Direito Administrativo

Description

Dicas, macetes e perguntas
Leo Macedo
Flashcards by Leo Macedo, updated more than 1 year ago More Less
Leonardo Sobrinho
Created by Leonardo Sobrinho about 7 years ago
Leo Macedo
Copied by Leo Macedo almost 4 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Princípios da Administração Pública. Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; Eficiência; Transparência; Razoabilidade; Interesse público; Motivação; (Macete: LIMPE-TRIM).
O que é o princípio da Legalidade? "Ninguém será obrigado a fazer ou deixar ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei." O administrador público, só pode praticar algumas conduta se a lei autorizar.
O que é o princípio da Impessoalidade? Ao interpretar esse princípio, chega-se a conclusão de que é proibido ao agente praticar ato para atender interesses pessoais que prejudicam o interesse público. A ação do agente deve atender à Lei, que representa comando geral e abstrato. Presume-se que o comando legal seja impessoal. O princípio da impessoalidade corresponde ao princípio da igualdade ou isonomia. A aplicação desse princípio é vista, por exemplo, na realização de licitação, de concurso público etc. Se o agente praticar ato com objetivo de interesses pessoais em detrimento do interesse público, estará incorrendo em abuso de poder na modalidade desvio de finalidade.
Princípio da moralidade? A moralidade administrativa determina que a conduta do administrador público deve ser ética, pautada na honestidade. O agente administrativo, como ser humano dotado da capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o bem do mal, o honesto do desonesto. E, ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá de decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.
O que é o princípio da publicidade? Possui a obrigação de dar publicidade, conhecimento de todos seus atos, contratos ou instrumentos jurídicos como um todo. Ps: assuntos de segurança e intimidade (do administrador) não é público.
O que é princípio eficiência? dois aspectos distintos em relação à atuação de agentes público em relação à organização, estrutura ou disciplina.
Princípio da presunção da legitimidade ou veracidade? Tudo o que a Administração Pública faz, presume-se ser legítimo.
Continuidade do serviço público? Todo serviço da Administração Pública, tem que ser contínuo.
O que é o princípio da razoabilidade e proporcionalidade? O administrador público tem de ser razoável ao agir. Deve agir com bom senso, ou seja, deve ter uma atitude equilibrada. A edição do ato deve ser proporcional ao dano ou ao perigo. Os meios utilizados devem ser proporcionais ao fim visado.
o que é o princípio da autotutela? Pode refazer o ato, até mesmo da gestão anterior.
O que é organização administrativa? administração direta e indireta, centralizada e descentralizada, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
O que é entidades políticas? São PESSOAS JURÍDICAS e DIREITO PÚBLICO INTERNO para LEGISLAR. Tem AUTONOMIA POLÍTICA, auto-organização. São elas: União, Estados, DF e Municípios. Apenas a Rep. Fede. do Brasil tem soberania eles.
O que é entidades administrativas? PESSOA JURÍDICAS, com autonomia administrativa e financeira. Elas não têm autonomia política, limitando-se apenas à execução das leis editadas pelas pessoas políticas que as criarem. Não estão subordinadas a entidades políticas (não há hierarquia). Pessoas políticas podem criar as seguintes entidade: Autarquias; fundações públicas; empresas públicas e soc. de economia mista.
O que é a centralização? Estado desempenha sua tarefa por meio dos órgãos e agentes.
O que é a descentralização? Estado transfere a titularidade do serviço para entidades (autarquias, fundações públicas e sociedades de economia mista). Estado atua indiretamente por meio de ENTIDADES, criando outras pessoas jurídicas.
O que é desconcentração? Criação de ÓRGÃOS (núcleo de atuação interna) dentro da estrutura administrativa de um ente político (União, DF, Estados e Municípios) ou entidades. Representa uma mera técnica administrativa de distribuições de competência dentro da mesma pessoa jurídica.
Os Poderes, possuem suas funções típicas (Ex.: Poder Legislativo é legislar e fiscalizar). Porém, eles podem realizar funções atípicas? Sim! temos por exemplo, o Poder Legislativo, além de fiscalizar e legislar, ele tem a função atípica de realizar licitações, contratos, nomeia servidores, concede férias, essas são suas funções atípicas.
O Chefe do Executivo, tem competência para editar medida provisória que tem força de lei, assim é natureza de atividade legislativa. Essa função é de natureza atípica? Sim!
O que causa a improbidade administrativa? Enriquecimento ilícito, causar prejuízo ao erário, atentam contra os princípios da Administração Pública.
Sobre nepotismo. O governador do DF nomeou um parente de segundo grau para o exercício de cargo de secretário de Estado, isso é classificado como nepotismo? Não! a nomeação de agentes políticos não configura prática de nepotismo.
Sobre nepotismo. Se um servidor público que nomeio seu sobrinho para cargo em comissão subordinado, contraria o princípio da moralidade? Correto.
O que seria a Administração direta e indireta? Direta: representada por um conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas (serviços integrados na estrutura adm. da Presidência da República e ministérios). Indireta: conjunto de pessoas administrativas criadas ou autorizadas por lei, para desempenho de atividades administrativas de forma descentralizadas.
O que são agentes políticos ? Componentes do governo nos seus primeiros escalões. Chefes do Executivo, Ministros e Secretários de Estado, membros do Poder Legislativo, membros do poder Público, os membros do TC, Diplomatas e Magistrados.
Servidores integrantes das carreiras relativas à AGU, PGFN, PGEs, PGDF e DP são agentes públicos? Justifique. Não são agentes públicos pois a CF faz referência como servidores.
O que são agentes administrativos? Todos aqueles vinculados ao Estado ou às suas ENTIDADES autárquicas e fundacionais. Por relação profissional, sujeito a hierarquia funcional e ao regime jurídico.
O que é servidor público? Ocupam cargo EFETIVO providos de concurso público. São conhecidos por estatuários e são regidos por um estatuto legal. SÃO ESTATUÁRIOS. Porém nem todos são CONCURSADOS, existem os comissionados. Rege-se pela lei 8.112/1990
O que são empregados públicos? Ocupam emprego público e são regidos pelo regime CELETISTA, tem contrato trabalhista de acordo com a CLT. Ex.: empregado público da Caixa Econômica, Banco do Brasil e etc.
O que são os temporários? Contratados temporariamentes
Ocupantes de cargo público ou de emprego público tem vínculo estatuário e institucional? Não! Cargo público = vínculo estatuário Emprego público = vínculo celetista
O que são Atos administrativos? É quando a administração exerce sua vontade. Ou seja, quando a administração quer "dizer" algo ela produz um ato administrativo.
Todos os poderes praticam atos administrativos ? Sim! O Poder Executivo de forma típica (são seus principais atos), Legislativo e Judiciário de maneira atípica.
Show full summary Hide full summary

Similar

Questões - Direito Administrativo
AJoao Faria
Sistema Administrativo Brasileiro
Amanda Chaves0062
Introdução D. Adm
Lucas Dias
Princípios Implícitos
Lucas Dias
Princípios Implícitos II
Lucas Dias
Classificação Órgãos
Lucas Dias
LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (LIA) 8.429/92
daniel silva
Fundações Públicas
marcelospinolara
Fundações Públicas (2)
marcelospinolara
Criação e Extinção de Órgãos Públicos
Jonatas F
Direito Administrativo
Genilson Silva