CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOGRAFIA E HISTORIA

Description

Flashcards on CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE GEOGRAFIA E HISTORIA, created by vanessasenez on 10/03/2015.
vanessasenez
Flashcards by vanessasenez, updated more than 1 year ago
vanessasenez
Created by vanessasenez about 9 years ago
31
1

Resource summary

Question Answer
Duas formas de se ensinar História: 1ª - Os grandes acontecimentos históricos e políticos são apresentados pelo professor como fatos prontos e acabados, não passíveis de reflexão e interpretação por parte dos alunos. 2ª - Ao ensinar História o professor analisa os fatos de curta duração (tempo dos acontecimentos), de média duração (tempo da conjuntura), e de longa duração (tempo da estrutura). Analise essas duas metodologias de ensino da História correspondendo-as com as linhas de pensamento estudadas (Positivismo e Marxismo). Gabarito: A primeira forma é Positivista pois prega a redução dos fenômenos a um conteúdo físico e a um encadeamento, que faz as ciências interagirem ao redor desse conteúdo físico, fragmentando-as por seus dados em diferentes campos e métodos específicos. A segunda forma é marxista pois nela o ensino da História é mediado pela concepção histórico-social possibilitando ao aluno situar e entender a sociedade na época estudada l, apreendendo o seu movimento, a sua historicidade.
Na 1ª fase do Fundamental é interessante que os alunos compreendam o processo produtivo desde a origem até o consumo. Para tal, três conceitos fundamentais deverão ser trabalhados: produção, comércio e prestação de serviços. Como , analisando as atividades e tarefas dessas três profissões - agricultor, vendedor e faxineiro , chegaremos a esses conceitos? Resposta: Para levar aos alunos a compreender o processo produtivo poderiamos fazer uma pesquisa com os alunos de como certo tipo de alimento é produzido, como por exemplo a batata, como acontece a sua produção e demostrar que é necessario que um aglicutor o faça. Demostrar aos alunos que para esse alimento chegar a nossas casas ele passa por um processo de comercialização em que um vendedor cuida desse processo.E que com isso vários empregos são gerados . Mostrar para o aluno que com o inicio de todo esse processo várias pessoas obtiveram um emprego uma colocação no mercado de trabalho, inclusive o faxineiro do supermercado onde essa batata é vendida. Gabarito: Ao mostrar que no primeiro a função é arar a terra, semear e colher, que no segundo é convencer o cliente e vender e no terceiro é limpar um local chega-se aos três conceitos: produção, comércio e prestação de serviços.
Por que a postura de trabalho dentro da linha da avaliação diagnóstica confirma a necessidade de um ambiente de encontros e trocas entre a equipe da escola e professores e alunos? Mostre como esse processo deve acontecer em sala de aula Centrar a resposta na questão do diálogo
- Estudar o Tempo é compreender o fato (curta duração), a conjuntura (média duração) e a estrutura (longa duração). Pensando na história do Brasil exemplifique esses três itens do tempo. Os três itens pedidos deverão ser definidos
Aula 8 No trabalho em sala de aula o professor deve sempre refletir sobre a sua prática. No contexto dessas reflexões é importante pensar sobre quem é essa criança com a qual trabalha nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Segundo autores como Piaget, Vygotsky e Freinet a criança é um ser curioso, ativo, que já possui um saber construído a partir das vivências do seu dia a dia. A partir dessas características qual a metodologia indicada para o trabalho de História e Geografia com os alunos dessa fase? Resposta: O professor deve sempre analisar sua prática pedagógica, sendo um bom pesquisador, fazendo assim com que as crianças aprendam novas experiências sem desprezar a bagagem que ele já trás consigo, sem fazer contradições com as experiências que o aluno trás e sim propiciando novas descobertas sobre espaço, natureza e sociedade a qual está inserido Gabarito: O aluno deve fazer referência ao jogo pedagógico, desafios e atividades que fazem os alunos a interagirem com o conhecimento.
Um dos desafios da docência em História é esvaziar o olhar para história como fornecedor de dados e oferecer novos paradigmas. Sobre a visão atual de história devemos explicar que: Resposta: A perspectiva positivista não cabe mais no nosso tempo histórico. Decorar datase fatos, aprender sempre da perspectiva histórica do "dominador" não nos interessa mais. Nas aulas de história devemos partir de um contexto local, atual e ir fazendo relaçoes com outros fatos e períodos istóricos. Importante pesquisar a cultura de cada tempo e entender que os períodos históricos não acabam bruscamente. Quando foi assinada a Lei áurea, por exemplo, não foi finalizada a escravidão na mesma hora. Até hoje possuímos resquícios da mentalidade vigente naquel período.
