Clínica médica veterinária

Description

Flashcards on Clínica médica veterinária, created by Paulinho Gomes on 02/06/2020.
Paulinho Gomes
Flashcards by Paulinho Gomes, updated more than 1 year ago More Less
Eulalya Candido
Created by Eulalya Candido about 8 years ago
Paulinho Gomes
Copied by Paulinho Gomes almost 4 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
Na conjuntivite bacteriana crônica os tipos de células comumente encontradas no exame de citologia da conjuntiva são: Predominantemente neutrófilos, muitas células mononucleares, células epiteliais degeneradas, células caliciformes, muco, fibrina, com ou sem bactérias.
No tratamento de úlceras corneanas bacterianas pode ser utilizado: Cloranfenicol ou tobramicina.
Os sinais clínicos observados em um cão com ceratoconjuntivite seca bilateral são: Blefaroespasmo, enoftalmia, secreção mucóide e mucopurulento, ulceração crônica e vascularização corneana e pigmentação.
Um cão de dois anos de idade deu entrada numa Clínica Veterinária apresentando queixa de estar coçando o olho esquerdo com a pata, de ficar se escondendo, sem querer se alimentar e triste. Foram identificados os seguintes sinais clínicos: blefaroespasmo, pupila dilatada, veias episclerais ingurgitadas, déficit visual, buftalmia, estrias de descemet e luxação de lente. Com base na queixa e achados do exame oftálmico é possível diagnosticar este animal com: Glaucoma
O estágio de desenvolvimento é o método mais útil de classificação da catarata, pois está relacionado às complicações desta bem como ao seu possível tratamento. Assim podemos classificar como catarata imatura a que tem os seguintes aspectos Opacidade marcante mas incompleta com visão comprometida.
Assinale abaixo o mecanismo pelo qual a insuficiência miocárdica leva a uma insuficiência cardíaca A insuficiência miocárdica reduz a contratilidade diminuindo o volume sistólico, deprimindo a capacidade do coração de compensar a diminuição do débito cardíaco
Um poodle de 8 anos de idade portador de regurgitação mitral grave refratária aos inibidores da ECA deve ser tratado com: Hidralazina.
Em cães portadores de cardiomiopatia dilatada congestiva assinala-se como distúrbio eletrocardiográfico comum: Fibrilação atrial
No cão portador de dirofilariose é possível encontrar os seguintes achados radiográficos: Aumento ventricular direito, dilatação do tronco pulmonar, artérias pulmonares tortuosas.
Os achados clínicos característicos de um gato com cardiomiopatia hipertrófica são: Edema pulmonar, taquipnéia, respiração ofegante, estertores pulmonares, sopro em mitral, pulso femoral forte.
Os sinais clínicos de eritema gengival, arredondamento da margem da gengiva e sangramento são característicos de: Gengivite.
Assinale abaixo os testes diagnósticos a serem utilizados, na sequência correta, em um paciente com queixa de regurgitação, odinofagia e disfagia: Radiografia do pescoço e tórax, esofagograma contrastado, endoscopia digestiva.
Um cão Pastor Alemão de 8 anos de idade foi atendido com histórico de estar, há aproximadamente 3 meses, vomitando logo após ingerir alimento, perda de peso, alerta mas intolerante ao exercício, apetite depravado, fezes poucas mas normais e na última semana começou a apresentar secreção nasal e tosse. Com base nestes achados de anamnese iniciais assinale sua suspeita clínica e conduta para fins de elucidação diagnóstica Megaesôfago adquirido e pneumonia – solicitar radiografia cervical e torácica, esofagograma contrastado, hemograma, dosar levotiroxina e anticorpo para acetilcolina.
Um gato foi diagnosticado no Hospital Veterinário como portador de atonia intestinal. Assinale qual dos fármacos abaixo está contra-indicado para este paciente: Loperamida.
Um gato de 5 meses de idade, não vacinado, deu entrada com quadro clínico de vômito, dor abdominal, diarréia hemorrágica e febre. Solicitou-se hemograma onde observou-se VG = 60%, leucopenia com neutropenia e linfopenia. O animal veio a óbito 24 hs após sua chegada. Com base nestes achados é possível afirmar que este animal era portador de: Parvovírus felino.
