Modelo Entidade Relacionamento

Description

FlashCards criados por Philip Ramkeerat.
Philip Rodrigues
Flashcards by Philip Rodrigues, updated more than 1 year ago
Philip Rodrigues
Created by Philip Rodrigues about 9 years ago
31
1

Resource summary

Question Answer
UNIDADE 2 - Modelo Entidade-Relacionamento(MER) Representação gráfica dos objetos do mundo real, chamados de entidades, e a forma com eles estão se relacionando, denominada relacionamento.
5 Aspectos da Modelagem São 5 aspectos: Observação, entendimento dos conceitos, representação dos objetos, verificação de fidelidade e carências, validação
1. Observação Composta por entrevistas, reuniões, questionários, análise de documentos, aliados ao conhecimento e experiência prévia da área de negócio.
2. Entendimento dos Conceitos É considerado o núcleo do processo de modelagem. Fase destinada a identificar, entender e assimilar o objeto observado.
3. Representação dos objetos É aplicado à técnica de modelagem de dados Entidade-Relacionamento.
Verificação de fidelidade e carências Momento para identificar falhas e anomalias, ponto de vista errado ou má aplicação da técnica.
Validação Fase de aprovação final do modelo junto ao usuário final e outros profissionais da área técnica.
Entidade Representação dentro do MER de um objeto físico ou abstrato do mundo real e relacionado ao negócio em análise.
Entidades devem possuir Identificação própria e atributos. Dentro do MER, as entidades são representadas por um retângulo. Exemplo casa, carro, matrícula, pessoa(física ou jurídica), viagem etc.
Instância de entidade Uma instância de entidade. são objetos com seus atributos preenchidos. São as informações da entidade ex: Mária, secretária, 31 anos, solteira.
Atributos São as características ou propriedades das entidades e guardam informações específicas delas. Ex: Em uma entidade veículo teremos os atributos: modelo, marca, cor...
Atributos identificadores Dão identificação única a cada ocorrência dentro da entidade. Também são conhecidos por chaves. Por ex: uma entidade pessoa, o CPF é um atributo identificador.
Atributos Descritores Descrevem características da entidade. Tomando exemplo: Entidade Pessoa. nome, telefone, data de nascimento e etc.
Relacionamento É a forma pela qual são feitas associações entre as entidades existentes no mundo real. Ex: Aluno relacionado com notas.
Elementos do Relacionamento Semântica, Cardinalidade.
Semântica A forma verbal utilizada para representar o conceito, lido da esquerda para direita, e de cima para baixo.
Cardinalidade É o número de ocorrências de uma entidade para outra. Podem ser de três tipos: 1:1 um para um, 1:N um para muitos, N:M muitos para muitos. Condições para a entidades participarem em determinado relacionamento.
Número de entidades determina Se ele é binário(Entre duas entidades) ou n-ário(entre mais de duas entidades)
Construindo um modelo entidade-relacionamento é necessário que tenhamos em vista um problema a ser resolvido, e com base nesse problema devemos delimitar o mini-mundo ou escopo a ser especificado
Modelo Descritivo Uma documentação descritiva, que busca relatar através de linguagem natural à situação, o ambiente e o problema a ser resolvido, delimitando assim o escopo do projeto. o Modelo descritivo irá fornecener as informações para a construção do model o MER
Edgar Frank Codd Criou o modelo de banco de dados relacional quando era pesquisador no laboratório da IBM, teve seus projetos recusados, abriu uma empresa com um amigo da IBM, mais faleceu e seu amigo Christopher J. Date continuou seu projeto.
Show full summary Hide full summary

Similar

7 passos para criar flashcards que funcionem
Luiz Fernando
Ocultar cartas nos Flashcards
GoConqr suporte .
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Por que criar flashcards em GoConqr
Luiz Fernando
Flashcards de Vestibular para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Flashcards para que os alunos passem na OAB
Maria José
Ferramentas de estudo Online GoConqr
GoConqr suporte .
Guia Rápido do Usuário
GoConqr suporte .
Memorização
GoConqr suporte .
Conectando tópicos diferentes
GoConqr suporte .
Direito Tributário - Revisão
Maria José