Exercícios sobre Reforma Protestante

Description

Exercícios sobre Reforma Protestante
Viviane Soares
Flashcards by Viviane Soares, updated 11 months ago
Viviane Soares
Created by Viviane Soares about 3 years ago
31
0

Resource summary

Question Answer
A reforma protestante pode ser definida como o rompimento da unidade do Cristianismo no Ocidente iniciado com críticas às práticas da Igreja Católica. A reforma protestante é o nome dado ao processo de reformismo do catolicismo iniciado com as críticas do monge agostiniano Martinho Lutero através das suas 95 teses direcionadas à Igreja Católica.
Martinho Lutero foi um monge e teólogo alemão, que viveu entre 1483 e 1546. A ele é atribuído o início do movimento da reforma protestante, no século XVI, por fixar na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica. As 95 teses de Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, marcaram o início da reforma protestante. Suas críticas estavam relacionadas, entre outras coisas, com a venda de indulgências. Esse recebimento de perdão dos pecados mediante pagamento era contrário ao que Lutero defendia: a doutrina “salvação pela fé”
A contrarreforma foi um movimento iniciado pela Igreja Católica para conter o avanço das ideias protestantes. Suas principais ações foram, EXCETO Tentativa de reaproximação com os descontentes com a Igreja para acatar suas queixas. Como antes de Lutero outros já apontavam os erros da Igreja, a contrarreforma também é conhecida como Reforma Católica e com isso efetuar mudanças para barrar o avanço do protestantismo. Essa proposta de reestruturação culminou na realização do Concílio de Trento, em 1545.
Luteranismo e Calvinismo são movimentos originados a partir da reforma protestante. A principal diferença entre as ideias defendidas por Martinho Lutero e João Calvino está relacionada com: a salvação. Martinho Lutero iniciou a reforma protestante e o francês João Calvino foi um dos seguidores, aderindo ao movimento em 1533. Em questões doutrinárias para Lutero a fé em Deus é o caminho para salvação. Já Calvino pregava a doutrina da predestinação, ou seja, as pessoas que seriam salvas já teriam seu caminho traçado por Deus.
A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs, dentre as quais destacam-se a Luterana, a Calvinista e a Anglicana. A despeito das características que conferem especificidade a cada uma delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. Um desses elementos é a: celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis. Um dos marcos do protestantismo foi a aproximação dos fieis ao entendimento da palavra Deus, realizando, por exemplo, a tradução da Bíblia do latim para diversas línguas, concedendo aos fiéis uma aproximação com as escrituras e maior harmonia com Deus.
As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de ideias e valores às transformações socioeconômicas da Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se: o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias. O rompimento da unidade cristã protagonizada pela Igreja Católica com a reforma protestante fez surgir uma divisão entre católicos e protestantes.
Show full summary Hide full summary

Similar

Application of technology in learning
Jeff Wall
GCSE Maths Quiz
Andrea Leyden
Biology Revision - Y10 Mock
Tom Mitchell
Biology Unit 1
hannahsanderson1
Biology Unit 1
anna.mat1997
Devices That Create Tension.
SamRowley
B5 - Growth and Deveolopment
blairzy123
FCE Practice Fill In The Blank
Christine Sang
Edexcel Additional Science Biology Topic 2- Life Processes
hchen8nrd
How did the Cold War develop?
E A