APRESENTAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL

Description

Treinamento Pessoal Flashcards on APRESENTAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL, created by Tayse Limaa on 28/06/2020.
Tayse Limaa
Flashcards by Tayse Limaa, updated more than 1 year ago More Less
CLAUDIA DUARTE
Created by CLAUDIA DUARTE about 7 years ago
Tayse Limaa
Copied by Tayse Limaa almost 4 years ago
3
0

Resource summary

Question Answer
Política de Assistência Social e Serviço Social Ementa: A história da proteção social e da assistência social. As tendências contemporâneas da Assistência Social pública: limites, possibilidades e desafios da atuação do assistente social na efetivação de direitos. A Assistência Social brasileira a partir da Constituição Federal de 1988 e da regulamentação da LOAS (1993). A Política Nacional de Assistência Social (2004) e a implementação do SUAS (2005). As novas formas de gestão da Assistência Social. As particularidades e singularidades da Assistência Social no Rio Grande do Norte.
- Formular, executar e avaliar políticas sociais no âmbito da assistência social em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil; - Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais, na área de assistência social, em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil; - Viabilizar o acesso e a garantia de direitos da população usuária dos serviços sociais sócio-ocupacional da Assistência Social.
- Conhecer e apreender a trajetória histórica proteção social e da assistência social no Brasil; - Apreender e analisar as tendências contemporâneas da Assistência Social pública: limites, possibilidades e desafios da atuação do assistente social na efetivação de direitos; - Conhecer e compreender a legislação que regulamenta a PNAS no Brasil. - Identificar e compreender as particularidades e singularidades da Assistência Social no Rio Grande do Norte.
UNIDADE I - Antecedentes Históricos da Política de Assistência Social no Brasil; - Serviço Social, Assistência Social e Assistencialismo; - A Assistência Social Brasileira no âmbito da Seguridade Social; - LOAS E PNAS.
UNIDADE II - SUAS: Matrizes Conceituais e o papel estratégico do Estado. - A gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social; - A Democratização do Estado e o Controle Social no Contexto do SUAS; UNIDADE III - Parâmetros de atuação do assistente social na Política de Assistência Social; - Intervenção profissional do assistente social e as condições de trabalho no RN.
- Aulas expositivas e dialogadas; - Estudo dirigido de texto em grupo e individual; - Seminários temáticos; - Pesquisa virtual, estatística e documental sobre a temática, em especial, na realidade do RN; - Leituras com debates. - Estudos de Casos.
Avaliações UNIDADE I Mapa Conceitual (3.0) + Prova escrita (7.0) Unidade II - Exin (10.0) Unidade III - Visita técnica + Seminários (10.0) Obs: Atividades ADE's complementares (Leitura de material, filmes, resenhas, questionários)
Show full summary Hide full summary

Similar

Urbanização
rebeca.oliv
Estatística descritiva: Quizz
Maristela Bauer
Quiz Aula 02 - Estatística SSO
Jéssica Meireles
Política Social e método-Capítulo 1
lorenacampos44
Adolescência
Fernanda Escobar
Simulado - Estatística SSO
Jéssica Meireles
Leitura sobre Políticas Sociais
IRIS DE LIMA SOUZA
Quiz Aula 03 - Estatística SSO
Jéssica Meireles
Quiz Aula 04 - Estatística SSO
Jéssica Meireles
DIREITO DO CONSUMIDOR
tanisethomasi