Literatura - Escolas Literárias

Description

Literatura - Escolas Literárias
Isabella  Laia
Flashcards by Isabella Laia, updated more than 1 year ago More Less
Amanda Destro
Created by Amanda Destro over 9 years ago
Isabella  Laia
Copied by Isabella Laia almost 4 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
TROVADORISMO: Cantigas líricas (amigo e amor) e satíricas (escárnio e maldizer), são as primeiras manifestações poéticas impregnadas dos valores da Idade Média.
HUMANISMO (1418-1527): Do Teocentrismo (Deus no centro do universo) medieval ao Antropocentrismo (Homem no centro do universo) renascentista. Período marcado por autos e farsas moralizantes.
CLASSICISMO (1527-1580): A valorização da cultura greco-romana traz nova fase de racionalismo. (Grande poeta - Camões)
QUINHENTISMO (1500-1601): Na época do descobrimento do Brasil, a literatura compreende a produção informativa dos cronistas e os textos catequéticos dos missionários jesuítas.
BARROCO (1601-1768): No contexto da contrarreforma Católica as ideias antagônicas, os paradoxos e as antíteses presentes nas obras do movimento revelam a tentativa do homem de conciliar razão e fé.
ARCADISMO (1768-1836): Os ideais libertários do Iluminismo impulsionam uma produção poética que valoriza a harmonia do homem com a natureza e o resgate de elementos das Antiguidade clássica.
ROMANTISMO (1836-1881): Subjetividade, sentimentalismo e liberdade formal são elementos centrais da literatura ligada à ascensão burguesa.
REALISMO (1881-1922): O mundo em desencanto substitui a idealização romântica pela crença na visão racional e materialista.
NATURALISMO (1881-1922): A produção literária, impulsionada pelo avanço da ciência, põe o escritor como observador imparcial diante das personagens.
PARNASIANISMO (1882-1922): A exaltação da objetividade e abusca pela forma perfeita, numa reação aos excessos de forma e conteúdo do Romantismo.
SIMBOLISMO (1893-1922): A poética espiritualizada e centrada no poder da sugestão e da transcendência reage aos avanços da tecnologia.
PRÉ-MODERNISMO (1902-1922): O nacionalismo crítico e o olhar sobre os problemas sociais do Brasil unem obras de características diversas.
MODERNISO 1° FASE (1922-1930): Uma arte não sentimental e não realista, que exige a participação ativa do leitor, promove uma revolução na literatura e nas artes plásticas.
MODERNISMO 2° FASE (1930-1945): Essa nova geração busca expor as múltiplas faces que compõem o painel da população brasileira, numa literatura engajada e regionalista.
MODERNISMO 3° FASE (a partir de 1945): Três grandes nomes da literatura brasileira têm destaque: Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.
Show full summary Hide full summary

Similar

Literatura - Escolas Literárias
Janderson Barroso
De quem é a frase?
Liciane Brun
Gincana Literária- 2°Ano -Em
J.M.Soares Silva
Literatura ocidental
Selma Porto
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso