AVII de histologia: tegumentar e cardiovascular

Description

Criado e Editado por Eduardo Saatkamp. Em curso,
Eduardo Saatkamp
Flashcards by Eduardo Saatkamp, updated more than 1 year ago
Eduardo Saatkamp
Created by Eduardo Saatkamp over 4 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Um. Sobre o sistema cardiovascular. Cite as três camadas que revestem o coração. Pausa para a resposta. As três camadas que revestem o coração são, endocárdio, miocárdio e epicárdio, ou seja, endomiopi. Sendo o endocárdio aquela que reveste internamente e o epicárdio aquela mais externa.
Dois. Sobre o sistema cardiovascular. Quais os componentes do sistema gerador e condutor do coração. Pausa para a resposta. São eles, Nó sinoatrial, nó atrioventricular, feixe atrioventricular e fibras de purkinje. Dica, são dois nós, um feixe e uma fibra, sendo eles para os átrios e ventrículos.
Cite três características morfológicas das fibras de purkinje ou de " peter park". Pausa para a resposta. São células grandes com núcleos centralizados, citoplasma claro e de menor quantidade de miofibrilas. Dica, associar as características da fibra de peter park a células, núcleo e citoplasma.
Quatro. Sobre o sistema cardiovascular. Cite as três camadas que revestem a parede de vasos sanguíneos em geral. Pausa para a resposta São as túnicas, túnica intima, túnica média, túnica adventícia. Dica, Associar as camadas que revestem a parede de vasos a intima, média e adventícia.
Um. Sobre o sistema tegumentar. Qual tipo de tecido constitui a derme papilar e a derme reticular? Pausa para a resposta. Ambos são tecido conjuntivo, entretanto a derme papilar é conjuntivo frouxo e a derme reticular conjuntivo denso não modelado.
Dois. Sobre o sistema tegumentar. Cite os tipos de células que podem ser encontradas na epiderme da pele. Pausa para a resposta. Podem ser encontrados, queratinócitos, melanócitos, células de langerhans e células de merkel.
Três. Sobre o sistema tegumentar. Quais são os anexos da pele? Pausa para a resposta. São quatro estruturas, Glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas, folículo piloso e unha.
Questão cinco sobre o sistema cardiovascular. O que é o vasa vasorum? Pausa para uma resposta. São pequenos vasos sanguíneos que se ramificam na túnica adventícia e que têm a função de nutrir os grandes vasos. Observação, em alguns casos aparece na túnica média também.
Questão quatro sobre o sistema tegumentar. Como diferenciar histologicamente a pele espessa da pele fina? Pausa para a resposta. A pele fina apresenta epiderme fina e delgada assim como ausência de camada lúcida enquanto a pele espessa apresenta epiderme espessa e tem a camada lúcida presente. Além disso enquanto a pele fina tem a glândula sebácea e a sudorípara a pele espessa somente tem a sudorípara.
Acerca dos tipos de capilares, o que eu não posso errar sobre o tipo capilar contínuo e o descontínuo? O contínuo tem a lâmina basal contínua enquanto o descontínuo tem a lâmina basal descontínuos.
Sobre o sistema cardiovascular. Qual é a diferença morfológica do capilar contínuo para o fenestrado?Pausa para a resposta. O capilar contínuo apresenta células endoteliais e lâmina basal contínuas, isto é, células endoteliais unidas por junção de oclusão, enquanto o descontínuo apresenta células endoteliais com poros e lâmina basal descontínua, gerando um trajeto tortuoso e de calibre aumentado.
Questão seis sobre o sistema cardiovascular. Quais os três tipos de capilares? Pausa para a resposta São três, contínuo, fenestrado e descontínuo.
Show full summary Hide full summary

Similar

COMO CHEGAR NA FACULDADE
Nathalia - GoConqr
HISTOLOGIA
Giovana Croce
Tecido Epitelial
bedamorim
Histologia Vegetal
Camila Souto
Metodologia Científica
Maicon
Tecido Conjuntivo
bedamorim
Tecido Cartilaginoso
Rebecca Chucre
Componentes Computacionais
Andre Chagas
Finalidade da Filosofia do Direito
Israyane Lima
Tecidos Do Corpo Humano
Jéssica Frocel