Revolução Russa

Description

Resumo Completo da Revolução Russa.
Carlos Henrique Alves dos Reis
Flashcards by Carlos Henrique Alves dos Reis, updated more than 1 year ago More Less
Daniel Lima
Created by Daniel Lima about 8 years ago
Carlos Henrique Alves dos Reis
Copied by Carlos Henrique Alves dos Reis almost 4 years ago
27
0

Resource summary

Question Answer
Revolução Russa Foi uma série de eventos políticos na Rússia, que resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
O Império Russo Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter o sistema de Nicolau II. O czar governava de forma absolutista. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o czar.
Domingo Sangrento No ano de 1905, Nicolau II manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes.Começava então a formação dos sovietes sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
O socialismo : Nessa época, as ideias socialistas ganhavam muitos seguidores.Revolucionários Marxistas pregavam a derrubada do czar e a instalação de um governo controlado pelo povo. Os partidos socialistas : Havia duas correntes principais que se opunham ao czar :os mencheviques (minoria) e os bolcheviques (maioria).
Mencheviques : Eram partidários de uma revolução burguesa.Para eles, somente o amadurecimento capitalista possibilitaria a vitória do socialismo. Bolcheviques : Defendiam uma revolução socialista fundamentada nos ideais de Karl Marx.Pregavam a uniam de operários e camponeses contra o czarismo.
As revoluções A revolução aconteceu em 1917 e se realizou-se em duas etapas: Revolução Burguesa Revolução Socialista
Revolução Burguesa : Ocorreu manifestações e greve geral no transporte.Fez que Nicolau II abdicar.Formou-se então um governo provisório representando a burguesia. Revolução Socialista : O governo provisório não impediu a elevação dos preços dos produtos nem as deserções dos soldados.Então os bolcheviques assumiram o poder.
A Rússia socialista : O novo governo tirou o país da guerra, nacionalizou as industriais e os bancos estrangeiros. Consequência :Uma sangrenta guerra civil entre o Exército Branco (mencheviques,anticomunistas,czaristas) e o Exército Vermelho (bolcheviques). A vitória coube aos bolcheviques.Com o país arruinado Lênin criou a Nova Política Econômica.
O governo de Stalin : Stalin criou os planos quinquenais, que modernizou a agricultura e industrializou o país.As áreas rurais foram coletivizadas, sendo criadas as cooperativas e as fazendas estatais. Stalin persegui duramente seus opositores.
Show full summary Hide full summary

Similar

REVOLUÇÃO RUSSA
Savio Andrade
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
Iluminismo
Priscila Reinaldo