Criatividade

Description

Estudo para N1 - primeiro semestre
Vanessa Cypriano
Flashcards by Vanessa Cypriano, updated more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Created by Vanessa Cypriano about 3 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Qual a definição de criatividade? o processo mental de geração de novas ideias por indivíduos ou grupos. Uma nova ideia pode ser um novo produto, uma nova peça de arte, um novo método ou a solução de um problema. É um processo cognitivo e afetivo.
Qual a diferença de criatividade e inovação? Enquanto a criatividade é o processo de gerar ideias e pensar coisas novas, a inovação é o processo de transformar ideias em produtos, processos ou serviços que tenham valor para a sociedade. Portanto, a inovação é a consolidação de uma ideia e a criatividade está na base do processo de inovação.
Qual é o melhor método para ter boas ideias? Quantidade gera qualidade. Quanto mais ideias você tiver, mais chance terá de encontrar uma grande ideia.
Principais mitos sobre a criatividade, quais são? - A criatividade só existe nos gênios e nos artistas (todos a temos); - Quem não nasce criativo, nunca será criativo (criatividade pode ser estimulada); - Criatividade é inspiração (criatividade é trabalho duro); - A criatividade depende apenas do talento do indivíduo (depende de outros fatores) - Criar é fácil (depende de treinamento); - Uma pessoa criativa é capaz de criar em qualquer área (somos criativos em uma área).
Quais são as 7 inteligências de Howard Gardner? O que cada uma significa? Linguística – Habilidade de linguagem; Musical – Habilidade de reconhecer e utilizar notas, sons e ritmos; Lógica e matemática – Habilidade de lidar com longas linhas de raciocínio e calculos; Espacial – Habilidade de criar, reconhecer e manipular imagens mentais, e perceber fielmente o mundo visual; Corporal e cinestética – Habilidade para movimentos corporais, compreendendo a coordenação física; Interpessoal – Habilidade de perceber naturalmente humores, motivações e temperamento de outras pessoas; Pessoal – Habilidade para um profundo autoconhecimento.
Cite atitudes criativas. - Assumir riscos; - Comprometimento e resistência; - Flexibilidade e mente aberta; - Curiosidade e estranhamento do normal; - Motivação intrínseca; - Mão na massa; - Autoconfiança;
todos nós podemos sofrer três tipos de bloqueios criativos, quais são eles? Explique-os. Autocensura: não deixar as ideias surgirem sem julgamentos; Limitações da percepção humana: derivados das limitações próprias do funcionamento do nosso cérebro, nos impedem de ver o mundo de forma inovadora; Bloqueios externos ou ambientais: ambientes restritivos nos impedem de pensar criativamente.
Frases comuns da autocensura, cite-as. - não é a resposta certa; - Isso não tem lógica; - Siga as normas; - Seja prático; - Evite ambiguidades; - Não erre; - Brincar é falta de seriedade; - Isso não é da minha área; - Não seja bobo; - Eu não sou criativo;
Quais são os 3 componentes da criatividade de um profissional, segundo Tereza Amabile? Expertise – que inclui conhecimentos técnicos, processuais e intelectuais; Pensamento criativo – que determina o nível de flexibilidade e imaginação com que as pessoas abordam os problemas; Motivação – a paixão interior para solucionar um determinado problema.
No que, como gestores, devemos focar para gerenciar a criatividade? Para influenciar a criatividade empresarial, a gestão empreendedora deve atuar nas seguintes categorias: desafio: alocar pessoas em novos projetos; liberdade: espaço para pensar criativamente; tempo: dar tempo para os períodos de incubação serem produtivos; recursos: analisar as necessidades e buscar fornecer; espaço físico: transformação do ambiente de trabalho num espaço mais humano, interessante e divertido. características da equipe: montada com diversidade mais harmonicamente; liderança: se adequar ao perfil inovativo; clima interno: cultura comunicativa, confiavel, amigavel. punição de erros: erros são vistos como lições, não "erros". suporte organizacional: criatividade é estimulada quando a burocracia não atrapalha; e hierarquia enxuta.
Explique as etapas do processo criativo. 1. PREPARAÇÃO: a pessoa é desafiada por uma situação ou problema, inicia a busca de informações e explora as soluções possíveis. 2. INCUBAÇÃO: quando a mente começa a digerir as informações recebidas e a estabelecer novas conexões entre dados, fatos e acontecimentos. 3. ILUMINAÇÃO: o momento em que as peças do “quebra-cabeça” parecem finalmente se reunir e a ideia surge clara na mente. 4. AVALIAÇÃO: Quando a ideia é julgada e testada. Muitas vezes é necessário fazer ajustes ou começar novamente, adotando novas perspectivas ou reunindo novas in- formações.
Qual a diferença do pensamento divergente e do pensamento convergente no processo criativo? divergente é o pensamento subjetivo, fantasioso, aventureiro, afetivo, ideal para o processo de preparação e incubação. o convergente é prático, lógico, objetivo, linear, ideal para a avaliação e a decisão de qual ideia vão apostar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Procesele de adaptare si compensare 1-27
Yanosh Yanosh