Um dos desafios da docência em História é esvaziar o olhar para história como fornecedor de dados e oferecer novos paradigmas. Sobre a visão atual de história devemos explicar que: Gabarito: O aluno deve destacar a funão de reflexão, a demonstração que a sociedade e sua história se relacionam como na vida do aluno.
Em uma das suas primeiras aulas o professor de história deve abordar: Resposta: A importância de se estudar história,fazendo uma aula mostrando como a história aborda não só acontecimentos passados,mas acontecimentos que surgem a cada momento. Procurar saber um pouco da história da vida de cada aluno,para que possa trabalhar com conteúdos que estejam dentro do modelo de vida de seus alunos,assim,relacionando o que os alunos já sabem para que possa dar continuídade ao conteúdo. É muito importante que o docente,faça uma revisão contando com a ajuda dos alunos para que os planejamneto do professor seja significativo,relacionando o conteúdo que ele irá aplicar com os conhecimentos que o alunos já tem,fazendo um ponte que levará ao compreender do verdadeiro modo de aprender. O professor precisa saber o contexto-cultural do aluno para que ele trabalhe de maneira que consiga levar ao alunos o conhecimento que ele tem que passar,porém,deve fazer o alunos construir conhecimento,e deve acaba com o mito de que história e o simples ato decorar datas,acontecimentos passados.A disciplina História se relaciona com as outras disciplinas,
Em uma das suas primeiras aulas o professor de história deve abordar: cont: manter a construção desta ponte para que sua aulas sejam significativas e ele deve lutar para acabar com mito de "decorebas". O professor deve utilizar slides, revistas, jogos e etc, para acrescentar e deixar sua aula mais interesante e flexiva. abarito: O aluno deve falar do olhar para disciplina, dos desafios de pensar sobre o tempo e como o homem se relaciona com o tempo.
A análise do trabalho em uma sociedade caracteriza a forma de vida dos homens e mulheres, seu nível tecnológico, recursos disponíveis e necessidades. Exemplifique a afirmativa a partir de duas sociedades diferentes , mostrando como nelas estão os três itens destacados. Resposta: O ser humanos é inserido na sociendade de acordo com o seu nínel sócio-cultural e econômico. Em relação ao mercado de trabalho seu nível tecnológico defino o cargo que ele irá ocupar, quanto mais qualificado maior será seu posto. Assim trabalhará com os recursos que cada profissão tem,o seu trabalho fará um corrente a necessidade de alguém será sanada. O mundo capitalista em que vivemos faz com nós criaemos uma corrente de um pricisar do outro, onde o menos serve o maior. O homem trabalha para suprir sua necessidades, o trablho é um ato de sobrevivência. Os recurso utilisados para o trabalho se faz necessário,´pois sem ele a execução de sua profissão não será desenvolvida de maneira eficaz, ou não poderá concluir. Gabarito: O aluno poderá comparar, por exemplo, os três itens na sociedade indígena e na sociedade urbano industrial.
A dimensão do tempo histórico nos remete à compreensão dos diferentes períodos históricos e permite ao aluno identificar contextos históricos distintos. Como podemos desenvolver a construção desse conceito que é tão abstrato? Resposta: Para desenvolver esse conceito será necessário trabalhar as noções de sucessão ou ordenação e duração ou simultaneidade Compare com a sua resposta: Para isso se faz necessário trabalhar as noções de sucessão ou ordenação e de duração ou simultaneidade.
Redija um texto dissertativo sobre a assertiva abaixo, entre 10 a 15 linhas, apresentando, com clareza, sua opinião e fundamentando-a com argumentos consistentes: Infelizmente as escolas muitas vezes se limitam a ensinar seus alunos a descrever e copiar mapas, sem que efetivamente aprendam a lê-los. Compare com a sua resposta: O aluno deverá dissertar sobre o necessário ensino da cartografia no ensino fundamental, garantindo que os alunos aprendam desde a concepção a utilização dos mapas.
Segundo alguns professores que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a atividade (jogo pedagógico) é entendida somente como uma prática motora. Contraponha essa posição, justificando o seu argumento Resposta: O jogo pedagógico não é apenas uma prática motora, vai além do desenvolvimento motor, abrange também o desenvolvimento cognitivo. Através dos jogos, o professor pode desenvolver as competências e habilidades de seu aluno. Com o jogo, estamos incentivando a inclusão social, quando um aluno interage com o outro, estamos mostrando ao aluno a noção de tempo e espaço, quando é a sua vez de participar e a vez do colega, estamos fazendo com que o aluno desnvolva seu raciocínio. Enfim, o jogo é extremamente fundamental para a prática pedagógica, pois o professor pode explorar o desenvolvimentodo seu aluno atraves do mesmo. Afinal de contas " brincar é coisa séria", e eu como uma futura pedagoga, concordo profundamente com isso. Gabarito: A resposta deve resgatar alguns princípios de autores que destacam a importância da interação da criança com o conhecimento como Piaget, Vygotsky e Freinet. Deve também destacar o papel fundamental do lúdico na aprendizagem.
