FILOSOFIA DO DIREITO - HERMENÊUTICA JURÍDICA

Description

FLASH CARD PRODUZIDO PARA APRESENTAR EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DO DIREITO/ PROFA ERIKA BATAGLIA/ 2° SEMESTRE DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO. FATENE - Faculdade Terra Nordeste.
Amaury Moura
Flashcards by Amaury Moura, updated more than 1 year ago
Amaury Moura
Created by Amaury Moura over 4 years ago
25
0

Resource summary

Question Answer
O que é hermenêutica jurídica? A hermenêutica jurídica é o ramo da hermenêutica que se ocupa da interpretação das normas jurídicas, estabelecendo métodos para a compreensão legal. Utilizando-se do círculo hermenêutico, o jurista coteja elementos textuais e extra-textuais para chegar-se a uma compreensão.
Por que é importante estudar hermenêutica a partir da filosofia? Como fazê-lo? É importante porque a filosofia amplia os limites da hermenêutica, indo além de uma visão metodológica. Para fazê-lo é necessário mapear as referências teóricas mais importantes.
A Hermenêutica e interpretação possuem a mesma significação? Não. A interpretação jurídica consiste na aplicação dos ensinamentos da hermenêutica. A hermenêutica por sua vez fornece as técnicas e instrumentos à boa realização da interpretação.
Qual a principal tarefa da atual hermenêutica? É saber qual a finalidade social da lei, no seu todo, pois é o fim que possibilita penetrar na estrutura de suas significações particulares.
Como se define interpretação? Interpretação é a ação mediadora que procura compreender aquilo que foi dito ou escrito por outrem.
Show full summary Hide full summary

Similar

Rota 1: Filosofia Antiga
Eduardo Fonseca
Utilitarismo
Diogo Gioivanni
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
Jeniffer Paschoalini
Conceitos
Luiza Oliveira
Pragmatismo
Diogo Gioivanni
Hermenêutica Jurídica
Kamylla Maria Torres Medeiros
PRIMEIRA LIÇÃO SOBRE O DIREITO
Ranielly Longuinho
Justiça para Perelman
Fábio Paulino
HERMENÊUTICA JURÍDICA - FILOSOFIA DO DIREITO
Amaury Moura
Verdade pelo Procedimento
Diogo Gioivanni
Revoluções Filosóficas
Diogo Gioivanni