SEMIOLOGIA/ FORMATO DO TÓRAX

Description

Formatos do tórax
LORENA ARRUDA
Flashcards by LORENA ARRUDA, updated more than 1 year ago
LORENA ARRUDA
Created by LORENA ARRUDA about 4 years ago
19
1

Resource summary

Question Answer
TÓRAX NORMAL
TÓRAX ESCOLIÓTICO: assimétrico em decorrência de desvio lateral do segmento torácico.
TÓRAX INFUNDIBULIFORME OU TÓRAX DE SAPATEIRO (pectus excavatum): depressão na parte inferior do esterno e região epigástrica de natureza congênita. O raquitismo é a principal causa desse tipo de tórax. (Raquitismo: doença da infância e adolescência devida à carência de vitamina D, que se caracteriza por uma mineralização insuficiente dos ossos.)
TÓRAX CARINIFORME (pectus carinatum): esterno proeminente e as costelas horizontalizadas, resultando num tórax semelhante ao das aves (tórax de pombo), de natureza congênita ou adquirida devido raquitismo na infância.
TÓRAX CIFÓTICO: excesso da curvatura antero-posterior da coluna dorsal de origem congênita ou resultante de postura defeituosa.
TÓRAX EM TONEL OU GLOBOSO: aumento exagerado do diâmetro antero-posterior, horizontalização dos arcos costais e abaulamento da coluna dorsal. A causa mais comum para esse tipo de tórax é o enfisema pulmonar, no entanto, pode não ser patológico em pessoas idosas saudáveis.
TÓRAX CHATO OU PLANO: a parede anterior perde a sua convexidade normal, reduzindo o diâmetro antero-posterior. A inclinação anterior das costelas aumenta, os espaços intercostais se reduzem. As clavículas ficam mais nítidas e salientes e as fossas supra e infra claviculares mais profundas. A musculatura é pouco desenvolvida, razão pela qual as escápulas estão mais baixas, afastando-se do tórax, caracterizando os tórax alados, comuns em longelíneo.
TÓRAX CRÔNICO, EM SINO OU PIRIFORME: a parte inferior exageradamente alargada, lembrando um cone ou sino, encontrado nas patologias respiratórias crônicas da infância como as adenopatias crônicas e asma, assim como em hepatoesplenomegalias e ascites volumosas na fase adulta.
TÓRAX CIFOESCOLIÓTICO: além da cifose, há um desvio lateral da coluna, caracterizando a escoliose. Essa associação das duas deformidades é comum, mas geralmente desprovida de significado patológico.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro
Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva