Documentário: Deus em questão

Description

The Question of God: Sigmund Freud and C.S. Lewis
Miriam Navarro
Flashcards by Miriam Navarro, updated more than 1 year ago
Miriam Navarro
Created by Miriam Navarro about 9 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
Deus em questão https://www.youtube.com/watch?v=we0JvEMTdUM
1889 Nascimento de Clives Staples Lewis em Belfast, Irlanda do Norte (Também conhecido como C. S. Lewis ou Jack como gostava de ser chamado na infância)
Família Avô: pastor protestante Pai: advogado Mãe: matemática
1907 Mudança para Litlle Lee
Educação Aprendeu os idiomas Latim Francês Inglês
Momento marcante Lewis e seu irmão Warren criam um 'mundo particular' em uma caixa com flores, galhos e musgos
1899 A mãe de Lewis é acometida por um câncer, ele faz um prece para que ela seja curada mas não é atendido e ela morre.
Internato Após a morte de sua mãe, Lewis é conduzido a um internato, lugar que ele viria a odiar e a partir daí implorar constantemente ao pai para retirá-lo de lá.
O Grande Crítico Aos 16 anos, o pedido de Lewis é atendido e seu pai contrata um tutor particular para ensiná-lo. Seu nome era William Kirkpatrick, homem rígido, ateu, lógico e conhecido como "O Grande Crítico".
1914 Lewis ganha uma bolsa de estudos em Oxford, mas antes de concluir o 1o ano, alista-se para o exército britânico para lutar na I Guerra Mundial.
Ateísmo A morte da mãe, a experiência ruim no colégio e os horrores da guerra conduziram Lewis a não mais crer em Deus.
1922 Diploma de Literatura Clássica e Filosofia em Oxford. Base do pensamento acadêmico: razão e lógica. Influência da nova Psicologia Freudiana.
1925 Realiza seu sonho de ser poeta ao ter seu primeiro poema "Dymer" publicado. O afirmava seu pensamento ateísta. Contraditoriamente apreciava os poetas cristãos.
Alegria Lewis experimenta mais uma vez o sentimento que chamou de 'Alegria' ao ler a obra Hipólito de Eurípedes. Ele a define esse sentimento como "um desejo que é mais desejável que qualquer satisfação." Esta foi a mola propulsora que o conduziu a Deus!
1931 Conversão Após muita relutância Lewis se entregou à crença da existência de um Deus. Ele se definia-se como "o mais triste e relutante convertido" da Inglaterra. Algum tempo depois ele viria a se tornar um cristão.
Os "Inklings" 1933 Grupo composto por escritores e amigos de Lewis que se reunia com o intuito de ler, refletir e relaxar. O grupo resistia ao modernismo e ao pensamento estritamente científico de sua época, encorajando uns aos outros a escreverem de forma cristã consciente
Literatura Lewis e seus amigos passaram a escrever histórias com teor cristão.
Defesa da Fé "O real serviço que posso prestar aos irmãos cristãos é explicar e defender a fé para eles".
Os 4 amores Afeição Amizade Eros Ágape: amor divino, qualidade cristã, abnegado, altruísta.
Programa na BBC Durante a 2a Guerra Mundial Lewis foi convidado para gravar programas que inspirasse fé e confortasse as pessoas. Essas mensagens foram reunidas no best-seller "Mero Cristianismo"
Casamento Joy Davidman, escritora de NY, ateia e marxista, converteu-se a partir das obras de Lewis. Casou-se com ela para não ser deportada e acabaram se apaixonando. Joy morre em 1960 vítima de câncer e Lewis em 1963.
Show full summary Hide full summary

Similar

Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Gêneros Literários
Larissa Borela
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
TROVADORISMO
Denise Teófilo
RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
Ana Loss
Quinhentismo
Isadora Borges
LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
jhonathannicolas
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
MODERNISMO NO BRASIL
Carlos Moreira