Projetar o Layout do Disco Rígido

Description

Estudo para saber como projetar um esquema de particionamento de disco para um sistema Linux.
Marcelo Rodrigues Ferreira
Flashcards by Marcelo Rodrigues Ferreira, updated more than 1 year ago
Marcelo Rodrigues Ferreira
Created by Marcelo Rodrigues Ferreira about 4 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
Particionamento de Dísco Particionar um disco significar dividir a sua área em seções lógicas. Cada uma delas constitui-se de um grupo contíguo de blocos tratados com se fossem discos independentes.
Onde são armazenadas as informações sobre cada partição São armazenadas em uma pequena área do disco e lida durante a inicialização do sistema
Em sistemas BIOS Essa região é chamada de MBR, ocupando os primeiros 512 bytes do Dispositivos
Em sistemas UEFI Utilizam uma tabela chamada de GPT (Guid Partition Table) caracterizada por conseguir manipular partições maiores do que 2TB. Tudo isso dentro do ESP.
Esquema de Particionamento MBR O esquema de particionamento MBR permite a criação de 3 tipos de partições: primárias, estendida e lógica. Somente as partições primárias e as lógicas podem ser utilizadas para armazenar dados. A partição estendida tem a função de armazenar partições lógicas.
Quantidade de Partições possíveis no esquema MBR No esquema MBR, é possível, no máximo, 4 partições primárias por disco. Quando uma partição normal é criada, a ela é atribuída o código 0x83 (Ao contrário do swap que é 0x82)
Partições Extendidas Se for necessário ser criadas mais de 4 partições será necessário sacrificar uma das 4 primárias para a criação da partição extendida, só poderá ser criada 1 extêndida, para a criação, em seu interior, das partições lógicas.
Sistemas UEFI e Partição ESP Como já sabemos em sistemas que utilizam UEFI ou EFI, a partição ESP age como ponto central para abrigar os diferentes bootloaders a serem utilizados no sistema.
Mais sobre UEFI e Partição ESP O dispositivo /dev/sda1 encontra-se montado no diretório /boot/efi. Ou seja, quando a máquina é ligada, o UEFI busca esta partição para que, em seguida, o carregador de boot específico
Show full summary Hide full summary

Similar

HSC Economics
lydia le
Chemistry Quiz General -3
lauren_johncock
A-Level Biology: Cell Division
cian.buckley+1
Databases
Dean Whittle
Of Mice and Men
becky_e
SAT Sample Essay - Failure/ Success
nedtuohy
HSC Maths: Algebra Quiz
Brad Hegarty
Jung Quiz
katprindy
Using GoConqr to study English literature
Sarah Egan
What You Can Do Using GoConqr
Micheal Heffernan
2PR101 1.test - 1. část
Nikola Truong