Um cão da raça Yorkshire de 3 anos de idade foi atendido com histórico de estar com tosse não produtiva. O animal vive sozinho em um apartamento. Ao exame físico verificou-se temperatura normal, ausência de estertores pulmonares à auscultação e a palpação da traquéia na entrada torácica iniciou uma tosse seca paroxística improdutiva. Mucosas normais, ausência de secreção nasal. Hemograma e radiografias torácicas e cervicais sem alterações. Com base nestes achados podemos afirmar que este animal é portador de: Traqueíte não-infecciosa.
Assinale abaixo os principais achados clínicos de um gato portador de Asma Felina. Angústia respiratória, tosse, cianose, sibilos, respiração com a boca aberta.
No protocolo de tratamento da Pneumonia Bacteriana devemos utilizar: Amoxicilina clavulanato, oxigênio, hidratação das vias aéreas, tapotagem.
Um Poodle de 9 anos portador de insuficiência da valva mitral, assintomático, foi atendido numa clínica veterinária para tratamento de uma gastroenterite alimentar. Após 30 minutos de iniciado a fluidoterapia com NaCl 0,9% intravenoso o animal começou a manifestar dificuldade respiratória, taquipnéia, tosse, sibilos, estertores crepitantes e espuma fluindo pelas narinas. Diante destes achados assinale o seu diagnóstico clínico e conduta terapêutica adequada ao quadro. Edema pulmonar – suspender a fluidoterapia, furosemida, repouso e oxigênio.
Os felinos podem ser acometidos por uma Infecção do Trato Respiratório Superior, que é uma enfermidade com diversos agentes etiológico envolvidos. Assinale abaixo a afirmativa correta correlacionando o agente etiológico com os sintomas desenvolvidos por ele. Herpesvírus felino causa espirros agudos, secreção nasal mucopurulenta e ulceração da córnea.
Assinale abaixo a dermatopatia que se desenvolve devido a mudanças do microclima da superfície cutânea e que tem predileção por acometer áreas com poucos pêlos e áreas úmidas da pele: Dermatite por Malassezia.
Um cão Shar-pei de um ano de idade foi atendido apresentando um quadro de alopecia generalizada, pústulas, prurido discreto e eritema. No exame de raspado de pele foi identificado forma jovens e adultas de Demodex canis. Assinale a sua conduta terapêutica para este paciente. Xampu de peróxido de benzoíla, Banho com amitraz, ivermectina, cefalexina, castração.
Dentre as enfermidades cutâneas abaixo relacionadas, assinale aquela que se caracteriza por apresentar uma predisposição genética na sua manifestação. Dermatite atópica
Qual das condutas abaixo é a mais indicada para diagnosticar a etiologia da Dermatite Atópica ? Teste Alérgico
Um cão Poodle de 4 anos, foi atendido no Hospital Veterinário com histórico de estar com queda de pêlo intensa e descamação, intolerante ao exercício e triste. Ao exame físico observou-se temperatura corporal 37,2oC, freqüência cardíaca 70 bat./min, freqüência respiratória 20 mov./min, hiperpigmentação cutânea, alopecia simétrica e bilateral do tronco, mixedema, prurido discreto. Diante destes achado qual o seu diagnóstico clínico e o exame para confirmação ? Hipotireoidismo – dosar T3 e T4.
Um cão estava sendo submetido a tratamento de dermatite alérgica à pulgas havia 3 meses ininterruptos com prednisona (2 mg/kg BID) e, segundo o proprietário, há um mês ele começou a ter queda de pêlo, comer e beber muito, urinando excessivamente, cansado e com o abdome distendido. Após o exame físico o Médico Veterinário realizou o Teste de Estimulação pelo ACTH o qual resultou em hipoadrenocorticismo espontâneo. De acordo com os dados apresentados e o resultado do Teste de Estimulação podemos diagnosticar este animal com: Hiperadenocorticismo iatrogênico.
Um gato de 3 anos de idade SRD, foi atendido com histórico de estar ingerindo muita água e também urinar muito. Estava se alimentando porém perdeu um pouco de peso, pois o prorietário informa que o animal para de se alimentar para tomar água. No exame físico não verificou-se alterações dignas de nota. Foi colhido urina para análise onde foi observado como principal alteração a densidade urinária que estava em 1,006. Adicionalmente mensurou-se a uréia e creatinina sérica que estavam em 50 mg/dL e 1,5 mg/dL, respectivamente. Com base nestes achado indique o seu diagnóstico nosológico e o exame específico para confirmação. Diabetes insípidus – teste de privação da água.
hipotireoidismo canino Os sinais neuromusculares podem ser as alterações predominantes em alguns cães com hipotireoidismo. Os sinais cutâneos clássicos de hipotireoidismo incluem alopecia do tronco simétrica bilateral que pode ser localizada ou generalizada, não pruriginosa, seborréia e piodermite.
