Escolas da administração

Description

Administração Geral e Pública Flashcards on Escolas da administração, created by Cadu Marques on 12/05/2020.
Cadu Marques
Flashcards by Cadu Marques, updated more than 1 year ago
Cadu Marques
Created by Cadu Marques almost 4 years ago
23
0

Resource summary

Question Answer
1. (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista – área Administrativa/2016) O princípio da remuneração, previsto na teoria da administração clássica, estabelece que o pagamento de salário deve ser condizente com as atividades exercidas pelo empregado. O princípio de Fayol sobre remuneração é o da remuneração justo, corretamente descrito na questão. GABARITO: Certo.
2. (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista – área Administrativa/2016) A teoria clássica absorveu concepções da burocracia ao adotar uma abordagem indutiva, que visa atuar das partes para o todo. A teoria clássica não suga nada da teoria burocrática. Além disso, sua abordagem é voltada para o todo da estrutura organizacional, não tendo foco nenhum em atuar sobre cada uma de suas partes. GABARITO: Errado.
3. (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista – área Administrativa/2016) Adaptar-se às mudanças conjunturais e conseguir aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente são alguns dos pressupostos do modelo de administração contingencial. A teoria contingencial realmente é baseada na adaptação da organização ao ambiente, considerando os elementos da conjuntura, como descrito pela questão. GABARITO: Certo.
4. (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista – £rea Administrativa/2016) Interesse geral, equidade, iniciativa e espírito de equipe são princípios universais da teoria da administração contingencial. A teoria contingencial n„o tem esses princípios, que são da Teoria Clássica de Fayol. GABARITO: Errado.
5. (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista – área Administrativa/2016) A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático. De fato, os estudos que se convenciona chamar de “teoria estruturalista” surgem como uma evolução da análise da organização formal, indo além do modelo burocrático. GABARITO: Certo.
6. (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo – Administração/2016) Na administração por objetivos, os administradores e seus subordinados, após identificarem objetivos em comum, formularem metas de forma consensual e participativa e discutirem a atribuição das suas responsabilidades de acordo com os resultados esperados, serão avaliados em consonância com o alcance desses objetivos. A administração por objetivos é parte da Teoria Neoclássica da Administração. A ideia por trás dela é a de que é preciso buscar fazer com que os funcionários atinjam determinados objetivos para que a organização tenha sucesso. Até mesmo a motivação dos funcionários estaria associada ‡ existência de objetivos a serem atingidos. Uma dúvida comum é sobre se esses objetivos são fixados de cima para baixo ou se isso acontece de forma consensual. Na verdade, os objetivos são fixados em conjunto entre os chefes e seus subordinados! GABARITO: Certo.
7. (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo – Administração/2016) Em consonância com o posicionamento de Max Weber, a teoria de administração clássica valoriza a burocracia e preza pela eficiência e pelo atendimento humanizado às demandas do cidadão. Assertiva redigida de forma bem confusa, para confundir o candidato. Na verdade, a Teoria Clássica de Fayol não é feita consoante o posicionamento de Max Weber. A teoria que faz isso é a da burocracia organizacional. Além disso, a teoria clássica não tem nenhuma relação com atendimento humanizado do cidadão! Isso não faz nenhum sentido! GABARITO: Errado.
8. (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo – Administração/2016) A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando. Os princípios mencionados realmente fazem parte da Teoria Clássica, mas o exemplo dado está errado em relação ao princípio da unidade de comando, para o qual cada funcionário deve ter apenas um superior imediato. No exemplo, o desempenho do funcionário é reportado tanto ao chefe imediato quanto ao diretor, por isso não se pode falar em atendimento à unidade de comando, já que se subentende que duas pessoas estão “mandando” no funcionário ao mesmo tempo! GABARITO: Errado.
9. (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo – Administração/2016) Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem. A teoria contingencial reconhece a existência de diferentes modelos organizacionais que podem ser utilizados em diferentes situações do ambiente: a organização e sua estrutura reagem ao ambiente! Deste modo, a teoria reconhece que nenhum modelo exclui a possibilidade de outros, e nenhum deles È melhor de maneira absoluta, devendo apenas serem utilizados de maneira adequada às contingências enfrentadas – exatamente o que é afirmado na assertiva. GABARITO: Certo.
10. (CESPE/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo – Administração/2016) Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes). A teoria da administração científica não faz análise da estrutura organizacional – mas sim das tarefas -, por isso a assertiva está errada! GABARITO: Errado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Abordagens da Administração (TGA) - Abordagem Clássica
Leonardo Machado de Matos
Abordagem Clássica
LUCAS SCHNEIDERS
taylor- cientifica
Aiana Rocha
Coponentes da Qualidade do serviço
luana Santosa
Qualidade Percebida do Serviço
luana Santosa
Abordagens da Administração (TGA) - Abordagem Clássica
Murillo Aboboreira
Abordagens da Administração (TGA) - Abordagem Clássica
Murillo Aboboreira
A preposição que está relacionada a um pronome relativo é
Fernando Vinadé
Untitled
adrianoas72
Y11 SACE Biology Ecology Flash Cards
Ben Goetze
Study timetables importance
elena navarro