Interdependência Complexa

Description

Flashcards on Interdependência Complexa, created by Nicole Megale on 14/05/2020.
Nicole Megale
Flashcards by Nicole Megale, updated more than 1 year ago
Nicole Megale
Created by Nicole Megale almost 4 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
Quem idealizou a Teoria da Interdependência Complexa? Keohane e Nye
O que é vulnerabilidade? Vulnerabilidade é usada para medir a capacidade do Estado de reagir às mudanças causadas por algum acontecimento.
O que é sensibilidade? A sensibilidade é usada para medir o grau de influência de um Estado sobre o outro, o quanto um Estado foi afetado por determinado acontecimento e quais mudanças o ocorrido causou nas unidades.
Os realistas levam em consideração apenas as relações entre Estados (interestatais). E os teóricos da Interdependência Complexa? Os teóricos da Interdependência Complexa levam em consideração as relações interestatais, transnacionais e transgovernamentais.
O que a Interdependência Complexa fala? Existe uma interconexão entre essas unidades, em que uma ação de uma ou de um grupo teria um impacto para além delas. É fundamental para explicar essa interconexão, pros teóricos da interdependência, o desenvolvimento das comunicações.
Por que foi necessário criar uma nova teoria? O Realismo Estrutural acreditava que deveria-se analisar a posição que os Estados ocupam no sistema, e não as interações entre elas. Por isso, devido aos acontecimentos da década de 70, foi necessário a criação de um modelo que entendesse essas interações.
Em qual contexto que foi criada essa teoria? Cite ao menos dois. Crise do Petróleo Retirada do exército americano do Vietnã Batalha comercial entre EUA e Japão Desvalorização do Dólar (dólar-ouro)
Para a Interdependência Complexa, é necessária que uma interconexão seja mutualmente benéfica? Não. Pode-se ter ganhos de soma zero ou ganhos relativos; por esse motivo, é possível o acontecimento de conflitos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Desenv. Paginas Padrão Web
silviacunha.m
Desenvolvimento de Aplicações WEB - Módulo 01
Cristiano Barcelos
Organizações Internacionais: Definição e História.
Naira Barros
Calendário dos Vestibulares - 1º/2015
GoConqr suporte .
O Estado de Natureza de Hobbes, por Bobbio e Bovero
Júlia Raquel
Morghentau
victoria.zepol
Teoria das Relações Internacionais
Taynara Dettmann
Teste PUC Fernanda
fernanda lino de lima
Idealismo
Esthéfani Gonçal
Cronograma de estudos Enem 2020
Rafaele Carvalho