Tema 04: FONTES DO DIP - 1

Description

Concurso Público DO COMPUTADOR (DIP + DIR) Flashcards on Tema 04: FONTES DO DIP - 1, created by lixchadi on 24/10/2013.
lixchadi
Flashcards by lixchadi, updated more than 1 year ago
lixchadi
Created by lixchadi over 10 years ago
78
0

Resource summary

Question Answer
1. Fontes Clássicas de Direito Internacional Público As fontes clássicas estão listadas no artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, quais sejam: (a) Convenções, (b) Costume Internacional, (c) Princípios Gerais do Direito, (d) Doutrina dos mais renomados juristas e Jurisprudência.
1.1. Convenções Internacionais(também conhecidas como tratados) Os tratados são acordos formais que estipulam obrigações para as partes contratantes. Suas características básicas são: (i) serem firmados por escrito, (ii) de forma expressa, (iii) por entes capazes, (iv) contendo objeto lícito e possível e (v) segundo os procedimentos mínimos para a sua adoção.
1.1.1. Procedimento para a adoção de tratados O procedimento para a adoção de tratados tem duas grandes fases: assinatura e ratificação. Essas são subdivididas em cinco etapas: (1) negociação, (2) redação e assinatura, (3) referendo do congresso, (4) promulgação e publicação e (5) depósito.
1.2. Costume Internacional O costume Internacional é um conjunto regras não-escritas, as quais geram obrigações para os sujeitos de Direito Internacional nas suas relações por ocorrerem habitualmente ao longo dos anos e por representarem a convicção do ente no que tange a uma determinada matéria.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sujeitos de DIP
lixchadi
TEMA 01: CARÁTER JURÍDICO DO DIP
lixchadi
TEMA 04 - B: Processo para a adoção de tratados
lixchadi
TEMA 05: Fontes do DIP - II
lixchadi
DI x DIREITO INTERNO
lixchadi
ONU
lixchadi
TEMA 01: Paisagem, Território, Região, Espaço e Lugar.
lixchadi
CLASSICISMO
lixchadi
A INTRODUÇÃO - Exemplos
lixchadi
Sociedade Colonial & Expansão Territorial
lixchadi
Quinhentismo
lixchadi