Ligações químicas

Description

Enem Química Flashcards on Ligações químicas, created by Clara C Antunes on 14/04/2021.
Clara C Antunes
Flashcards by Clara C Antunes, updated more than 1 year ago
Clara C Antunes
Created by Clara C Antunes about 3 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Regra do Octeto O que é? átomos tendem a adquirir o mesmo formato dos gases nobres para se estabilizar, 8 elétrons em sua camda de valência
Regra do octeto Como acontece ? por meio de ligações químicas.
Regra do Octeto exceções Hidrogênio, Hélio, íons e aqueles que vão até a camada K no geral.
Regra do octeto Tendências Fam 1A + 1 2A+ 2 3A+ 3 4A+ 4 ou -4 5A- 3 6A- 2 7A- 1 8A não conta pq já são estáveis
Ligação iônica No que consiste? Ligação entre íons opostos, devido uma grande diferença de eletronegatividade, por meio de ''transferência de elétrons''.
Ligação iônica Formada por? geralmente um metal ( famílias 1 A, alcalinos, e 2A, alcalinos terrosos) e um ametal( famílias 6A, calcôgenios, e 7A, halôgenios ), ou metal e hidrogênio.
Ligação Iônica Quem é o cátion e quem é o ânion? Cátion é o metal, tende a perder elétrons, ânion o ametal a ganhar elétrons (maior eletronegatividade). E entre Metal e hidrogênio metal continua sendo o cátion e hidrogênio é o ânion.
Ligação iônica Propriedades dos compostos iônicos (6) 1- Formam retículos cristalinos e, não moléculas, em temp ambiente. 2- Altos pontos de fusão e ebulição(alta variação de entalpia) 3- Solúveis em água (polares) 4- Ligações fortes( quanto maior o produto entre as cargas mais forte, e quanto menor a distância entre os elementos também F=K Qq/d²) 5- conduzem corrente elétrica apenas em estado líquido ou dissolvidos em água. 6- Sólidos em temperatura ambiente.
Ligações Covalentes No que consiste? Elementos com pouca ou nenhuma diferença de eletronegatividade , compartilham elétrons entre si afim de ficarem estáveis.
Ligações Covalentes Pelo o que são formadas? Geralmente dois ametais ou um ametal e um hidrogênio.
Ligações Covalentes Ligações pi e sigma Sigma é a simples, mais forte onde há encontro frontal. Pi é a dupla ou tripla, mais fraca onde há encontro lateral.
Ligação Covalente Ligações polares e apolares Polares: formadas por elementos diferentes na qual há uma diferença de eletronegatividade. Apolares: formadas pelo mesmo elemento na qual não há diferença de eletronegatividade.
Ligações Covalentes Fórmula O átomo central vai ser aquele em menor quantidade na substância ou com maior valência.
Ligações Covalentes Ligação dativa e hipervalência O átomo central já se estabilizou porém ''empresta'' um ou mais pares não ligantes para outro elemento. A hipervalência tem a mesma ideia, porém nessa visão o átomo central se estabiliza com mais de 8 életrons.
Ligação Covalente Exceções B, Be e Al quando ligados a F ou Cl por exemplo ( átomos muito eletronegativos), se estabilizam com 4 elétrons.
Ligação Covalente Propriedades dos compostos covalentes / moleculares (6) 1- Podem existir nos três estados em temperatura ambiente. 2- Pontos de Fusão e Ebulição menores do que os dos compostos iônicos (átomos estávies, dependendo da energia para variação de polos), vão depender da massa do composto e das forças intermoleculares( quanto maiores maiores ). 3-Corrente elétrica tende a ser conduzida apenas no estado gasoso. 4- solubilidade os solúveis apolares em apolares e os polares em polares. 5-(sólidos) tendem a ter baixa tenacidade, resistência à quebra 6(sólidos)- tendem a ter alta dureza, mas varia.
Ligação Metálica No que consiste? mar de elétrons: um metal ou mais ''doa'' elétrons para os demais e esses ficam circulando pelos cátions, formando uma espécie de retículo cristalino, com muitos elétrons livres e cátions obs: metais são eletricamente neutros pois os íons se atraem mutuamaente em uma cadeia.
Ligação Metálica Força De maneira geral, mais forte que a covalente porém mais fraca que a iônica
Ligação Metálica Propriedades dos metais(10) 1-Bom condutor elétrico e térmico (elétrons livres) 2-Sólido em temperatura ambiente (exceção mercúrio) 3- maleável 4- dúctil 5-alta tenacidade( resistência à quebra) 6-alta resistência( tração) 7- alto brilho 8-Pontos de Fusão e ebulição altos em sua maioria 9- Grande superfície de contato 10- Em geral moles ma há exceções
Ligação Metálica Ligas Metálicas 1- O que são ? 2.1 Aço 2.2 Latão 2.3Ouro 18 kilates 2.4 Bronze 2.5 Aço Inox 2.6 Alnico( ímã) 2.7 Amalgáma de Zinco 1-substância formada por vários compostos, podendo ser metais ou ametais, contudo a maior parte de sua composição é metálica. 2.1 Ferro e Carbono 2.2 Cobre e Zinco 2.3 ouro, prata e cobre 2.4 Cobre e estanio 2.5 Aço, Cromo e Níquel 2.6 Ferro, níquel,alumínio e cobalto 2.7 Mercúrio e Zinco
Show full summary Hide full summary

Similar

Capítulo 1: Ligações Químicas
Mariana Mello
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira