Dor pélvica crônica

Description

Medicina Flashcards on Dor pélvica crônica, created by RAFAEL BARBOSA PESCONI on 03/09/2020.
RAFAEL BARBOSA PESCONI
Flashcards by RAFAEL BARBOSA PESCONI, updated more than 1 year ago
RAFAEL BARBOSA PESCONI
Created by RAFAEL BARBOSA PESCONI over 3 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
Qual é a definição de dor pelvica crônica? Dor não ciclica de duração superior a 6 meses de localização na pelve causando prejuizos no dia a dia da paciente. 80% tem dismenorreia associado e 40% dispaurenia.
A endometriose é uma causa comum de dor pelvica crônica? Quais as outras? A endometriose representa 1/3 das causas de dor pelvica, outro 1/3 apresenta várias aderencias e o 1/3 restante não apresenta nenhuma alteração anatômica.
O tratamento para a endometriose e das aderências é resolutivo? Apenas no curto prazo, no médio e longo a dor recorre com a mesma intensidade.
Quais outros elementos estão relacionados com a dor pelvica crônica? Outros elementos comumente presentes são os eventos estressores como perda de um ente querido ou crises no casamento, além deles há o estresse proveniente de trabalho e outras responsabilidades além da modulação dos nociceptores sensibilizando-os.
Quais são os principais elementos que participam na modulação nociceptiva da dor crônica? Os principais elementos são o glutamato, substância P, bradicinina e o CGRP. Assim como seus respectivos receptores AMPAR/NMDA, NK1, B2 e CGRP1.
Essa modulação causa que tipo de consequencias? Provoca um estado de hiperalgesia devido ao aumento do limiar de ativação das fibras nociceptivas fazendo com que estimulos não dolorosos causem dor.
Por que é importante solicitar colonoscopia para essas pacientes? Porque a maioria delas apresenta mais de 45 anos, idade a qual apresenta um aumento crescente na incidencia de Ca de colon que é um importante diagnóstico diferencial para DPC.
Quais são as principais intervenções que podemos prescrever para as pacientes? Mudanças de estilo de vida e exercícios físicos, fisioterapia para o assoalho pélvico e eletro estimulação, medicamentos analgésico para as crises (piroxicam, tramadol e codeína) e terapia psicológica.
Por que devemos realizar um acompanhamento com USG? para descartar qualquer possibilidade de existir alguma doença anatômica de base.
Quais as principais comorbidades que as pacientes apresentam? Ansiedade e depressão em graus variados.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara