Administração Pública

Description

Administração Pública , conceitos gerais.
Aerton Ferreira
Flashcards by Aerton Ferreira , updated more than 1 year ago
Aerton Ferreira
Created by Aerton Ferreira almost 9 years ago
60
2

Resource summary

Question Answer
Qual a relação existente no ESTADO entre governantes e governados ? DOMINAÇÃO
De quem é essa frase ? “Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo entre determinadas pessoas indicáveis” Weber
A dominação não é simplesmente o exercício do “poder”, mas também a sua ......... – que leva à .........! ACEITAÇÃO OBEDIÊNCIA
Quais os três tipos de dominação segundo Weber ? Dominação Tradicional Dominação Carismática Dominação Racional-legal
O que é a Dominação Tradicional ? Baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações. O “senhor” governa não porque tenha algum mérito ou competência específica, mas porque seu pai governava antes dele, e antes dele seu avô, etc.
O que é Dominação Carismática ? Baseada no carisma de uma pessoa. Acredita-se que aquele indivíduo possui qualidades e características extraordinárias, fora do comum, que o credenciam a liderar seus “súditos” ou “seguidores”. Estes lhe conferem um afeto e uma lealdade muitas vezes “cegos”.
O que é Dominação Racional-legal ? Baseada na lei! Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos. A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.
Resuma os três tipo de dominação segundo Weber: Dominação Tradicional :baseada nos costumes, na tradição. Dominação Carismática :baseada no carisma do líder Dominação Racional-Legal :Baseada nas normas eregulamentos
Como o modelo patrimonialista foi introduzido no Brasil ? Pela própria administração portuguesa quando ainda éramos uma colônia. Como Portugal era uma monarquia, todo o Estado era patrimônio da família real. Dom João VI em 1808.
No patrimonialismo há divisão entre bens públicos e privados ? A base de sua dominação é a tradição! Há confusão entre bens públicos e privados como se fossem únicos e os súditos como se fossem a extensão da família do rei.
Havia concursos públicos no patrimonialismo ( coronéis ) ? Não. Neste modelo, a posse em cargos públicos acontecia por livre nomeação do soberano. Desta forma, estes cargos eram direcionados a amigos e parentes.
Qual a característica forte do patrimonialismo ? O nepotismo e a corrupção.
Que prática do patrimonialismo é identificada pelo ditado : “Para os amigos tudo, para os inimigos a Lei”? O soberano está acima das regras, a racionalidade é subjetiva, ou seja, depende da opinião, da discricionariedade (e das arbitrariedades) do senhor no momento, inclusive nas decisões da Justiça. Se você é amigo do Rei pode “quebrar” algumas regrinhas!
Quais as principais características do modelo Patrimonialista ? Esfera Pública se confunde com a Privada; Racionalidade subjetiva; Sistema fiscal injusto e irracional; Tendência à corrupção e ao nepotismo; Falta de profissionalização;
Como Raymundo Faoro chamava o grupo que comandava o poder no Estado patrimonialista brasileiro ? Estamento Burocrático ( desrespeito aos princípios da impessoalidade e era composto por ocupantes de cargos públicos de alta cúpula, burocratas e políticos)
O termo Burocracia vem do francês “Bureau”, que se refere .... aos órgãos do governo (seria algo como “governo de escritório”).
Show full summary Hide full summary

Similar

Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Gerenciamento de Projetos - conceitos básicos
Luiz Fernando
Conceito de Marketing
Raquel Sargento
Sistema Intraurbano de Monitoramento de Direitos Humanos
Bethânia Suano
Fundamentos Adm
jONAS SILVA
Lei nº 8.666/1993
Lavs Agah
Introdução Administração Pública
Carolina Fernanda Silva
Glossário de Direito Empresarial
Daniella Paulino
Lei 8666/93
Rita Lima