Tanto a hipercalemia como a hipocalemia determinam no paciente um quadro de fraqueza muscular generalizada. Clinicamente podemos diferenciar estes desequilíbrios eletrolíticos realizando o eletrocardiograma deste paciente onde poderá ser observado os seguintes achados: Na Hipercalemia diminuição da onda R, prolongamento de PR e ausência de onda P; na Hipocalemia diminuição da onda T, diminuição de ST e prolongamento de QT.
No tratamento da acidose metabólica devido a insuficiência renal crônica é recomendado a administração de: Bicarbonato de sódio.
convulsões em cães e gatos II- A convulsão real pode ser precedida por minutos ou horas de comportamento incomum, incluindo esconder-se ou buscar atenção ou agitação III- As convulsões do tipo generalizada podem ser subdivididas em tônico-clônica, tônica, clônica, atônica e miotônica
Um cão Boxer de 3 anos de idade foi atendido no Hospital Veterinário com histórico de estar manifestando episódios de convulsão generalizada uma vez por semana, há aproximadamente 2 meses. Neste caso o tratamento deste paciente deve ser iniciado com: Brometo de Potássio.
Um cão poodle de 4 anos de idade chegou a uma Clínica Veterinária com histórico de havia 15 dias ter começado a apresentar convulsões (1 a cada 3 dias), andando em círculo e não reconhecendo algumas pessoas da casa. Nesta última semana o animal parou de andar, está gemendo e não consegue beber água e se alimentar sozinho. Não havia histórico pregresso de trauma, nem acesso a produtos químicos e o animal vive sozinho em um apartamento. Vacinas em dia. No exame físico observou-se temperatura corporal 40,2oC, nistagmo, inclinação da cabeça, cegueira, paralisia dos nervos facial e trigêmio, ataxia, convulsões. Não foi verificado quaisquer ferimentos externos ou inflamações. Foi solicitado exame do líquor para cultura e citiologia onde verificou-se ausência de crescimento bacteriano, ↑ proteínas, pleocitose por linfócitos e monócitos. Após uma semana do atendimento o animal veio a óbito. Diante destes achados é possível suspeitar que este animal era portador de: Meningoencefalite granulomatosa.
Um paciente canino foi diagnosticado com provável Encefalopatia Hepática Aguda. Para a confirmação laboratorial de lesão intrahepática que possa levar a estas alterações neurológicas recomenda-se a dosagem de: Alanina Aminotransferase e Arginase.
Dentre as diversas causas de uremia aguda podemos identificar aquelas decorrentes de origem pré-renal, renal intrínseca e pós-renal. Assinale abaixo as etiologias que representam tais origens, respectivamente: Hemorragia, Glomerulonefrite, doença do trato urinário inferior de felinos.
No paciente renal crônico uma das complicações clínicas mais comuns é a hipertensão arterial. Assim, qual o principal mecanismo decorrente da insuficiência renal relacionado ao desenvolvimento desta complicação ? Retenção de água e sódio.
Em relação à glomerulonefrite, o achado laboratorial obtido na urinálise de maior significância é a: Presença de proteinúria.
Dentre as complicações decorrentes da iscúria prolongada em gatos com doença do trato urinário inferior obstrutiva, cita-se a atonia ou disfunção vesical pós-desobstrução. Para o tratamento desta disfunção recomenda-se, além da compressão manual para o esvaziamento da bexiga: Betanecol.
Dentre as diversas patologias do sistema reprodutor feminino assinale aquela caracterizada por apresentar corrimento vulvar mucóide e acometer fêmeas pré-púberes ou castradas. Vaginite
O complexo hiperplasia endometrial cística-piometra é considerado um distúrbio uterino potencialmente letal. Para a sua manifestação é necessário que, inicialmente, o crescimento e a atividade secretória das glândulas endometriais sejam estimuladas. Assim, identifique abaixo qual o hormônio envolvido neste processo e em que fase do ciclo estral ele está sendo liberado. Progesterona – diestro.
Para o protocolo de tratamento da hiperplasia mamária felina não necrosante é indicado: OH
O tumor venéreo transmissível (TVT) é primariamente tratado com sulfato de vincristina, com índices de recuperação próximos de 90%. Apesar de ser um quimioterápico de elevada segurança em relação ao paciente, assinale abaixo qual o principal efeito tóxico observado com a sua administração. Necrose perivascular.