Leia o comentário abaixo sobre o ensino de Geografia: "A maioria dos alunos não demonstra interesse em aprender Geografia, em muitos casos os mesmos se preocupam com o português devido às maiores dificuldades. Além disso, é visto por parte dos educandos como uma aula chata, nessa perspectiva se faz necessário que o professor de Geografia busque alternativas pedagógicas que ofereçam atrativos". (Eduardo de Freitas - Equipe Brasil Escola) A partir dessa afirmação, indique pelo menos três alternativas metodológicas para que o ensino seja significativo e interessante. Resposta: Para que o ensino de Geografia seja interessante o professor deve planejar uma aula externa, levar o aluno para conhecer os arredores da escola, seu bairro. Depois, no mesmo passaeio, mostrar o relevo, as paisagens e por último debater com eles sobre a distância de sua casa para escola, como chegam até a escola, quem mora perto de quem, enfim, levar o aluno a perceber que a geografia está no seu dia-a-dia. O professor deve levar um pouco da realidade do aluno para explicar sobre tudo que envolve a geografia, tornando a aula participativa e não apenas aquela aula em que o professor abre o livro, lê o conteúdo e explica para aluno, que não consegue se identificar com aquele assunto e perde o interesse em aprender mais. As aulas precisam ser dinâmicas, descontraídas, fazendo o aluno perceber que a Geografia está presente na sua vida.
Leia o comentário abaixo sobre o ensino de Geografia: "A maioria dos alunos não demonstra interesse em aprender Geografia, em muitos casos os mesmos se preocupam com o português devido às maiores dificuldades. Além disso, é visto por parte dos educandos como uma aula chata, nessa perspectiva se faz necessário que o professor de Geografia busque alternativas pedagógicas que ofereçam atrativos". (Eduardo de Freitas - Equipe Brasil Escola) A partir dessa afirmação, indique pelo menos três alternativas metodológicas para que o ensino seja significativo e interessante. Gabarito: Iniciar a aula fazendo uma introdução do assunto a ser abordado e dos objetivos a serem alcançados. Relembrar o assunto da aula passada para que haja uma ligação entre os conteúdos. A utilização de transparências, vídeos, jornais, revistas e músicas são importantes instrumentos para a sistematização de conteúdos. Incentivos à leitura de diferentes tipos de texto e realização de trabalhos em grupo. Aula-passeio, assim como trabalho de campo fornecem um grande potencial para a aprendizagem, pois se trata da prática, do real, da experiência.
O espaço não é um elemento vazio, nem de matéria, nem de significado. Por isso, é estudado por diferentes áreas do conhecimento como a Filosofia, a Matemática, a Arquitetura, a Engenharia etc. Nas Ciências Humanas, o espaço é um conceito fundamental e pode ser visto sob vários aspectos: psicológico, sociológico, etnológico, geográfico e histórico. É preciso compreendê‐lo para poder nele viver. E, compreender o espaço é saber localizar‐se, entender a sua organização e principalmente saber usar instrumentos que nos permitam um posicionamento correto nos lugares. O que isso significa? Responda a essa questão redigindo um texto , com até 10 linhas, explicando o significado de: localização, organização e representação do espaço. Gabarito: Localizaçãoforma de situar coisas e pessoas no espaço. Para tal deve ¿se dominar as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas. Nesse processo também o domínio da lateralidade é fundamental. Organizaçãopercepção dos elementos que compõem o espaço e a forma como estão dispostos.
mesmo nas primeiras séries, estão promovendo semanas de prova. Em um determinado período do bimestre as crianças fazem provas de todas as matérias para obter a nota que será lançada no boletim. Por que essa situação entra em choque com a forma de avaliação proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais? Escreva um texto dissertativo , com até 10 linhas indicando: 1‐ a forma de avaliação proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) . 2‐ a razão pela qual se promover uma semana de provas não é recomendável. Resposta: A criança não deve ser pontuada somente pela avaliação em provas a uma série de observações e atividades onde o senso crítico da criança também deve ser visto, como traalhos de campo, pesquisas e participaçoes de atividades Gabarito: 1Os PCNs indicam a avaliação com um enfoque contínuo, diagnóstico que desenvolva a postura cooperativa privilegiando a compreensão e formação da consciência crítica de todos. Deve identificar o nível de aprendizagem dos objetivos curriculares e expressar os diferentes momentos da criança frente a esses objetivos. 2A semana de prova não é uma prática recomendável porque não permite analisar o processo de aprendizagem do aluno, somente mostra o resultado final.
Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer. É um dos objetivos específicos a ser alcançado pela Geografia na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Analise-o identificando a sua importância. Gabarito: Esse objetivo permite ao aluno construir a noção de cuidado com o meio ambiente. Comparar como as diferentes sociedades se relacionam com a natureza e analisar as consequências é o caminho para a mudança.
Poderíamos afirmar que a organização do espaço reflete as técnicas materiais e estéticas de cada época.Explique essa afirmativa aplicando-a em duas cidades : Brasília e Ouro Preto. Resposta: pode se dizer que Ouro Preto foi uma cidade que se construiu através da cultura histórica do seu povo na época , que teve influência cultural de colonizadores estrangeiros, de escravos e de indígenas, sem planejamento, ou seja, foi desenvolvendo a partir de suas necessidades locais, já em Brasília foi uma cidade totalmente planejada e projetada para ser um modelo geo-político e que atendesse os ansejos de sua época e de seu futuro. Gabarito: Brasília, organização e construção da década de 60 e Ouro Preto do período colonial. Ambas com as características das épocas.
Leia o comentário abaixo sobre o ensino de Geografia: "A maioria dos alunos não demonstra interesse em aprender Geografia, em muitos casos os mesmos se preocupam com o português devido às maiores dificuldades. Além disso, é visto por parte dos educandos como uma aula chata, nessa perspectiva se faz necessário que o professor de Geografia busque alternativas pedagógicas que ofereçam atrativos". (Eduardo de Freitas - Equipe Brasil Escola) A partir dessa afirmação, indique pelo menos três alternativas metodológicas para que o ensino seja significativo e interessante. Resposta: AULA PASSEIO,COMO TRABALHO DE CAMPO,LEMBRAR O TEMA DA AULA ANTERIOR,CONTEXTUALIZAR A AULA USANDO JORNAIS,REVISTAS, VIDEOS,INICIAR A AULA FALANDO DO ASSUNTO EXPLICANDO QUAL O OBJETIVO SE DESEJA ALCANÇAR.
No que concerne à História, o PCN preconiza que, nos anos iniciais do ensino fundamental, o conteúdo se atenha à história local; à distinção de noções de tempo (passado, presente e futuro); a transformações e permanências sociais, econômicas e culturais em vivências cotidianas; à caracterização do modo de vida de uma comunidade indígena; à diferenciação da cultura indígena com relação à própria comunidade; o reconhecimento de documentos históricos e fontes de informação além de outros. Sendo assim, o que a disciplina busca transmitir? Gabarito: O saber histórico voltado à realidade do aluno. A história individual é aprendida e investigada como parte importante de um conhecimento maior. Enxergando o aluno como um ser único e individual, possuidor também de uma história particular e subjetiva, onde tanto influencia como é influenciado, e perceber a importância disso para a sua percepção como agente da História, como alguém que, no seu dia-a-dia, executando as tarefas cotidianas, está fazendo história.
Entende-se que o ensino de Geografia detém um papel ímpar na formação e na conscientização dos educandos sobre o exercício da cidadania. Reconhece-se, também que o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental possui especificidades didáticas e pedagógicas as quais podem aproximar o processo de ensino-aprendizagem ao universo vivido e percebido para conceber um espaço geográfico mais humanitário. Valendo-se dessas considerações, qual(is) o(s) objetivo(s) do ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Resposta: Para que a criança reconheça o seu corpo, o espaço começando dentro da família, sociedade, os caminhos percorrido de casa até a escola, os pontos de referência, a própria relação do homem com a natureza. Uma grande sucessão e ordenação de situações que o educando necessita para viver e se inserir dentro de uma sociedade a qual faz parte. Gabarito: Propor estudos contextualizados com o espaço em sua cotidianidade; propiciar aos alunos o conhecimento do espaço vivido, percebido e concebido em sua cotidianidade; analisar os fenômenos espaciais nas diversas escalas geográficas: o local, o regional, nacional e mundial; reconhecer o espaço geográfico como produto das relações sociedade/natureza, em constante modificação através do processo histórico.
