Gestão de resíduos sólidos

Description

gestão de resíduos sólidos
Ana lourinho
Flashcards by Ana lourinho, updated more than 1 year ago
Ana lourinho
Created by Ana lourinho almost 9 years ago
144
2

Resource summary

Question Answer
- Gestão de resíduos sólidos Devido à natureza dos materiais que usamos diariamente em nossas casas, a grande percentagem dos resíduos que produzimos é possível de ser valorizada.
Os resíduos representam uma enorme perda de recursos, sob a forma de materiais e de energia. Ao valorizarmos adequadamente os materiais, estaremos a aumentar o seu tempo de vida no circuito de consumo.
De uma forma geral, mais de 35% dos resíduos sólidos urbanos (RSU) consistem em material orgânico (ex.: restos de comida, resíduos verdes de jardim) O papel e cartão têm uma fatia de 23,7%; 13,5% são embalagens de plástico e metal; e o vidro ocupa 5,6% sendo o restante, têxteis, finos, madeira e outros resíduos (Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente).
A reciclagem é um processo de tratamento de resíduos, que permite a sua reintrodução no ciclo produtivo, reduzindo assim a quantidade de matérias-primas. É uma gestão transversal a todo o ciclo, o qual analisa de maneira Holística.
O Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) define a estratégia de gestão dos resíduos sólidos urbanos, a nível nacional. Estabelece as prioridades no domínio da gestão dos RSU, as metas a atingir e as acções a implementar, e as regras orientadoras dos planos de acção nesta matéria.
Incineração A Incineração é um processo de eliminação de resíduos sólidos, que consiste na queima dos mesmos. Em unidades especiais, permitindo assim a redução do seu volume, com emissões gasosas controladas, possibilitando o aproveitamento de energia, com descarte das cinzas de queima.
A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias com vista a redução não só da produção e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo. Tem como finalidade reduzir a produção de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos, e o seu Impacto ambiental.
É uma gestão transversal a todo o ciclo, o qual analisa de maneira Holística. Tem como finalidade reduzir a produção de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos, e o seu Impacto ambiental.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão de resíduos sólidos
Joana Ferreira175
A exploração e transformação dos recursos naturais
martinscarlo6
Gestão de Resíduos Sólidos
ruiduarte987
Gestão de resíduos sólidos
gcarvalho2001.gc
resíduos
Ana lourinho
Gestão de Resíduos Sólidos
pedromrodrigues1
Digite seu texto aqui
JANAINA BARSOTTI DE ALMEIDA
Gestão de resíduos sólidos Urbanos
Yuu *.*
Trilha 01. Introdução à Gestão de resíduos sólidos
TEIA Espaço de Inovação
Gestão de residuos sóidos
martinscarlo6
GCSE Chemistry C2 topic notes
imogen.shiels