Conceitos básicos da Geografia

Description

Vestibular Geografia Flashcards on Conceitos básicos da Geografia, created by Lucas Reis on 21/04/2021.
Lucas Reis
Flashcards by Lucas Reis, updated more than 1 year ago
Lucas Reis
Created by Lucas Reis about 3 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
O que são RUGOSIDADES? É o produto do processo histórico determinado por atividades e características anteriores, que nele deixam sua marca.
Diga sobre o surgimento da GEOGRAFIA Surgiu no século IXX na região da ALEMANHA por povos GERMÂNICOS. O objetivo era auxiliar na anexação de territórios.
O que é a CORRENTE DETERMINISTA na geografia? É a primeira corrente geográfica que afirma que o meio natural determina o desenvolvimento da sociedade até certo ponto.
O que é a TEORIA DO ESPAÇO VITAL? Criada por Friederich Ratzel, diz que o meio influência o desenvolvimento da sociedade, mas não necessariamente determina o quanto uma sociedade se desenvolve.
O que é a CORRENTE POSSIBILISTA? Criada por franceses, defende que a sociedade tem a possibilidade de vencer, modificar e interferir as condições naturais.
Qual a diferença entre a geografia TRADICIONAL e a CRÍTICA? A geografia tradicional se importava muito mais com o conhecimento de caráter metodológico, estatístico, sem criar desdobramentos. A geografia crítica estuda os fenômenos e suas consequências na sociedade e natureza.
Qual o conceito de paisagem na geografia? É a materialização do espaço, é um FRAGMENTO de um todo. Não é uma generalização.
Qual o conceito de lugar na geografia? É o sentimentos que criamos com determinados espaços. É algo que depende da SUBJETIVIDADE.
Qual o conceito de território na geografia? A palavra implica questão de posse, apropriação, dominação. Envolve relações de poder.
Qual o conceito de região na geografia? Ferramenta de divisão espacial de acordo com critérios. Sempre considera escalas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo