ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Description

ORAÇÕES ADVERBIAIS a) Causais b) Consecutivas c) Comparativas d) Concessivas e) Conformativas f) Condicionais g) Temporais h) Proporcionais i) Finais
Willans Andrade
Flashcards by Willans Andrade, updated more than 1 year ago More Less
trackerian
Created by trackerian over 9 years ago
Willans Andrade
Copied by Willans Andrade almost 4 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
1. ADVERBIAIS CAUSAIS - São aquelas que estabelecem a causa, o motivo para o fato (efeito) contido na oração principal. As principais conjunções subordinadas causais são: que, porque, já que, uma vez que, visto que, visto como, pois, como (= já que, visto que), porquanto. * Como o dinheiro não foi liberado a tempo, usei o cheque especial. * Ele foi duramente punido porquanto a falta foi comprovada pelos peritos.
2. ADVERBIAIS CONSECUTIVAS - Estas orações indicam a consequência, o efeito de um fato (causa) contido na oração principal. As principais conjunções adverbiais consecutivas são: que (precedido dos termos intensificadores “tão, tal, tanto, tamanho”), que (= sem que), sem que, de modo que, de forma que, de sorte que, de maneira que. * Falou tanto que ficou rouco. * Não vai a um baile de formatura sem que não dance a noite toda.
3. ADVERBIAIS CONCESSIVAS - São as orações que indicam uma oposição, um óbice, um empecilho, um “algo” que poderia impedir a realização do fato contido na oração principal. As principais conjunções subordinadas concessivas são: embora, apesar de que, mesmo que, ainda que, que, sem que (=embora não), conquanto, ainda quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que. * Fez todo o exercício sem que ninguém o ajudasse. * O conhecimento, que fosse muito, não atenuava, naquele momento, a angústia do rapaz.
4. ADVERBIAIS CONDICIONAIS - São orações que estabelecem uma condição para a realização do fato expresso na oração principal. As principais conjunções condicionais são: se, caso, a não ser que, desde que, contanto que, salvo se, sem que (= se não), a menos que. * A não ser que a taxa de juros caia consideravelmente, não adquiriremos mais produtos importados. * Caso o Governador não se manifeste sobre o caso, levaremos o problemas às raias judiciais.
5. ADVERBIAIS CONFORMATIVAS - São orações que expressam uma conformação (correspondência, concordância, analogia ou identidade de forma, modo, tipo ou caráter) com um fato expresso na oração principal. As principais conjunções conformativas são: como, segundo, conforme, consoante. * Elaboramos todo o projeto como nos orientava o manual. * A vida tem sempre seus perigos, segundo já nos dizia Guimarães Rosa.
6. ADVERBIAIS COMPARATIVAS - São orações subordinadas que estabelecem um processo de comparação entre dois elementos — um elemento estará na oração principal e o outro, na oração subordinada. A comparação poderá ser de igualdade, de superioridade ou de inferioridade. As principais conjunções comparativas são: 6. ADVERBIAIS COMPARATIVAS  São orações subordinadas que estabelecem um processo de comparação entre dois elementos — um elemento estará na como, assim como, tal e qual, tal qual, mais que ou do que, menos que ou do que, tanto quanto, feito (= como). * Não sei por que saiu correndo desesperadamente, feito um louco. * Ele deixou a sala sorrateiramente, como uma serpente que se esgueira no meio dos arbustos.
7. ADVERBIAIS FINAIS - São orações que indicam a finalidade, o objetivo, o alvo do fato contido na oração principal. As principais conjunções finais são: que, para que, a fim de que, porque (= para que, a fim de que). * A fim de que ela passasse mais rápido em um concurso, comprei inúmeros livros e apostilas.
8. ADVERBIAIS TEMPORAIS - São as orações subordinadas que expressam o tempo, o momento do fato contido na oração principal. As principais conjunções finais são: enquanto, quando, assim que, logo que, mal (=logo que, assim que), desde que, antes que, agora que, depois que, sem que (=antes que). * Todos o aplaudiram mal terminou sua palestra. * Desde que chegou, não parou de falar.
9. ADVERBIAIS PROPORCIONAIS  São orações que indicam uma concomitância, uma simultaneidade, uma proporção com o fato expresso na oração principal. As principais conjunções proporcionais são: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais ... mais, quanto mais... menos, quanto menos... mais, quanto menos... menos. * Quanto mais ela estuda mais dúvidas surgem. * À medida que o progresso avança, o meio-ambiente sofre com o uso excessivo de seus recursos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Francês - Gramática
Laisse Almeida
Substantivos
Peter Ensi
COMUNICAÇÃO
dcviana25
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
Português - Gramática
Nikita Northman
Português 1 - Sintaxe: Frase, Oração e Período
wallace.da