Básico-Redes

Description

Conceitos básicos de redes de computadores
Marcelo Rodrigues Ferreira
Flashcards by Marcelo Rodrigues Ferreira, updated more than 1 year ago
Marcelo Rodrigues Ferreira
Created by Marcelo Rodrigues Ferreira almost 4 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Conceito de Uma Rede de Computadores Conjunto de dispositivos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.
Switch Dispositivo que função de dar acesso a rede para os computadores.
Roteadores Dispositivo que tem a função de encaminhar os pacotes IP para o destinos corretos e assim por diante.
Protocolo Convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. Os protocolos podem ser implementados por software, hardware ou uma combinação dos dois.
Classificação das Rede de Computadores Podem ser classificadas quanto à sua: Abrangência e Finalidade. Obs. não são as únicas classificações.
Quanto a abrangência LAN, WAN, MAN, CAN, SAN e PAN.
Redes LAN LAN (Local Area Network) - é um grupo de dispositivos processadores interligados em uma rede em um mesmo ambiente.
Redes WAN WAN (Wide Area Network) - Rede de Longa Distância é a rede de interligação de diversos sistemas de computadores, ou redes locais, localizados em regiões fisicamente distantes.
Redes MAN MAN (Motropolitan Area Network) Rede Metropolitana é uma rede dentro de uma determinada região (normalmente dentro de uma mesma cidade) onde os dados são armazenados em uma base comum, por exemplo, uma rede de um determinado banco ou farmácia dentro de uma mesma cidade.
Redes CAN CAN (Campus Area Network) Rede de Campus é uma rede que compreende uma área mais ampla que uma rede local, a qual pode conter vários edifícios próximos interligados entre si.
SAN SAN (Storage Area Network) Rede de armazenamento é uma rede que compartilha uma base de dados comum em um determinado ambiente, normalmente em um Data Center.
PAN Uma Rede PAN, também designadas de redes de área pessoal, são redes que usam tecnologias de redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, etc) numa área muito reduzida.
Quanto a sua Finalidade Internet, Intranet, Extranet e VPN(Rede Privada Virtual)
Rede Internet É o conjunto de rede de computadores interligadas pelo munto inteiro, portanto é uma rede pública. A Internet utiliza a arquitetura TCP/IP e disponibiliza o acesso a serviços de rede disponibilizadas ao redor do globo, permitindo a comunicação e troca de informação e troca de informação aos usuários de todo planeta.
Rede Intranet É a rede de computadores e uma determinada empresa, baseada também na arquitetura TCP/IP. Fornece serviços aos empregados e permite a comunicação interna da empresa de forma controlada. Normalmente é interligada ao ambiente eterno (á internet) de maneira segura. Também é conhecida como Rede Corporativa.
Rede Extranet É um concento que permite o acesso de funcionários e fornecedores de uma organização aos recursos disponibilizados pela intranet. Dessa maneira, podemos disponibilizar um padrão unificado entre as diversas empresas, filiais ou parceiros de negócio da corporação.
Rede VPN (Rede Privada Virtual) VPN é uma rede virtual estabelecida entre dois ou mais pontos, a qual oferece um serviço que permite o acesso remoto de funcionários ou fornecedores a uma determinada rede, a fim de executarem suas tarefas como se estivessem na rede local da empresa.
Show full summary Hide full summary

Similar

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Noções de Informática
Carlos Jr Uchôa
Informática Básica
Neylor Farias Ma
Informática de A a Z
fabianomotta
Informática - questões gerais
António Mordido
Introdução ao Microsoft Word
Roberto Becker
Informatica para Concursos - Hardware básico
Rômulo Santos