Geografia / 1º Capitulo

Description

1 capítulo do livro aprender junto - geografia 5° ano
Douglas Barbosa Rodrigues
Flashcards by Douglas Barbosa Rodrigues, updated more than 1 year ago More Less
Elisson  Oliveira
Created by Elisson Oliveira almost 8 years ago
Douglas Barbosa Rodrigues
Copied by Douglas Barbosa Rodrigues about 4 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Que diferenças você pode encontra no povo brasileiros? As diferenças podem ser percebidas na cor da pele, dos cabelos e dos olhos; na altura; no peso; no jeito de se vestir; no modo de falar; nas opiniões; no modo de viver.
Que povos compõe a miscigenação do povo Brasileiro? Povos indígenas, africanos, europeus e.asiáticos
Como se chama a mistura de povos que formou o povo brasileiro ? Miscigenação
O que deu origem a miscigenação ? Deu origem a diferentes fisionomias, costumes, tradições, aprendizados, línguas e muitos valores culturais
Dê exemplos de alguns valores culturais que a miscigenação trouxe para o povo brasileiro O samba a luta capoeira e judo a fé budista, cristã, muçulmana, judaica, umbandista, festa de carnaval e festa do divino, festa junina.
No ano de 1500, os portugueses chegaram às terras que formam hoje o Brasil e delas tomaram posse, que povos viviam no Brasil ? vários povos indígenas viviam nelas espalhados.
Que povos os portugueses trouxeram para o Brasil para trabalhar na lavoura e em serviços domésticos ? Os africanos para serem esclavos
Explique a origem de cada um dos três povo/ raça que resultou na miscigenação do povo Brasileiro? Os indígenas, que já viviam aqui, os europeus que vieram para cá e os africanos, que foram trazidos à força pelos portugueses.
Além dos grandes grupos, indígenas, africanos e europeus que outros povos contribuíram para a formação da população brasileira ? Os Japoneses e os asiáticos.
Qual a estimativa da população indígena no ano de 1500 e no ano de hoje? Em 1500 a população indígena era 5 milhões de indígenas e hoje é de aproximadamente 400mil pessoas.
Os vários s povos indígenas possuíam culturas diferentes? explique . Cada um falava uma língua, tinha suas próprias crenças, construía suas proprias casas e obtinha alimentos a sua maneira
Todos os povos indígenas fixavam moradia em um só lugar explique? Não, alguns eram nômades .
Apesar das diversas diferenças os povos indígenas tinha algo em comum, qual era essa semelhas? explique Usavam a natureza sem destruí-la. Na agricultura, quando a terra deixava de produzir, era comum trocar o local da plantação para permitir que a vegetação voltasse a crescer e se recuperasse.
A partir de que ano, os portugueses iniciaram a colonização e a escravidão muitos indígenas. Em 1530
O que ocasionou os conflitos gerado pelas trocas culturais e uniões entre indígenas e portugueses? Muitos povos reagiram à colonização, nações indígenas inteiras foram destruídas, parte dos indígenas morreu com doenças trazidas pelos europeus.
O que aconteceu com os povos indígenas que os povos que sobreviveram aos conflitos? Parte foi obrigada a deixar a cultura nativa e viver como os colonizador, outra parte teve que fugir para preservar sua cultura e seu modo de vida.
Como os indígenas utilizavam os recursos da natureza? Usavam os recursos naturais apenas para a sua sobrevivência
Atualmente, para garantir que grupos indígenas continuem vivendo em suas aldeias e mantenham sua identidade cultural, o que foi feito ? Algumas áreas do país foram reservadas a ao indígenas .
Hoje, todas as terras que já estão demarcadas e seu uso é de fato assegurado aos indígenas.? explique Não, algumas s encontram-se em processo de demarcação, eoutras que precisam ser identificadas e regularizadas
Atualmente no território brasileiro onde existe a maior a concentração de terras indígenas? Norte e centro -oeste
Quanto tempo durou a escravização de africanos no Brasil? Quase trezentos anos, e os portugueses ganhavam muito dinheiro explorando esse tipo de mão de obra.
Explique como era o trabalho escravo. Os escravizados eram obrigados a trabalhar sem recompensa, trabalhavam em excessivo, os que não queriam trabalhar eram punidos severamente e as vezes mortos.
Como morriam os africanos neste período ? Muitos morriam no trajeto da África para o Brasil; outros morriam ao tentar fugir, e havia cometia suicídio
O que os africanos formavam para resistiram da escravidão ? Formação dos quilombos,
Explique como era formado os quilombo ? Eram formados por comunidades de africanos, seus descendentes e pessoas pessoas oprimidas pelos portugueses (indígenas, por exemplo).
Aproximadamente quantos africanos vieram ao Brasil? e de lugar ? Perto de 4 milhões, vindos de diferentes lugares da África, com línguas e culturas distintas.
A escravidão no Brasil fez com que os africanos e seus descendentes fossem vistos de que forma pelo povo brasileiro? Como pessoas inferiores, que não possuíam os mesmos direitos que outros povos que formavam a população brasileira.
Ainda hoje, existe discriminação com os descendentes de africanos ? explique SIM, pois muitos recebem salários mais baixos do que os brancos, mesmo ocupando igual posição; é maior a dificuldade para encontrar emprego e eles estudam por menos tempo.
No passado os africanos resistiam à escravidão, hoje qual é a luta de seus descendentes? Lutam pelo direito de igualdade e pelo reconhecimento de sua importância na cultura do país.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo