Princípios orçamentários

Description

Concurso Público AFO (AFO - INTRODUÇÃO) Flashcards on Princípios orçamentários, created by ste.phane on 06/04/2015.
ste.phane
Flashcards by ste.phane, updated more than 1 year ago
ste.phane
Created by ste.phane about 9 years ago
65
1

Resource summary

Question Answer
Qual o conceito do princípio da universalidade? O princípio da universalidade estabelece que todas as receitas e despesas devam constar na lei do orçamento. (Art 6ª 4.320)
Qual o conceito do princípio da Totalidade? O princípio da totalidade ou unidade informa que todas as receitas e despesas da administração pública dos órgãos e entidades integrantes do orçamento fiscal e da seguridade fiscal devem estar contidas em apenas um só "documento" denominado de lei orçamentária. Assim cada ente da federação (U, E, DF e M), deve elaborar e aprova uma única lei orçamentária.
Qual o conceito do princípio da exclusividade? Este princípio estabelece que a lei orçamentária anual não contenha dispositivos estranhos à fixação da despesa e a previsão da receita.
Quais são as exceções ao princípio da exclusividade? Matérias que podem ser inseridas (autorizadas) na LOA e que não afetam princípio da exclusividade: 1 - Autorização para abertura de crédito adicional suplementar; 2 - Contratação de qualquer operação de crédito; 3 - Contratação de operação de crédito por ARO(antecipação da receita)
Qual o conceito do princípio do orçamento bruto? Este princípio estabelece que as receitas e despesas devam ser demonstradas na LOA pelos seus valores TOTAIS, isto é, sem deduções ou compensações. (Art 6º, lei 4.320)
Conceitue o princípio do equilíbrio orçamentário: A lei orçamentária anual deverá manter o equilíbrio, do ponto de vista contábil, entre os valores da receita e de despesa. Assim sendo, na LOA o total de receitas deve ser igual ao das despesas.
Como o princípio do equilíbrio orçamentário é estabelecido na LRF? A LRF consagra o princípio do equilíbrio orçamentário com maior abrangência, incorporando-o às finanças públicas, estabelecendo o princípio geral do equilíbrio, no qual as despesas deverão acompanhar a evolução das receitas, caso contrário, deverá haver limitação de empenho - gasto (Art. 9ª)
A LRF trouxe um novo conceito em relação ao princípio equílibrio orçamentário? Sim, depois da edição da LRF surge um novo conceito em relação ao princípio do equilíbrio, o chamado equilíbrio fiscal. Na verdade, a LRF exige-se mais que o equilíbrio, exige-se superávit fiscal, ou seja, que as receitas arrecadadas internamente, em especial relativa aos tributos, deve superar as despesas executadas de forma que o saldo (diferença positiva) possa ser utilizado para pagamento do serviço da dívida.
Qual o conceito do princípio da não afetação ou não vinculação? Este princípio proíbe a vinculação de receita de IMPOSTOS a órgão, fundo ou despesas, com as devidas ressalvas estabelecidas na própria CF. E com a emenda constitucional n.42 ampliou-se essa restrição estendendo a vinculação da receita de tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria e contribuições sociais e econômicas) a determinados investimentos. (art 167, IV, CF)
Uma lei ordinária ou complementar pode criar exceção a aplicação do princípio da não vinculação ou não afetação de IMPOSTOS? Não! Somente a Constituição Federal pode excepcionar a aplicação desse princípio relativamente aos IMPOSTOS. Assim, não é permitida a sua ampliação mediante quaisquer outros instrumentos normativos.
É possível vincular receitas a determinadas despesas desde que não seja de IMPOSTOS? Sim! Uma lei ordinária ou complementar poderá vincular receitas a determinadas despesas, desde que não seja de impostos, ou seja, receitas provenientes de taxas, contribuições e etc.
O princípio da não afetação (não vinculação) possui algumas exceções, quais as receitas de IMPOSTOS que podem ser vinculadas ? Receitas de impostos que podem ser vinculadas de acordo com a CF/1988: 1 - Fundo de participação dos Municípios; 2 - Fundo de participação dos Estados; 3 - Recursos destinados para a manutenção e serviços públicos de saúde e recursos destinados para manutenção e desenvolvimento do ensino - FUNDEB 4 - Recursos destinados às atividades da administração tributária; 5 - Recursos destinados à prestação de garantia às operações de crédito por ARO 6 - Recursos destinados à prestação de contragarantia à União e para pagamento de débitos com esta; 7 - Fundo de financiamento ao setor produtivo das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; 8 - Impostos dos municípios repartidos pela União e Estados
Show full summary Hide full summary

Similar

Dos Direitos da Personalidade (Arts. 11º ao 21º)
Luiz Concursos
Lei de Responsabilidade Fiscal
Carolina Duboc
Dicas de Português para Concursos
Rodrigo Pizetta
3 Canais do Youtube para Estudar para Concursos com Mapas Mentais
Luiz Fernando
Direito Tributário
Lúcio Flávio Lucca
ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
darlene_leite
Concurso - IFSP 2012 - Língua Portuguesa
Bruno Queiroz7514
Fundos Especiais
ruthmaressa