Teoria da Adminstração

Description

Superior incompleto Teoria Geral da Administração Flashcards on Teoria da Adminstração, created by Flávio Machado Lobo on 20/09/2013.
Flávio Machado Lobo
Flashcards by Flávio Machado Lobo, updated more than 1 year ago
Flávio Machado Lobo
Created by Flávio Machado Lobo over 10 years ago
253
11

Resource summary

Question Answer
O que são teoria administrativas prescritivas? Conjunto de conceitos, princípios, método, procedimentos e valores que servem para criar uma proposta a seguir, ou seja, como se deve fazer para alcançar determinado objetivo dentro da administração.
Explique as origens da Teoria administrativas. Origina-se da motivação dos administradores, de aumentar a produção a eficiência e a eficacia, para atender uma crescente demanda de produtos, aqui há preocupação com o baixo custo e a rapidez na produção.
As teorias administrativa são aplicáveis a todos os tipos de organizações? explique. Sim, administração tem um campo de trabalho muito amplo, pois trabalha em todos os setores das organizações social: escola, governos, igrejas etc.
Cite 3 situações práticas que podemos utilizar a TGA Administração de um Farmácia, mercado, industria.
5)A TGA é necessariamente diferente da prática? Justifique Ao contrario, a teoria da administração é igual a prática, pois, descreve de forma sistêmica a forma de atuação do administrador e em casos prevendo ações e consequências.
6)Tem conhecimento do programa e objetivos da disciplina Teorias da Administração? Ela traz o Oque e o Por que, das coisas dentro da administração, com isso nos ensina a prever, de forma descrita como deve ser feita as coisas para que funcione.
7) Quais são as Teorias administrativas? São 17: Administração cientifica Teorias clássicas Teoria relações humanas Teoria estruturalista Teoria burocrática Teoria sistêmica Teoria contingência Teoria comportamental Teoria desenvolvimento organizacional Teoria por objetivos Teoria Estratégica Teoria participativa Teoria Japonesa Teoria empreendedora Teoria holística Teoria vitual
8)Quais são as variáveis básicas abordadas pela TGA? Pessoas, Tarefas, Competitividade, Tecnologia, Ambiente, Estrutura.
9)Qual o conceito de "Homus Economicus", segundo Taylor? O homem que não gosta de trabalhar, ele só trabalha por dinheiro e procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.
10)Quais os elementos de um sistema? e o que diferencia um sistema aberto do sistema fechado.? Entrada-Processamento-Saída Sistema Fechado= quando não há concorrência(monopolio), não se importa com as opiniões dos clientes Sistema Aberto= Escuta o feetback dos clientes, e melhora todo o processamento.
Explique como se forma a organização informal? e o que diferencia da organização formal? Na TRH a empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa.
12) Qual é o conceito de eficiência? Fazer corretamente as coisas, e utilizar melhor os recursos disponíveis, se preocupa como os meios
13)Conceito de Eficacia Significa alcançar os resultados(objetivos) pretendidos, se preocupa com os fins.
Explique por que as primeiras teorias administrativas visavam a máxima eficiência? Os autores Clássicos, partiram do pressuposto de que a simples adoção dos princípios como a divisão do trabalho, a especialização formal,etc, proporcionaria a máxima eficiência.
Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria Geral da Administração(TGA)
Flávio Machado Lobo
TGA - Teoria Clássica
Natanael Lima
TGA - Escola de Relações Humanas
Natanael Lima
Teoria Geral da Administração (TGA) - As 7 Abordagens
Leonardo Machado de Matos
TGA - Teoria Estruturalista
Natanael Lima
TGA - Teoria Comportamental (incompleto)
Natanael Lima
CAP. 5 - TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
katiafernandaat
Abordagem comportamentalista
Felipe Martins
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Marisete de Araujo Cozer
ABORDAGEM CONTINGENCIAL
Paula Soares
LEGISLAÇÃO E PRINCÍPIOS aula 3
Nádia Fernandes