Capítulo 12

Description

Preguntas en portugués sobre el libro de ecología de begon.
susana.eliz
Flashcards by susana.eliz, updated more than 1 year ago
susana.eliz
Created by susana.eliz almost 9 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
O que e un parasito? Um organismo que obtem seus nutrientes de um ou de muito poucos individuos hospedeiros, normalmente provocando dano, mas sem causar morte imediata.
O que e um patogeno? Qualquer parasito que provoca una doença, ou seja ele e patogenico.
O parasito pode induzir mudanças no desenvolvimento do hospedeiro? SIM!!!Eles podem induzir respostas morfogeneticas: como uma ampliaçao celular, formaçao de nodulos e outras deformaçoes. Alguns fungos parasiticos assumem o controle da sua planta hospedeira, castrando-a ou estirilizando-a.
COMPETIÇAO ENTRE PARASITOS DIFERENCIAÇAO DE NICHO: os parasitos geralmente se especializam em locais ou tecidos especiais dentro dos seus hospedeiros, sugerindo ampla oportunidade de diferenciaçao de nicho. Por outro lado, muitos parasitos tem tecidos do hospedeiro e recursos em comum, e e facil observar que a presença de uma especie de parasito pode tornar um hospedeiro MENOS VULNERAVEL ao ataque de uma especie ou MAIS VULNERAVEL por causa do estado de debilidade do hospedeiro. Pode se encontrar: COMPETIÇAO INTRA e INTER
Qual é a relaçao que estabelece Janzen (1968) respeito dos parasitos com a teoria da Biogeografia de Ilhas de MacArthur e Wilson (1967)? Que os hospedeiros podem ser entendidos como ilhas colonizadas como por parasitos. As chances de que chegue um parasito ao hospedeiro dependera das distancias entre as ilhas diferentes. IMPORTANTE: a populaçao de parasitos no todo é uma METAPOPULAÇAO com cada hospedeiro sustentando uma subpopulaçao desse total.
O que é a DINAMICA DE TRANSMISSAO? É a força propulsora por trás da dinamica de populaçoes de patógenos. (Mas desse aspecto nao costumamos ter muitos dados, maiores sao os procedentes da fecundidade de parasitos ou a taxa de mortalidade de hospedeiros infectados.)
A taxa de produçao de novas infecçoes = k . p . S Taxa de transmissao por capita : taxa de transmissao por hospedeiro alvo suscetivel e o numero de hospedeiros suscetiveis (S). A taxa de contato K: taxa de transmissao entre hospedeiros suscetiveis e tudo que transporte infecçao é proporcional a taxa de transmissao per capita. Probabilidade p: de que um contato que poderia transmitir a infecçao , de fato, procede dessa forma. Esta probabilidade depende do poder infeccioso do parasito, da suscetibilidade do hospedeiro e assim por diante.
Show full summary Hide full summary

Similar

QUÍMICA, PASAPALABRA...
JL Cadenas
Biología Celular
maya velasquez
CLASIFICACIÓN DE LA QUIMICA
NATALI GUSQUI
Linea del tiempo Ciencia
erick romero
SIMULACRO DE SOCIALES.
Nayibe Perilla
Linea del tiempo de la Ecología
sha_sonia7631
Textos Científicos - Módulo 2
Raúl Fox
Diferencias entre la Química y Física
preciosa-merry-2
Esterilización, desinfección y antisepsia
ana.karen94
PROTEINAS
Olga Saez
TEST REPASO BIOLOGÍA CELULAR
VICTOR MANUEL VITORIA RUIZ