Orações + Orações Coordenadas

Description

Concursos Públicos Português Flashcards on Orações + Orações Coordenadas, created by Juliana Marques on 09/11/2020.
Juliana Marques
Flashcards by Juliana Marques, updated more than 1 year ago
Juliana Marques
Created by Juliana Marques over 3 years ago
23
0

Resource summary

Question Answer
O que é uma frase? Qualquer enunciado que possua sentido completo, que seja compreensível. Não precisa ter verbo. Ex: Fogo!
O que é uma oração? É a frase que possui verbo.
Quais os tipos de frases? Frase Nominal: Não possui verbo. Frase Verbal: Possui verbo, logo é uma oração.
O que é um período? Frase vista como um todo, pode conter uma ou mais orações. Seu final é marcado por pontuação que exijam o início de outra frase como ponto final, interrogação, exclamação etc...
O que é Período simples? Período simples: Possui apenas uma oração, logo uma oração absoluta(frase com sentido completo + verbo)
O que é Período composto? Mais de uma oração, ligadas por coordenação ou subordinação
Orações coordenadas Assindéticas/ Orações coordenadas Sindéticas Assindética: Sem o nexo Síndéticas: Com o nexo
Manual de como descobrir e se é OCA/OCS: 1: Ir atrás do nexo (ex. e, mas, tampouco, etc...); 2: Tentar deslocar toda a oração para o início; 3: Caso o período não faça mais sentido, a oração com o nexo é OCS e a outra é OCA.
Como descobrir se a oração é subordinada Adverbial/oração principal? 1: Identificar o Nexo 2: Tentar deslocar toda a oração (com o nexo) para o início; 3: Se ainda fizer sentido, a oração com nexo trata-se de OSA e a outra de oração principal.
Principal diferença entre orações coordenadas OCA/OCS e orações subordinadas OSA/OP? As orações subordinadas adverbiais podem ser deslocadas sem perda de sentido, já as orações coordenadas não.
Principais pontuações das coordenadas? a) OCA , OCS (vírgula obrigatória) b) OCA ; OCS ( ; para adversativas e conclusivas) c) , E (vírgula antes do e quando unir sujeitos diferentes)
Quais os principais nexos aditivos? E, NEM, TAMPOUCO, NÃO SÓ (= NÃO SOMENTE, NÃO APENAS), MAS TAMBÉM (=COMO TAMBÉM)
Quais os principais nexos adversativos? mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante (possuem natureza adverbial = podem ser deslocados)
Qual a pontuação das adversativas? a) vírgula antes do mas ( ... , mas...); b) Nexo em posição normal, anteposto ao verbo: vírgula antes do nexo (..., porém) ou ponto e vírgula antes do nexo e vírgula após (;porém,) c) Nexo deslocado= posposto ao verbo: ( ; ... ,nexo, ....)
Apareceu nexo 'mas'... Vírgula antes! kkk
Principais nexos alternativos: ou...ou (primeiro ou é dispensável); ora...ora / quer...quer/ seja...seja Lembrando que : por norma, os nexos não se misturam "ora" sempre fará par com "ora" por exemplo.
Caso não haja como diferenciar posição de OCA ou OCS ... Por convenção da gramática a primeira oração será OCA e a seguinte OCS.
Orações coordenadas adversativas indicam... - Oposição -Contrariedade -Ressalva
Orações coordenadas alternativas indicam... - Alternância - Escolha (condição)
Quais os principais nexos conclusivos? por isso, portanto, por conseguinte, consequentemente, pois (quando POSPOSTO ao verbo), logo, destarte, dessarte.
Orações conclusivas tem sentido de... - Conclusão (dã kkk) - Causa - Consequência (se pergunte "isso foi consequência de quê?")
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza