7ºAno - Elementos visuais físicos da cena

Description

Flashcards on 7ºAno - Elementos visuais físicos da cena, created by Nilma Pereira on 25/10/2020.
Nilma Pereira
Flashcards by Nilma Pereira, updated more than 1 year ago
Nilma Pereira
Created by Nilma Pereira over 3 years ago
22
0

Resource summary

Question Answer
O que são fatores de movimento sistematizados por Laban e quais são eles? São características que um movimento pode assumir para que o corpo se expresse. Há quatro fatores: tempo, peso, fluência e espaço.
O que é pantomima? Pantomima é uma forma de contar histórias ou de expressar pensamentos e emoções com ênfase no gestual e nas expressões faciais, em detrimento de um texto dramático.
Como é o papel do Pierrot está relacionado á pantomima e à mímica? . Pierrot era um personagem derivado da commedia dell’arte italiana que tornou-se, com o tempo, sinônimo de um “palhaço triste”. Sem usar palavras, o artista Jean-Gaspard Deburau contava as histórias inocentes do Pierrot, que sofria com o abandono da Colombina, sua amada, que ficou com o Arlequim. O personagem era representado sempre com o rosto pintado de branco e, frequentemente, seu figurino também era dessa cor. Seus movimentos estilizados contavam, de forma muda, suas aventuras.
Marcel Marceau foi considerado o maior mímico de todos os tempos. De que forma ele definia a mímica e quais eram suas intenções? Ele definia a mímica como “a arte do silêncio”. A intenção era a de expressar sentimentos por meio de ações, e não simplesmente a de traduzir palavras em gestos.
Como a luz elétrica transformou a iluminação teatral? A partir dela, tornou-se possível trabalhar com luzes mais direcionadas aos atores e aos objetos. A luz, até essa época, não tinha foco, nem direção específica, e iluminava, sem distinção, os atores e a plateia. Também foi a partir daí que se começou a ter a experiência de apagar as luzes antes de cada espetáculo, para que o foco da atenção do público estivesse no palco e nos atores.
De que forma a iluminação pode ajudar a contar história? O iluminador pode dar a impressão de passagem de tempo, escolhendo diferentes tonalidades para expressar o passado, o presente e o futuro. Além disso, as cores podem passar sentimentos e emoções.
Qual o objetivo da cenografia? O objetivo da cenografia não é exatamente o de decorar o palco para deixá-lo bonito, mas o de ajudar a materializar a história para o público. Este elemento visual do espetáculo pode mostrar à plateia quando e onde a história ocorre, ajudando a estabelecer a sua atmosfera.
Que elementos visuais os cenógrafos precisam levar em consideração para trabalhar? A escolha de cores e de formas, além da preocupação com os espaços, as texturas, as proporções e as escalas.
Show full summary Hide full summary

Similar

O TEATRO GREGO E A FILOSOFIA
e-pn-2007@hotmail.co
COMPANHIA CAMALEÃO
Juliana Rezende
História da Dança
Henrique Estrella
Quiz - Feudalismo - História 7° ano
Yasmin Bilha
Texto Dramático
Maria Manuel Ribeiro
Tecnologia e Dança
Tatiana Kehl
Teatro
hugonicolau
O Sertão!!!
nicolly assaoka2002
Faculdades
Ariel Rodante
Ferramentas Conceituais
Marcio Pizarro Noronha
Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Lais Almeida