Neuroanatomia

Description

Terceita Prova
Ivan Fernandes
Flashcards by Ivan Fernandes, updated more than 1 year ago
Ivan Fernandes
Created by Ivan Fernandes almost 9 years ago
814
11

Resource summary

Question Answer
Território de vascularização das A. Cerebral Anterior, Média e Posterior. Anterior: Dois terços mediais anteriores do Encéfalo Média: Parte Lateral e Superficial do Encéfalo Posterior: Porção Inferior dos Lobos Occipital e Temporal.
O que a lesão das A. Cerebral Anterior, Média e Posterior ocasiona: Anterior: Hemiplegia e Hemianestesia. Média: Afasia, hemiplegia e perda de sensibilidade (principalmente no MMS). Posterior: Hemianopsia Lateral Heterônima
Descreva o caminho da circulação venosa Cerebral Superficial. 1. Seio sagital inferior + v. cerebral magna interna > seio reto. 2. Seio reto + seio sagital superior + seio occipital > confluência dos seios > seios transversos > seios sigmoides > jugular interna.
Quais duas veias formam a V. Cerebral Magna? Veia Cerebral Interna + Veia Basal.
Quais três veias formam a V. Cerebral Interna? Veias Septal, Veia Tálamo-Estriada e Veia Coróidea.
Quais são os 4 segmentos distintos da A. Carótida Interna? Cervical, Petroso, Cavernoso e Intracraniano.
Qual a função do sifão carotídeo? Reduz o impacto das pulsações arteriais e auxilia o retorno do sangue venoso.
Quais são os ramos do Segmento Cervical da A. Carótida Interna? Nenhum, não possui ramos.
Quais os segmentos das artérias vertebrais? Cervical, suboccipital e intracraniano.
Cite todos os Núcleos da Base: Putâmen, Globo Pálido Medial e Lateral, Substância Negra, Núcleo Subtalâmico, Núcleo Caudado, Núcleo Acumbens, Corpo Amigdalóide e Claustrum, Núcleo basal de Meynert.
Defina Polígono de Willis. "Anastomose Arterial de forma Poligonal situado na base do cérebro, onde circunda o túber cinéreo e o quiasma óptico" - Machado, 2ª Ed.
Função dos Núcleos da Base. Envolvidos com motricidade somática (planejamento e controle).
Quais os dois núcleos da base que constituem o Núcleo Lentiforme? Putâmen e Globo Pálido.
Qual a função do Núcleo Lentiforme? Faz planejamento, controle e modulação de movimentos.
Quais núcleos da base constituem o Núcleo Estriado? Putâmen e Núcleo Caudado.
Qual a função da Substância Negra? Produção de Dopamina.
Quais núcleos da base constituem o corpo estriado? Núcleo caudado, putâmen e globo pálido.
Quais são as duas divisões do Corpo Estriado? Neoestriado (striatum) - Putâmen e Núcleo Caudado. Paleoestriado (Pallidum) - Globo Pálido
Qual o caminho do Circuito Córtico-Estriado-Talâmico-Cortical (Circuito Básico) do Corpo Estriado. Córtex Cerebral → Fibras Córtico-Estriatais → Striatum → Globo Pálido →Fibras Pálido-Talâmicas → Núcleos Anterior Ventral e Lateral do Tálamo → Córtex Cerebral.
As Fibras Tálamo-Corticais formam qual Tracto da Medula Espinhal? Tracto Córtico-Espinhal.
Explique o Circuito Nigro-Estriato. Circuito Subsidiário do Circuito básico do Corpo Estriado que mantém a conexão entre o Striatum e a substância Negra.
Lesões das Fibras Negro-Estriatais ocasionam qual condição? Síndrome de Parkinson.
Explique o Circuito Pálido-Subtalâmico-Palidal. Circuito Subsidiário do Circuito básico do Corpo Estriado no qual o núcleo Subtalâmico é capaz de modificar a atividade do circuito básico, agindo assim sobre a motricidade somática.
Quais são as duas partes que compõem a substância Negra? Compacta (neurônios dopaminérgicos) Reticular (neurônios gabaérgicos)
A lesão de qual artéria causa a Síndrome de Wallenberg? A. cerebelar póstero-inferior.
Defina sistema Extrapiramidal e piramidal. Vias eferentes que passam ou não pelas pirâmides bulbares em seu trajeto até a medula.