Um cão de 7 anos de idade deu entrada numa Clínica Veterinária com histórico de ter aparecido nas últimas 48 horas com dor à micção, estar triste e secreção sanguinolenta pelo pênis. Ao exame físico observou-se temperatura corporal 40,5oC, apatia, dor abdominal na região hipogástrica, taquicardia e taquipnéia, desidratação, corrimento prepucial sanguinolento, não permitiu a palpação da próstata devido a dor. No hemograma a alteração significativa foi leucócitos – 50.000 e neutrófilos segmentados – 25.000. O exame ultrasonográfico da próstata revelou assimetria e espaços intraparenquimatosos cheios de fluido. Assim, responda as duas questões seguintes. Prostatite bacteriana aguda. Orquiectomia.
Um cão sem raça definida de 9 anos de idade foi levado a uma Clínica Veterinária apresentando histórico de estar já há algumas semanas triste, emagrecendo, vomitando de vez em quando, com o pêlo sem brilho e urinando muito. O animal não era vacinado nem vermifugado. Ao exame clínico verificou-se temperatura normal, freqüências cardíaca e respiratória elevadas, mucosas pálidas, ausência de ectoparasitas, melena, pulso filiforme, ritmo de galope com sopro sistólico. Foi solicitado hemograma onde observou-se alterações apenas na série vermelha: hemácias 2.500.000, hematócrito 10%, células normômicas, CHCM normal, anisocitose e contagem de reticulócitos baixa. Adicionalmente foi dosado a uréia e a creatinina, onde obteve-se 150mg/dL e 2,5 mg/dL respectivamente. Diante destes achados é possível afirmar que este animal apresenta: Anemia arregenerativa por doença renal.
É sabido que o diagnóstico de Anemia Hemolítica Imunomediada requer a demonstração de acelerada destruição imune dos eritrócitos. Diante desta afirmação qual dos exames abaixo listados seria mais indicado para confirmação do diagnóstico desta patologia ? Teste de Coombs direto.
A coagulação intravascular disseminada (CID) é caracterizada por uma fase hemorrágica aguda ou fulminante, causando sinais de clínicos de petéquias, equimoses e múltiplas hemorragias locais. Para que ocorra este distúrbio é necessária a ativação dos seguintes elementos: Trombina e plasmina.
Um cão Doberman de 3 anos de idade apresentou um histórico clínico relacionado a episódios de sangramento. Segundo o proprietário, quando o animal mastiga alimentos grosseiros como ossos ou quando faz corte de unhas manifesta-se sangramentos que demoram a parar. O animal não possui ectoparasitas, é vermifugado e vacinado, não tem contato com produtos químicos, não está tomando nenhum medicamento e não apresenta sinais de petéquias, equimoses e sufusões. Foi solicitado hemograma onde não se verificou alterações dignas de nota. Diante da história clínica do animal e do exame físico realizado, sugere-se como diagnóstico nosológico para este paciente: Deficiência do fator de Von Willebrand.
A Síndrome Choque é responsável pelo óbito de vários pacientes submetidos à terapia intensiva em Medicina Veterinária e Humana. Para o efetivo tratamento desta síndrome é necessário o entendimento das diversas formas de manifestação desta patologia. Assim, é correto afirmar que: O choque séptico é uma disfunção cardiovascular e alteração na perfusão tecidual decorrentes de uma resposta inflamatória sistêmica.
Um cão foi levado a uma clínica veterinária e pet shop para realização de uma tosa e como o animal estava com muito pêlo o proprietário resolveu levar o animal dentro da mala do veículo. Ao chegar na clínica e abrir a mala do carro o animal foi encontrado desmaiado, taquicárdico, taquipnéico e com a temperatura corporal de 42oC. Imediatamente este paciente foi diagnosticado como uma emergência clínica e conduzida ao ambulatório para tratamento. Com base neste histórico assinale o seu diagnóstico e tratamento a ser adotado: Intermação banhar o animal com água normal
Show full summary Hide full summary

Similar

PREPARO PRÉ-OPERATÓRIO
Daniel Quiroga
Quiz - Sífilis
Sandy Karolline
Anestesiologia
Eulalya Candido
Conteúdos gerais - legislação
Bianca Santos
Específicas
Bianca Santos
Medicina
Helena Medeiros
PREPARO PRÉ-OPERATÓRIO
Gustavo Oliveira
Medicina
Mariana Teneos