresentam predomínio qualitativo (maior variedade).
Propriedades físico-químicas da Água • Molécula polar de geometria angular (104,5°) 1.Formam pontes de hidrogênio – com isso permite a coesão entre as moléculas de água e a adesão dessas moléculas em outros compostos, promovendo uma tensão superficial (o que permite insetos ficarem sobre a água, por exemplo) e capilaridade nos vasos condutores vegetais. 2.Permite também a condução de metabólitos em outros seres vivos (hemolinfa em invertebrados e o sangue nos vertebrados). 3.Solvente de várias substâncias, por exemplo sais minerais – formando cátions e ânions.
Propriedades físico-químicas da Água Elevado calor específico Além de um alto ponto de fusão e vaporização, evitando oscilações bruscas de temperatura em sistemas biológicos (função termoestabilizadora). A sudorese no corpo humano permite o resfriamento do organismo quando superaquecido e a evapotranspiração nos vegetais promove além do resfriamento da planta, gera também pressão negativa no vegetal para a condução de seiva bruta.
Propriedades físico-químicas da Água Solvente Universal A água, por ser polar, pode aderir-se à uma grande quantidade de moléculas polares, sendo, por isso, considerada o "solvente universal".
Propriedades físico-químicas da Água Capilaridade Devido à propriedade de adesão, a água adere à superfície interna dos capilares e tende a subir. Assim, as primeiras moléculas puxam as demais, pois elas estão formemente unidas por coesão. Como essas forças são maiores que a força da gravidade atuante sobre a superfície da água dentro dos capilares, as mesmas fazem com que a água suba.
Variação de Água nos Seres Vivos Atividade do tecido/órgão Devido às reações de hidrólise e da água liberada na respiração celular, observa-se que uma maior atividade no tecido/órgão do ser vivo, maior será o seu teor de água. Observe: Tecido nervoso 85% Tecido muscular 83% Tecido ósseo 13%
Variação de Água nos Seres Vivos Idade O teor de água diminui com a idade porque a atividade metabólica normalmente diminui. Observe: Recém-nascido 70-75% Adulto 60-65% Idoso 50-55%
Distribuição da Água no Corpo Humano • Fluidos intracelulares (hialoplasma e cariolinfa) 60% • Fluidos extracelulares (plasma, substância amorfa, matriz cartilaginosa etc) 40%
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos