Aula 0 - Programação, execução e controle de recursos orçamentários e financeiros

Description

Concurso EOF Flashcards on Aula 0 - Programação, execução e controle de recursos orçamentários e financeiros, created by Rute Dinis on 13/06/2015.
Rute Dinis
Flashcards by Rute Dinis, updated more than 1 year ago
Rute Dinis
Created by Rute Dinis almost 9 years ago
18
0

Resource summary

Question Answer
Prazo de publicação do Decreto de Programação Orçamentária e Financeira 30 DIAS após publicação dos Orçamentos. LRF - Art. 8o Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso
A quem compete a programação financeira da LOA? Poderes, MPU e DPU LDO 2013 - Art. 50. Os Poderes, o Ministério Público da União (MPU) e a Defensoria Pública da União (DPU) deverão elaborar e publicar por ato próprio, até trinta dias após a publicação da Lei Orçamentária de 2014, cronograma anual de desembolso mensal (...) com vistas ao cumprimento da meta de superávit primário estabelecida nesta Lei.
O que ocorre se a LOA não for sancionada até o dia 31 de dezembro do ano anterior à etapa de Execução? (i) algumas despesas são executadas integralmente; (ii) algumas despesas estão limitadas a 1/12 avos mensais até a aprovação da LOA: (iii) as demais despesas não podem ser executadas
Despesas que podem ser executadas integralmente, em caso de não sanção do PLOA até 31 de dezembro 1 - obrigações constitucionais e legais; 2 - bolsas de estudo (CNPQ, CAPES, IPEA), residência médica, bolsa-atleta, etc. 3 - pagto estagiários e temporários; 4 - prevenção a desastres; 5 - programa de garantia de preço mínimo 6 - eleições 7 - importação de bens destinados à pesquisa científica 8 - financiamento ao estudante; 9 - acordo de coop internac. c/ transf de tecnologia; 10 - aplicação mínima em ações e serviços de saúde; 11 - despesas de caráter INADIÁVEL (limite de 1/12 avos)
Objetivos da programação financeira (MTO - 2014) 1 - Estabelecer normas específicas de EOF; 2 - Estabelecer cronograma de compromissos (empenhos) e de liberação (pagamento); 3 - Cumprir a legislação orçamentária; 4 - Assegurar o equilíbrio entre receitas e despesas e cumprimento da meta de resultado primário.
Quem aprova o limite global de pagamentos? O órgão central do Sistema de Programação Financeira: STN
Objetivos da programação da despesa pela lei 4320/1964 Executivo aprova quadro de cotas trimestrais: 1 - Assegurar às unid orçam, em tempo útil, a soma de recursos necessários. 2 - Manter, durante o exercício equilíbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada, reduzindo ao mínimo eventuais insuficiências de tesouraria.
Quem elabora a programação financeira? SOF - elabora fita magnética STN - utiliza-a para registrar no SIAFI os limites orçamentários da dotação inicial e créditos adicionais OSPF: contabiliza a cota a programar, em função do crédito orçamentário autorizado.
Quem representa os Órgãos Superiores de Programação Financeiras? SPOA (Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração) ou DGI (Diretoria de Gestão Interna) dos Ministérios.
Critérios de prioridade para elaboração da Proposta de Programação Financeira consolidada? 1 - volume de arrecadação de recursos; 2 - existência de dotação orçamentária na categoria de gasto; 3 - Vinculações constitucionais e legais e os prazos legais de repasse dos recursos; 4 - Prioridade de gasto; 5 - Demanda apresentada; 6 - Sazonalidade de alguns gastos; e 7 - Política fiscal estabelecida para o período.
Despesas de TRANSFERÊNCIAS às entidades supervisionadas e de FUNDOS ESPECIAIS podem ser realizadas a qualquer momento? Despesas de TRANSFERÊNCIAS às entidades supervisionadas e de FUNDOS ESPECIAIS custeados com o produto de receitas próprias, só poderão ser efetuados APÓS a arrecadação da respectiva receita e de seu recolhimento à conta do Tesouro Nacional.
Restos a pagar integram ou não a dívida flutuante? Os restos a pagar integram a dívida flutuante cujo pagamento independe de autorização orçamentária.
Qual a taxa cambial utilizada para o saldo em moeda estrangeira disponível no início do exercício? A taxa cambial vigente no primeiro dia do exercício
Despesas anuladas Revertem à dotação e seus recursos financeiros à conta do Tesouro Nacional Será considerada receita orçamentária DO ANO EM QUE SE EFETIVAR.
Etapa de planejamento da Receita? Metodologia de projeção das receitas orçamentárias
Etapas de planejamento da Despesa? 1 - Fixação 2 - Descentralizações de créditos 3 - Programação orçamentária e financeira 4 - Processo de licitação e contratação
Etapas de EXECUÇÃO da Despesa? Empenho Liquidação Pagamento
Etapas de EXECUÇÃO da Receita? Lançamento; Arrecadação; Recolhimento
A descentralização de crédito ocorre antes do EMPENHO
A descentralização de recursos ocorre: após a liquidação e antes do pagamento
Pode ser celebrado convênio para a descentralização de crédito externa? Depende de termo de cooperação, ficando vedada a celebração de convênio
Como ocorre a limitação de empenho e movimentação financeira? Final de um BIMESTRE: verificação que a realização da receita não comportarará o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal 30 DIAS SUBSEQUENTES: Limitação de empenho ATÉ 22 APÓS FINAL DO BIMESTRE: Executivo apura o montante necessário e informa a cada órgão orçamentário dos Poderes, MPU e DPU
Quais despesas não serão objeto de limitação de empenho? Despesas que constituam obrigações constitucionais e legais, inclusive SERVIÇO DA DÍVIDA e as ressalvadas pela LDO: 1 - atividades do Legislativo e Judiciário, do MPU e da DPU constantes do PLOA 2 - custeadas com recursos de doações e convênios.
O Executivo está autorizado a limitar os valores financeiros segundo os critérios fixados pela LDO se os demais Poderes não o fizerem no pzo legal? o Executivo não pode limitar o empenho dos demais poderes, ainda que esses não o façam no prazo previsto. (Vide ADIN 2.238-5)
Show full summary Hide full summary

Similar

Princípios orçamentários
ste.phane
Controle da Execução Orçamentária
ruthmaressa
Fundos Especiais
ruthmaressa
Suprimento de Fundos (2)
ruthmaressa
Suprimento de Fundos
ruthmaressa
Sup. de Fundos (3)
ruthmaressa
Elaboração da Proposta Orçamentária
ruthmaressa
AULA 01: Receita: classificações, etapas e estágios
Rute Dinis
Orçamento na Constituição
ste.phane
Aula 02
Rute Dinis
CHEMISTRY C1 6
x_clairey_x