Crescimento e renovação celular

Description

Secundário Biologia Flashcards on Crescimento e renovação celular, created by Carla_Santos_98 on 07/06/2015.
Carla_Santos_98
Flashcards by Carla_Santos_98, updated more than 1 year ago
Carla_Santos_98
Created by Carla_Santos_98 almost 9 years ago
20
0

Resource summary

Question Answer
Experiências realizadas na 1ª metade do séc. XX permitiram concluir o quê? Experiências realizadas na 1ª metade do séc. XX permitiram concluir que o DNA é o material que contém a informação genética.
O que são os ácidos nucleicos, para que servem e como são constituídos? Os ácidos nucleicos são um grupo de moléculas, responsáveis pelo armazenamento da informação genética. São constituídos por unidades básicas chamadas nucleótidos.
O que é o DNA? O DNA é uma molécula formada por duas cadeias de nucleótidos que formam uma dupla hélice. As bases da dupla hélice apresentam complementaridade (a adenina emparelha com a timina e a citosina com a guanina).
Estrutura genérica de um nucleótido? Cada nucleótido é formado por uma base azotada, uma pentose (glícido com cinco carbonos) e um grupo fosfato ácido fosfórico). O conjunto formado pela pentose e pela base azotada é designado nucleósido.
Quais são os tipos de bases azotadas? Bases púricas - adenina e guanina (anel duplo) Bases pirimídicas - uracilo, timina e citosina (anel simples) Timina -> DNA Uracilo -> RNA Formam cadeias polinucleotídicas (ligações fosfodiéster)
Estrutura e características do DNA - A quantidade de purinas presentes no DNA é aproximadamente igual à quantidade de pirimidinas: A+G=T+C. - A+T ligam-se por 2 ligações H; G+C ligam-se por 3 ligações H. - As duas cadeias de dupla hélice desenvolvem-se em sentidos opostos - cadeias antiparalelas. - Todos os seres vivos têm DNA -> Universalidade. - O DNA é diferente de ser vivo para ser vivo -> Variabilidade.
O que é o gene? E o genoma? Genes são segmentos de DNA com uma sequência nucleotídica própria que contém determinada informação. O número de nucleótidos, a sua natureza e sequência diferem de gene para gene. Genoma é o conjunto de genes que constitui a informação genética de um indivíduo.
O que é o RNA? Como é constituído? Quais os tipos de RNA? O RNA é quimicamente semelhante ao DNA, porém de reduzidas dimensões. ORNA é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e bases azotadas: adenina, guanina, citosina e uracilo. Existem 3 formas básicas de RNA: - mRNA: RNA mensageiro; - tRNA: RNA transferência; - rRNA: RNA ribossómico.
Como se faz a replicação do DNA? A replicação do DNA faz-se por um processo semiconservativo, o que assegura a constância da sua estrutura. Cada uma das cadeias serviria de molde para uma nova cadeia -> cada uma das novas moléculas de DNA seria formada por uma cadeia antiga e uma nova.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução biológica
joana_pinto_202
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv