Geometria Analítica - Plano Cartesiano e Retas

Description

Flashcards para resumo de geometria
DEBORA FERREIRA BARROS
Flashcards by DEBORA FERREIRA BARROS, updated more than 1 year ago
DEBORA FERREIRA BARROS
Created by DEBORA FERREIRA BARROS almost 4 years ago
31
0

Resource summary

Question Answer
O Plano Cartesiano trata-se de? Trata-se de dois eixos perpendiculares que pertencem a um plano em comum
Esse método gráfico é utilizado em diversas áreas, sobretudo na? Matemática e na cartografia.
A linha vertical é chamada de? Eixo das ordenadas (y)
A linha horizontal é chamada de? Eixo das abscissas (x)
Com a intersecção dessas linhas temos a formação de 4 quadrantes:
No plano cartesiano os números podem ser ___. Positivos ou negativos. Ou seja, os números positivos vão para cima ou para a direita, dependendo do eixo (x ou y). Já os números negativos, vão para a esquerda ou para baixo.
1.º quadrante: os números sempre serão positivos: x > 0 e y > 0
2.º quadrante: os números são negativos ou positivos: x 0
3.º quadrante: os números são sempre negativos: x
4.º quadrante: os números podem ser positivos ou negativos: x > 0 e y
- Exemplos As coordenadas cartesianas são representadas por dois números racionais entre parênteses, os quais são chamados de elementos: A: (4, 7) B: (8, -9) C: (-2, 2) D: (-5, -4) E: (5, 3)
Na matemática, as retas são? Linhas infinitas formadas por pontos.
As retas são representadas por _____ e devem ser desenhadas com_____, indicando que ______. letras minúsculas; setas para os dois lados; não possuem fim.
Já os pontos da reta são indicados por____. letras maiúsculas
As retas são diferentes das linhas, uma vez que ? Elas não fazem curva.
Quais as propriedades da reta? As retas são linhas infinitas, possuem somente uma dimensão (unidimensional), numa reta existem infinitos pontos e as retas podem estar em três posições: horizontal, vertical e inclinada
Quais os tipos de reta? Retas paralelas, Perpendiculares, Transversais, Coincidentes, Concorrentes, Coplanares e Reversas.
Qual a característica das retas paralela? Não existe ponto em comum entre as retas, ou seja, elas estão posicionadas uma ao lado da outra e sempre no mesmo sentido (vertical, horizontal ou inclinada).
Qual a característica das retas Perpendiculares? Possuem um ponto em comum, o qual forma um ângulo reto (90°)
Qual a característica das retas Transversais? Retas que são transversais às outras retas. É definida como uma reta que possui interseção com as outras retas em pontos diferentes.
Qual a característica das retas Coincidentes? Diferente das retas perpendiculares, as retas coincidentes possuem todos os pontos em comum.
Qual a característica das retas Concorrente? São duas retas que se encontram em determinado ponto (vértice). No entanto, diferente das retas perpendiculares, elas se cruzam e formam entre si ângulos de 180°, chamados de ângulos suplementares.
Qual a característica das retas Coplanares? São retas que estão presentes no mesmo plano no espaço. Na figura ao lado ambas pertencem ao plano β.
Qual a característica das retas Reversas? Diferente das retas coplanares, esse tipo de reta estão presentes em planos distintos.
Equação Geral Da Reta A Equação Geral da Reta é utilizada quando as retas estão representadas num plano cartesiano. É expressa da seguinte maneira: ax + by + c = 0 a, b e c: números reais constantes a e b: são valores diferentes de zero (não nulos) x e y: são as coordenadas de um ponto do plano P (x,y)
A Equação Reduzida da Reta também é calculada quando uma reta intercepta o eixo de coordenadas em um ponto do plano cartesiano. Ela é expressa da seguinte maneira: y = mx + n x e y: coordenadas de um ponto qualquer da reta m: coeficiente angular da reta n: coeficiente linear
Enquanto a reta é infinita dos dois lados, o segmento de reta é ____. Ou seja, ele é ____. Ele é representado com ____. Marcado por dois pontos da reta; uma parte da reta que possui início e fim; um traço acima dos pontos da reta.
O que são semirretas? São retas que possuem início, mas não apresentam um fim, ou seja, elas são ilimitadas num dos sentidos. São representadas com uma seta acima das letras, a qual indica a direção da semirreta.
Show full summary Hide full summary

Similar

GEOMETRIA E FIGURAS BÁSICAS
Hugo Fonseca
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Geometria Espacial
nathielecosta
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
GEOMETRIA ESPACIAL
Larissa Teixeira
A geometria plana é a parte da matemática que estuda as figuras que não possuem volume.
niava.iat
Geometria Analítica
Victor Avila
Distâncias
Ana Fernandes
Geometria Analítica
Jamily Victória dos Santos Silva
GEOMETRIA ANALÍTICA
ISABELLY CARDOSO DA SILVA