Quais são os dois tractos que constituem a via piramidal? Córtico-Espinhal e Córtico-Nuclear (correspondente do primeiro no tronco encefálico).
Qual o trajeto das fibras do tracto Córtico-Espinhal? Área 4 → Coroa Radiada → Perna Posterior da Cápsula interna → Base do pedúnculo Cerebral → Ponte e Pirâmide Bulbar → Decussação das Pirâmides → Tractos Córtico-Espinhais Anteriores (não se cruza) e Laterais (se cruza).
O que as Lesões do Tracto Córtico-Espinhal ocasionam? Paresia (fraqueza muscular), sinal de Babinski, dificuldade executar movimentos finos e independentes (como abotoar a camisa).
Qual a principal função do Tracto Córtico-Nuclear? Transmitir impulsos aos neurônios motores do tronco encefálico.
Qual o trajeto do tracto Córtico-Nuclear? Área 4 (parte inferior) → Joelho da Cápsula Interna → Tronco Encefálico → Associação com o Tracto Córtico-Espinhal
Cite uma grande diferença entre o tracto Córtico-Nuclear e tracto Córtico-Espinhal. A maioria das fibras do tracto Córtico-Nuclear são homolaterais. (importância clínica).
Quais são os principais tractos das vias extrapiramidais? Rubro-Espinhal Vestíbulo-Espinhal Retículo-Espinhal Tecto-Espinhal
Qual a principal função do tracto Rubro-Espinal? Motricidade Somática dos Músculos distais dos Membros.
Qual a principal função do tracto Tecto-Espinal? Movimentação da cabeça + estímulos visuais.
Qual a principal função do tracto Vestíbulo-Espinal? Conduz informações aos núcleos vestibulares relacionados a manutenção do equilíbrio.
Qual a principal função do tracto Retículo-Espinal? Ligação de várias áreas da formação Reticular com neurônios motores. Motricidade dos músculos dos membros proximais. Manutenção rítimica de movimentos (marcha).
Qual a função do giro pré-central? E do pós-central? Pré-Central: Motricidade Somática. Pós-Central: Sensibilidade. (somestesia)
Qual o hepônimo mais comum do giro frontal inferior? Com o que está relacionado? Giro de Broca. Centro cortical da fala.
Qual a função do giro temporal inferior? Centro cortical da audição.
Os lábios do sulco calcarino estão relacionados com qual função? Centro Cortical da Visão.
Em quais partes do teléncéfalo estão, respectivamente, as áreas motoras e sensitivas da perna e do pé? Partes anterior e posterior do lóbulo paracentral.
Com o que se relaciona a área septal? Centro de prazer do cérebro.
Com o que se relaciona o giro para-hipocampal? Comportamento emocional e controle do SNA.
Quais as funções do Corpo Amigdalóide? Centro regulador do comportamento sexual e agressividade.
Quais são os dois tipos de fibras da substância branca do cérebro e suas funções? De projeção: Ligam o córtex a centros subcorticais. De associação: Ligam o córtex cerebral a outras áreas do cérebro.
Do que se constitui a coroa radiada? Fibras da cápsula interna acima do nível do núcleo caudado.
Quais são as 3 partes da cápsula interna? Joelho Perna Anterior Perna Posterior
Defina córtex cerebral. "Fina camada de substância cinzenta que reveste o centro branco medular do cérebro."
Enumere as 6 camadas histológicas do córtex cerebral. I — camada molecular II — camada granular externa III — camada piramidal externa IV —camada granular interna V — camada piramidal interna (ou ganglionar) VI —camada de células fusiformes (ou multiforme)
Qual a classificação filogenética do córtex cerebral? Arquicórtex: Hipocampo Paleocórtex: Úncus e parte do giro para-hipocampal Neocórtex: Todo o resto
Qual a divisão de áreas funcionais do córtex cerebral? Áreas de projeção: Recebem ou dão origem a fibras relacionadas com motricidade ou sensiblidade. Áreas de associação: As demais. Relacionadas com funções psíquicas complexas.
Qual é a classificação funcional das áreas corticais?
Onde está localizada a área somestésica do córtex? Que tipo de impulsos elas recebem? No giro pós-central, corresponde às áres 3, 2 e 1 de Brodmann. Trazem impulsos relacionados à pressão, dor, temperatura e propriocepção inconsciente (Contralaterais).
Explique o Homúnculo Sensitivo de Penfield. Esquema utilizado para demonstrar a somatotopia das partes da áreas somestésica do córtex cerebral. Na porção superior do giro pós-central, localiza-se a área dos órgãos genitais e do pé. Na parte súpero-lateral, áreas da pernal, tronco e braço. Abaixo vem a área da mão, seguida da área da cabeça, face e boca. http://bit.ly/1KTIzsW
Lesões da área somestésica podem acarretar quais danos ao paciente? Perda de sensibilidade discriminativa do lado oposto à lesão. Incapacidade de distinguir graus de temperatura. (ESTEREOGNOSIA)
Onde se localiza a área visual do córtex cerebral? Nos lábios do sulco calcarino. Área 17 de Brodmann.
Onde se localiza a área auditiva do córtex cerebral? Giro Temporal Superior. Áreas 41 e 42 de Brodmann. Chegam fibras originadas do corpo geniculado medial.
O que lesões bilaterais do giro temporal superior ocasionam? E as unilaterais. Surdez definitiva (bilaterais). Zumbidos (unilaterais - A vida auditiva não é totalmente cruzada).
Onde se localiza a área olfatória do córtex cerebal? Parte anterior do úncus e giro para-hipocampal.
Onde se localiza a área gustativa do córtex? Porção inferior do giro pós-central, próxima à ínsula.
O que causa uma lesão na área gustativa do córtex? Diminuição da gustação na metade oposta da língua.
Onde se localiza a área motora primária do córtex? Giro pós-central (Área 4 de Brodmann)
Descreva o homúnculo motor de Penfield. Esquema utilizado para demonstrar as áreas motoras do córtex cerebral. Pode ser vista como um homúnculo de cabeça para baixo.
Descreva as principais conexões aferentes da área motora. As principais conexões aferentes são com o tálamo, o qual recebe informações do cerebelo e área somestésica. A área 4, por sua vez, dá origem a parte dos tractos córtico-espinhal e córtico-nuclear.
Defina áreas de associação do córtex. Aquelas que não têm relação direta com motricidade ou sensibilidade.
Defina áreas de associação secundárias. Áreas que se relacionam indiretamente com sensibilidade ou motricidade.
Quais são as 3 áreas secundárias sensitivas conhecidas? Área somestésica Secundária- Lóbulo Parietal Superior (Áreas 5 e 7) Área Visual Secundária - Lobo Occipital (áreas 18 e 19) e lobo temporal (áreas 20, 21 e 37). Área Auditiva Secundária - Lobo temporal, circundando a área auditiva primária (Área 22 de Brodmann).
O que ocasiona uma lesão nas áreas secundárias? Agnosias - Perda da capacidade de reconhecer objetos, mesmos com as vias primárias intactas. Como as áreas secundárias não são simétricas, lesões na mesma área nos dois hemisférios podem ocasionar sintomas diferntes.
O que lesõe nas áreas motoras secundárias ocasionam? Apraxias - Incapacidade de executar determinados atos voluntários.
Onde se localiza a área de Broca e quais as suas funções? Partes opercular e triangular do giro frontal inferior (áreas 44 e 45 de Brodmann). Área relacionada com a programação da linguagem.
Onde se localizam as duas áreas da linguagem do córtex cerebral? Área anterior - Área de Broca. Área Posterior - Área de Wernicke. Junção entre os lóbulos temporal e occipital (área 22 de Brodmann) - Percepção da linguagem. Ligadas pelo fascículo longitudinal posterior.
Quais são as estrutuas que compõem o sistema límbico? Um anel cortical composto pelo giro do cíngulo, giro para-hipocampal e hipocampo.
Quais estruturas formam o rinencéfalo? Além da olfação, qual a sua outra função? Úncus, nervo, bulbo e trato olfatório. Faz parte do sistema límbico. Função: Percepção olfatória emocional.
Cite 5 funções do sistema límbico. + Regular o sistema nervoso autônomo (respiração, FC). + Regular os processos motivacionais essenciais (fome, sede e sexo). + Participar do mecanismos de memória (emoção e repetição). + Participar do mecanismo de aprendizagem. + Compor o “centro de gratificação”.
Quais são os componentes corticais do sistema límbico? Giro do cíngulo. Giro Para-Hipocampal. Hipocampo.
Quais são os componentes subcorticais do sistema límbico? Corpo Amigdalóide. Área Septal Núcleos Mamilares Núcleos Anteriores do Talámo Núcleos Habenulares Núcleos da Rafe Locus Ceruleus.
Explique o Circuito de Papez. Circuito fechado que une as seguintes estruturas límbicas na ordem: giro do cíngulo → giro para-hipocampal → hipocampo → fórnix → corpo mamilar → fascículo mamilo talâmico → núcleos anteriores do tálamo → cápsula interna → giro do cíngulo.
Quais são as principais conexões extrínsecas do sistema límbico? Hipotálamo, núcleos viscerais do tronco cerebral, áreas corticais e formação reticular.
Relacione os principais elementos das grandes vias aferentes com seu trajeto. Receptor (terminação nervosa sensível) → Trajeto periférico (nervos ou gânglios) →Trajeto Central até o SNC (por meio de feixes) → Área de projeção cortical (Cerebral ou cerebelar).
Diferencie as vias inconscientes das conscientes. Inconscientes: Composta por 2 neurônios com aferência p/ o córtex Cerebral. Transmite informações visuais, auditivas e somestesia. Conscientes: Composta por 3 neurônios com aferência p/ o córtex Cerebelar. Transmite informações de dor e temperatura.
Descreva os 3 neurônios que constituem as vias aferentes. Neurônio I - Localiza-se fora do SNC em gânglio. Bifurca-se em "T" para dar um ramo periférico e outro central. Neurônio II - Localiza-se na coluna posterior da medula ou nos núcleos de NC da ponte. Neurônio - Localiza-se no tálamo com axônio que chegam até o córtex cerebral.
Qual a principal via de condução de informações sobre dor e temperatura? Tracto Espino-Talâmico Lateral.
Descreva o trajeto da via espino-talâmica lateral. Neurônio I → Penetração pela parte dorsal e lateral da medula → Sinapse com o neurônio II (coluna posterior) → Axônios do Neurônio II constituem o trato espino-talâmico lateral → Junção deste trato com o Espino-Talâmico Anterior → Formação do Lemnisco Espinal → Sinapse com o Neurônio III (tálamo) → Cápsula interna e Coroa Radiada → Áreas 3, 2 e 1 de Brodmann.
Discuta os receptores, nº de neurônios, trajeto e projeção das vias de pressão e trato protopático. Receptores: Corpúsculos de Ruffini e Meissner. 3 neurônios Condução: Trato Espino-Talâmico Anterior. Projeção no córtex cerebral: Áreas 3, 2 e 1.
Discuta os receptores, nº de neurônios, trajeto e projeção das vias de Propriocepção consciente, tato epicrítico e sensibilidade vibratória. Receptores: Corpúsculos de Ruffini, Paccini e Meissner. 3 neurônios Condução: Fascículo Grácil e Cuneiforme. Projeção no córtex cerebral: Áreas 3, 2 e 1.
Discuta os receptores, nº de neurônios, trajeto e projeção da via Gustativa. Receptores: Corpúsculos Gustativos da Língua e Epiglote. 3 neurônios. Condução: Fibras Espino-Talâmicas. Projeção no córtex: Área 43.
Discuta os receptores, nº de neurônios, trajeto e projeção da Via Olfatória. Receptores: Cílios Olfatórios. 2 neurônios Condução: Trato Olfatório. Projeção no córtex cerebral: Úncus, área 34 (septal) e giro-parahipocampal. *Essa via é totalmente homolateral.
Discuta os receptores, nº de neurônios, trajeto e projeção da via auditiva. Receptores: Órgão Espiral de Corti (na cóclea). 4 neurônios Condução: Lemnisco Lateral. Projeção no córtex cerebral: Áreas 41 e 42 de Brodmann.
Discuta os receptores, nº de neurônios, trajeto e projeção da via Óptica. Receptores: Cones e bastonetes. 2 neurônios Condução: Quiasma e trato óptico. Projeção no córtex cerebral: Áreas 41 e 42 de Brodmann.
Show full summary Hide full summary

Similar

Neurônios
Letícia Soares
Plano de estudo
Juliana Barros
Sistema Nervoso
Simone Machado Pereira
Divisão Anatômica do Sistema Nervoso
Manoel Costa
Sistema Nervoso
Sarah Martins
NEUROANATOMIA - NERVOS CRANIANOS
carolina dal bo
Grupo 1: Metais Alcalinos
Amanda Zanluca
Cerebelo
Ana Sophia Gama
Sistema nervoso simpático - aspectos fisiológicos
Simone Machado Pereira
10 coisas surpreendentes sobre o cérebro humano!
leandro gusmao
DIVISÕES DO ENCÉFALO
Daniella Pradi