Flash Card Itinerários Formativos

Description

Esse Flash Card apresenta uma síntese do conteúdo sobre os itinerários formativos do Curso Novo Ensino Médio: Dos Desafios à Implementação, da InovEduc: Plataforma Educacional Sob Medida
InovEduc Consultoria Educacional
Flashcards by InovEduc Consultoria Educacional , updated more than 1 year ago
InovEduc Consultoria Educacional
Created by InovEduc Consultoria Educacional about 4 years ago
17
0

Resource summary

Question Answer
InovEduc Plataforma Educacional Sob Medida Curso Novo Ensino Médio Flash Cards: Itinerários Formativos
O QUE SÃO OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS? Conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento
Composição da Carga Horária Conteúdos da Base - BNCC: 1.800 horas Itinerários Formativos: 1.200 horas Total do Novo Ensino Médio: 3.000 horas
Os estudantes deverão Realizar um Itinerário Formativo completo, passando, necessariamente, por um eixo estruturante ou, preferencialmente, por todos os quatro eixos.
Os Eixos Estruturantes dos Itinerários Formativos são: - Investigação científica - Processos criativos - Mediação e intervenção cultural - Empreendedorismo
Eixo Investigação Científica Dá ênfase em ampliar a capacidade de investigação e compreensão do estudante, ao aplicar o conhecimento sistematizado através de práticas e produções científicas. Com isso, busca trazer a pesquisa científica para o cotidiano do aluno e todos os conceitos que estão envolvidos na condução dela. Ensinar os alunos sobre como identificar fontes confiáveis para ter acesso a informação e o uso ético desses dados.
Eixo Processos Criativos Os alunos são envolvidos na elaboração de projetos com foco na criatividade, que incluem a utilização de diferentes manifestações linguísticas, culturais e científicas. Começa com a definição de um problema ou tema a ser abordado. Em seguida, é planejada uma resposta a ele, que pode ser um produto, uma intervenção artística, uma peça de comunicação, entre outras possibilidades.
Eixo Mediação e intervenção cultural Oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para promoverem transformações positivas na comunidade a partir do contato com projetos de mobilização e intervenções culturais e ambientais. Isso deve funcionar a partir da constatação de um problema da comunidade a ser resolvido. Em seguida, é realizado um planejamento de um projeto social ou cultural que seja capaz de responder a essas necessidades, além de responder a eventuais conflitos que possam surgir.
Eixo Empreendedorismo Prevê estimular os alunos a criarem projetos pessoais a partir da identificação de desafios a serem vencidos, o planejamento de testes e o aprimoramento da ideia inicial. O aluno passa a identificar aspirações pessoais que gostaria de transformar em um empreendimento, além de enfrentar desafios em relação às próprias capacidades e à receptividade do mundo externo.
Cabe às redes e escolas definir: a) a sequência em que os eixos estruturantes serão percorridos e as formas de conexão entre eles; b) o tipo de organização curricular a ser mobilizado: por disciplinas, por oficinas, por unidades/campos temáticos, por projetos, entre outras possibilidades de flexibilização dos currículos no Ensino Médio; c) se os Itinerários Formativos terão como foco uma ou mais Áreas de Conhecimento, a combinação de uma Área de Conhecimento com a Formação Técnica e Profissional ou apenas a Formação Técnica e Profissional.
Para (não) concluir É necessário conhecer a fundo sobre os referenciais para elaboração dos itinerários formativos, bem como da realidade da sua escola. Uma etapa importante é a escuta dos sujeitos da comunidade escolar. E é essa a próxima atividade do nosso curso.
Show full summary Hide full summary

Similar

Metodologia SENAI de Educação Profissional DR AM
socorrobutel
Formação Integral
Natalia Militão
FORMAÇÃO INTEGRAL
Franco Lindemberg
Digite seu texto aqui
Paulo Santos
Novo Ensino Médio
JEAN SANTOS
Digite seu texto aqui
RIVANIA SILVA ALVES
FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE: NOVO ENSINO MÉDIO
Lisane Simone Butka
FORMAÇÃO INTEGRAL
Franco Lindemberg
FLASH CARDS - ESTRUTURA DA BNCC
InovEduc Consultoria Educacional
Finance
pamelamossman