Caracteristicas qualitativas e restrições da informação contábil (MCASP)

Description

Concursos Públicos Contabilidade Flashcards on Caracteristicas qualitativas e restrições da informação contábil (MCASP), created by Lucas Pessoa on 14/10/2019.
Lucas Pessoa
Flashcards by Lucas Pessoa, updated more than 1 year ago
Lucas Pessoa
Created by Lucas Pessoa over 4 years ago
17
0

Resource summary

Question Answer
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL Relevância As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela.
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL Representação fidedigna Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL Compreensibilidade A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado. As demonstrações contábeis devem apresentar a informação de maneira que corresponda às necessidades e à base do conhecimento dos usuários, bem como a natureza da informação apresentada. A compreensão é aprimorada quando a informação é classificada e apresentada de maneira clara e sucinta.
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL Tempestividade Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins do objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil. Ter informação disponível mais rapidamente pode aprimorar a sua utilidade como insumo para processos de avaliação da prestação de contas e responsabilização (accountability) e a sua capacidade de informar e influenciar os processos decisórios. A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil.
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL Comparabilidade Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação. A informação sobre a situação patrimonial da entidade, o desempenho, os fluxos de caixa, a conformidade com os orçamentos aprovados ou com outra legislação relevante ou com os demais regulamentos relacionados à captação e à utilização dos recursos, o desempenho da prestação de serviços e os seus planos futuros, é necessária para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL Verificabilidade A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar. Essa característica implica que dois observadores esclarecidos e independentes podem chegar ao consenso geral, mas não necessariamente à concordância completa, em que a informação representa os fenômenos econômicos e de outra natureza, os quais se pretende representar sem erro material ou viés; ou o reconhecimento apropriado, a mensuração ou o método de representação foi aplicado sem erro material ou viés.
RESTRIÇÕES ACERCA DA INFORMAÇÃO INCLUÍDA NAS DEMONSTRAÇÕESCONTÁBEIS Materialidade A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nas demonstrações contábeis elaboradas para aquele exercício.
RESTRIÇÕES ACERCA DA INFORMAÇÃO INCLUÍDA NAS DEMONSTRAÇÕESCONTÁBEIS Custo-benefício A informação contábil impõe custos, e seus benefícios devem justificá-los. A aplicação da restrição custo-benefício envolve avaliar se os benefícios de divulgar a informação provavelmente justificam os custos incorridos para fornecê-la e utilizá-la. Ao fazer essa avaliação, é necessário considerar se uma ou mais características qualitativas podem ser sacrificadas até certo ponto para reduzir o custo.
RESTRIÇÕES ACERCA DA INFORMAÇÃO INCLUÍDA NAS DEMONSTRAÇÕESCONTÁBEIS Equilíbrio entre as características qualitativas As características qualitativas funcionam, conjuntamente, para contribuir com a utilidade da informação. Por exemplo, nem a descrição que represente fielmente um fenômeno irrelevante, nem adescrição que represente de modo não fidedigno um fenômeno relevante resultam em informação útil. Do mesmo modo, para ser relevante, a informação precisar ser tempestiva e compreensível. Em alguns casos, o equilíbrio ou a compensação (trade-off) entre as características qualitativas pode ser necessário para se alcançar os objetivos da informação contábil. A importância relativa das características qualitativas em cada situação é uma questão de julgamento profissional. A meta é alcançar o equilíbrio apropriado entre as características para satisfazer aos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.
Show full summary Hide full summary

Similar

noções de contabilidade ( C. )
Mayk Brito
processo contábil ( etapas )
Mayk Brito
Ciclo da Receita
Bruno Marinho
noções de contabilidade ( C. )
Aurelio Samini
Gestão Organizacional da Contabilidade Pública (Lei 10180/2001 - Título IV)
evelyn.sarquis
Criminal Law
jesusreyes88
Energy, Mass, & Conversions
Selam H
Biology
Holly Bamford
GCSE AQA Chemistry - Unit 2
James Jolliffe
Roles of Education
Isobel Wagner
Using GoConqr to study Art
Sarah Egan