Separação de misturas heterogêneas

Description

Flashcards on Separação de misturas heterogêneas, created by Alana Macedo on 19/02/2015.
Alana Macedo
Flashcards by Alana Macedo, updated more than 1 year ago
Alana Macedo
Created by Alana Macedo about 9 years ago
10
1

Resource summary

Question Answer
Catação Separar misturas sólido-sólido, onde há diferença de tamanho.
Tamisação Separação de misturas sólido-sólido, onde é usada uma peneira, e há diferença de tamanho, onde as substâncias mais finas passam por ela.
Ventilação Separação de misturas sólido-sólido, onde há diferença de densidade. As substâncias mais leves são "levadas" pelo ar (vento)
Levigação Separação de misturas sólido-sólido, similar a ventilação, porém nesta, as substâncias mais leves são arrastadas pela água, por diferença de densidade. (ex.. garimpo)
Imantação ou separação magnética Separação de misturas sólido-sólido, onde uma das substância é um metal que apresenta forte atração por imãS (família 8B da tabela periódica), sendo essa removida por um.
Decantação Separação de misturas líquido-líquido, onde o líquido mais denso vai se depositar no fundo do recipiente e consequentemente o menos denso, a cima. Se dá com o tempo. (não é 100% separável)
Decantação com funil Separação de misturas líquido-líquido, onde novamente o líquido mais denso se deposita no fundo e com o auxílio de um funil de decantação, que por sua vez funciona como uma torneira, a medida que se abre, escorre o líquido do fundo.
Centrifugação Separação de misturas líquido-sólido ou líquido-líquido. Tipo de decantação, onde também há diferença de densidade, porém uma diferença pequena e acelera esse processo. (Ex. exame de sangue: o plasma (mais denso) é separado dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas (menos denso)
Filtração simples Separação de misturas líquido-sólido ou sólido-gás (aspirador de pó). Há diferença de tamanho ou densidade e necessidade de um papel de filtro (poroso) e funil, onde o líquido passa pelo filtro e os sólidos não. (mais lento)
Filtração a vácuo Processo mais rápido, no topo do funil também é colocado um papel de filtro, mas se utiliza um funil que é conectado a um equipamento de vidro denominado, sobre o qual se aplica pressão reduzida (vácuo). Com a redução da pressão, o líquido da mistura escoa mais rapidamente pelo funil, promovendo uma filtração mais acelerada e mais eficiente para a maioria das filtrações.
Câmara de poeira Separação de mistura sólido-gás e se dá pela diferença de densidade. O ar passa por "labirintos" verticais e o sólido não, diminuindo sua quantidade a cada passagem. (Ex. partículas sólidas em suspensão)
Hipotensão Separação de mistura líquido-gás, onde há diferença de pressão. (Ex refrigerantes)
Show full summary Hide full summary

Similar

Product Design
cmbj
Application of technology in learning
Jeff Wall
CHEMISTRY C1 6
x_clairey_x
French -> small but important words for GCSE
georgie_hill
Definitions in AS chemistry
Stephen Cole
Evolution
rebeccachelsea
Months of the Year in Korean
Sabine Callebaut
4. The Skeletal System - bones of the skull
t.whittingham
1PR101 2.test - Část 14.
Nikola Truong
Week 1: 28.01 - 01.02
Marilia Ferreira