A professora Célia, do 4º ano, destacou a seguinte informação do jornal "O Globo" - 2011 para trabalhar com seus alunos . "Grande desafio: o homem ou a natureza como responsáveis pela tragédia das chuvas no estado do Rio de Janeiro? " A tragédia que se abateu sobre bairros e municípios deve servir de alerta à população, autoridades e principalmente estudiosos do tema, sobre a forma como o homem se insere na natureza. Segundo a professora, o uso dessa informação em sala, tem vários objetivos. Um deles é desenvolver alguns conceitos de História e Geografia. Identifique-os, explicando a sua importância para o aprendizado nessa fase do Ensino Fundamental. Resposta: A relação homem com a natureza, porque não está cuidando do que é dele, desmatamento, pouca ou quase nenhuma mata ciliar, o lixo depositado erradamente em diversos lugares. O grande crescimento do número populacional, assim existe menos florestas e mais edifícios, o número exorbitante de carros. Enfim, o homem está com um grande impasse, o verão cada vez mais quente, a camada de ozônio, cada dia mais prejudicada, consequentemente a natureza se manifesta, e como foi no exemplo citado acima, de forma violenta. Podemos citar aos alunos a vida em sociedade, o grande número de pessoas que se manifestaram em ajudar, o trabalho voluntário foi maravilhoso. E observamos que a cada ano essas tragédias tem acontecido com mais frequência e força.
A professora Célia, do 4º ano, destacou a seguinte informação do jornal "O Globo" - 2011 para trabalhar com seus alunos . "Grande desafio: o homem ou a natureza como responsáveis pela tragédia das chuvas no estado do Rio de Janeiro? " A tragédia que se abateu sobre bairros e municípios deve servir de alerta à população, autoridades e principalmente estudiosos do tema, sobre a forma como o homem se insere na natureza. Segundo a professora, o uso dessa informação em sala, tem vários objetivos. Um deles é desenvolver alguns conceitos de História e Geografia. Identifique-os, explicando a sua importância para o aprendizado nessa fase do Ensino Fundamental. Gabarito: Espaço, natureza, sociedade. Espaço- A análise do espaço construído e organizado por grupos sociais deve ser iniciado na escola, para que a criança comece a ler o espaço além daquilo que ela vê fisicamente. Natureza- As condições ambientais da localidade e o reconhecimento das ações do homem/sociedade encaminha ao hábito de um olhar crítico e que indica caminhos para a solução dos problemas. Sociedade- É importante que a criança estude as formas como os grupos sociais estabelecem as relações com o espaço em que vivem. Com isso poderá ser encaminhada uma reflexão sobre formas de uso sustentável do espaço em que vive.
No estudo das profissões deve-se levar em conta: • as tarefas do trabalho; • os instrumentos e máquinas utilizam para realizar as suas tarefas; • as matérias primas necessitam; • as etapas do trabalho; • os resultados obtidos ; • os pontos positivos e negativos das atividades. Por que todos esses itens são importantes? Resposta do Aluno:esse pontos são importantes pois todos eles levam ao principal que aprender o estudo ressalta que qualquer individuo deve ter todos esse itens para uma profissão de qualidade sempre vai existe os alguns pontos negativos onde deve ser levado em conta que para obter pontos positivos devemos primeiro obte os negativos esse pontos como etapas do trabalho,os resultados obitidos,são de exprema importancia para para os estudos.
O mundo hoje se caracteriza por ser técnico, científico, informacional. O que isso significa? Como esse momento está presente em nossas vidas? bom o mundo de hoje esta mais presente em nossa vida com as tecnologia,o acesso ao meios de imformação esta cada dia mais facil saber de tudo ,hoje em dia tenho um mundo digital quase tudo gira em volta da tecnologia ,mais ainda temos alguns itens que existe o metodo antigo como escrever em papel alguns individuo não gostam ou não sabe usar essa tecnologia existem de hoje alguns até acham coisa de outro mundo ,estamos ligado um mundo onde a tecnologia esta tomado conta acretido que com o passado dos anos a tecnologia vai ser tão comum com uma simples folha de papel e hoje .
Show full summary Hide full summary

Similar

Formula for Physics IGCSE edexcel
amayagn
A-Level Biology: Cell Division
cian.buckley+1
One child policy, China- Population Control Case Study
a a
Chemistry Regents - Bonding Theories and Polar Bonds Notes
Ali Kane
FCE Opposites Practice
miminoma
Physics P2
Phoebe Drew
AS Economics Key Terms
Fred Clayton
Edexcel Additional Science Biology Topic 2- Life Processes
hchen8nrd
GCSE AQA Biology 2 DNA & Cell Division
Lilac Potato
Characters in "An Inspector Calls"
Esme Gillen
4 Lesson Planning Tips for Teachers
Micheal Heffernan