Sistema Endócrino: tudo o que você tem que saber

Description

Informações que você tem que gravar sobre os hormônios.
Juliana Lima
Flashcards by Juliana Lima, updated more than 1 year ago More Less
Jéssica Moreira Santos
Created by Jéssica Moreira Santos over 6 years ago
Juliana Lima
Copied by Juliana Lima about 4 years ago
19
0

Resource summary

Question Answer
O que são os hormônios? Atuam como mensageiros químicos em nosso corpo.
Antes de começar, veja nosso encéfalo e as glândulas. A que se relaciona os hormônios produzidos pela adeno-hipófise (porção anterior) ? Atuam sobre outras glândulas, estimulando suas atividades, por isso são chamados de hormônios tróficos. Cabe citar que a produção na adeno-hipófise é controlada pelos hormônios originários do hipotálamo.
Cite a função: A) GH (Somatotrofina) ou STH (Somatotrófico) Estimula o crescimento de todo o organismo. A somatotrofina estimula o fígado a produzir proteinas chamadas somatomedinas, que tem importante função anabolizante (estimular produção de proteínas, estimulação do crescimento de músculos, ossos, etc).
B) TSH (Tireotrófico) ou tireotrofina Estimula a tireoide a produzir seus hormônios (T3, T4, calcitonina) .
C) Adrenocorticotrófico (ACTH) ou adrenocorticotrofina Estimula o córtex (parte periférica do cérebro;massa cinza; onde localiza-se o corpo celular dos neurônios) das glândulas suprarreinais, que passam a produzir corticoides.
D) Gonadotróficos ou gonadotrofina Estimula atividades das gônadas (glândulas sexuais).
D.1) Folículo estimulante (FSH) Ovário: estimula desenvolvimento dos folículos ovarianos e a produção de estrógenos.
D.2) Luteinizante (LH) Promove a ovulação (liberação do óvulo) e atua no corpo do lúteo, estimulando a produção de progesterona. Nos testículos estimula a produção de testosterona.
E) Lactogênico ou prolactina Atuando sinergicamente com outros hormônios (progesterona, estrógeno) promove o crescimento e funcionamento das glândulas mamárias, estimulando-as a produzir leite.
A Neuro-hipófise produz hormônios? Não. Ela apenas armazena e libera os produzidos no hipotálamo.
Quais são os hormônios liberados por ela? Antidiurético (ADH) ou vasopressina: estimula maior reabsorção de água no rins. *Diabetes insípida: rins deixam de responder a presença de ADH ou alteração nas glândulas. Ocitocina: estimula contração da musculatura lisa (parto); ejeção de leite; estímulo sexual.
Tireoide T3 e T4: estimulam produção de enzimas que atual na respiração celular. Calcitonina: inibe a retirada do cálcio do osso.
Problemas relacionados à tireoide Hipotireoidismo: redução no metabolismo dessa glândula -> respiração lenta, sonolência, emagrecimento, etc (para entender os sintomas lembre-se da função do T3 e T4. Hipertireoidismo: taquicardia, insônia, nervosismo.
Paratireoide (Aqueles "pontos" na tireoide) Estimula a absorção de cálcio (calcemia-> cálcio no sangue)
Quais os problemas relacionados a ela? Hiperparatireoidismo: ossos porosos (tira muito cálcio do osso e joga na corrente sanguínea) Hipercalcemia: deposição de cálcio em outros ossos. Hipocalcemia: excessiva mineralização dos ossos.
Glândulas suprarrenais A) Córtex da suprarrenal 1) Mineralocorticoides: manutenção do equilíbrio hidrossalino no organismo. 2) Glicocorticoides: metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas, estimulando a glicogênese no fígado.
B)Medula suprarrenal (parte mais interna da glândula) 1) Adrenalina: se lançada em nosso organismo, bruscamente, causa vasoconstrição periférica (causando palidez, aumento da frequência respiratória, hipertensão, etc. Também ativa a enzima fosforilase que converte glicogênio em glicose. Sua ação é rápida, pois logo é inativada por enzimas do fígado (mais ou menos 3min) . B) Noradrenalina: liberada em quantidades pequenas, de forma mais ou menos constante, age regulando a pressão sanguínea.
O pâncreas Glucagon e insulina, ambos produzidos nas células denominadas ilhota pancreáticas. Glucagon: estimula a glicólise no fígado; aumento da glicemia). Insulina: estimula a membrana das células favorecendo a captação de glicose.*Tem efeitos contrários.
Qual o tipo de diabetes causado pelo pâncreas não produzir ou produzir em quantidades insuficientes insulina? Diabetes melito tipo I. O paciente é insulinodependente.
Timo Produz hormônios que estimulam a maturação dos Linfócitos T.
Observações Muitas estruturas do sistema endócrino são estimuladas a funcionar quando recebem estímulos do sistema nervoso.
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Vírus
Alessandra S.
Glossário de Biologia Geral
Alessandra S.
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Ecologia I
kyungsos