Atividades Suplementares

Description

Aqui estão as Atividades Suplementares da matéria de língua portuguesa
Sara Luiza Santana Ramos
Flashcards by Sara Luiza Santana Ramos, updated more than 1 year ago
Sara Luiza Santana Ramos
Created by Sara Luiza Santana Ramos almost 3 years ago
27
0

Resource summary

Question Answer
Pergunta 1-a) Na reportagem que você acabou de ler, o objetivo principal é apresentar informações ou defender um ponto de vista Resposta O objetivo principal na reportagem é apresentar informações e estatísticas sobre o uso da bicicleta nas cidades brasileiras
Pergunta 1-b) As reportagens, assim como as notícias, podem apresentar dois títulos: um título principal (ou manchete) e um título secundário (ou subtítulo). Observe asses elementos na reportagem lida e explique s diferenças entre os dois tipos Resposta A manchete é mais chamativa que o subtítulo, e também na reportagem a manchete inicia com uma pergunta e o subtítulo começa o desenvolvimento da resposta.
Pergunta 1-c)Há várias maneiras de começar uma reportagem. Nesse caso, o autor iniciou com uma pergunta que desafia o leitor: ''Como tornar viável o uso de bicicleta nas cidades brasileiras?''. Nessa reportagem, há uma resposta satisfatória, no corpo do texto, ao questionamento feito no título? Justifique sua resposta. Resposta Sim, no subtítulo apresenta algumas maneiras de tornar viável o uso das bicicletas, e conforme o texto essa ideia vai se estruturando melhor.
Pergunta 2-a) Após a leitura do texto, é possível afirmar que o texto é estimulante o suficiente para que o leitor reflita sobre o assunto e pense na possibilidade de aderir ao uso da bicicleta? Resposta Sim, porque ele apresenta vários motivos para começas a aderir o uso da bicicleta como meio de transporte.
Pergunta 2-b) No primeiro parágrafo, é citada uma pesquisa que aponta fatores importantes para que se faça uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Cite-os. Resposta Rapidez, praticidade, saúde e custo.
Pergunta 2-c) Apesar de o último fator aparecer com o mais baixo índice na pesquisa, aponte a importância dele sob o ponto de vista financeiro Resposta A bicicleta economiza mais por conta de não gastar gasolina e ser mais barata que o carro.
Perguntas 2-d)Em sua opinião, esses argumentos são suficientes para convencer o interlocutor? Comente. Respostas Sim, porque o texto apresenta vários motivos e exemplos qual comprovam a veracidade do fato.
Pergunta 3-a)Qual a importância de uma reportagem apresentar linguagem simples Resposta Para que o leitor entenda o que a reportagem que dizer.
Pergunta 3-b)Em sua opinião, a reportagem que foi lida aborda temas sociais, políticos e econômicos? Justifique. Resposta A reportagem aborda temas sócias e econômicos, porém tema políticos não aborda.
Pergunta 3-c)Quem assina o texto? Resposta o " Em Movimento".
Perguntas 4-a)Cite 2 obstáculos que dificultam maior adesão ao uso da bicicleta. Respostas Um dos obstáculos que dificultam a adesão da bicicleta e a falta de infraestrutura (ciclovias, estacionamentos de bicicletas entre outros) e a falta de segurança.
Pergunta 4-b)Dos entrevistados, 50% consideram que o investimento em infraestrutura cicloviária os faria sair de casa mais vezes pedalando. Procure no dicionário o significado de infraestrutura. Observe o contexto em que a palavra é empregada no teto e apresente a definição mais adequada. Resposta Parte inferior de uma estrutura
Pergunta 5-a)Entra esses fatores, apenas um ainda não foi anteriormente mencionado, embora seja de extrema importância. Indique-o Resposta O fator não mencionado e a falta de respeito de alguns motoristas.
Pergunta 5-b)Observe I." Cidades com altos níveis de qualidade em mobilidade urbana II."Você desocupa espaço na rua." Resposta Esse: Pronomes demonstrativos, 3* pessoa. Você: Pronomes de tratamento 2* pessoa.
Perguntas 6-a) Que mudanças ocorreriam se todos começassem a adotar essa prática? Respostas As mudanças que ocorreriam seria a redução de emissão de CO2 e dos problemas de saúde.
Perguntas 6-b)No enunciado da questão, o adjetivo sustentável foi acrescentado à expressão ''mobilidade urbana''. Que diferença de significado ele provoca na expressão já conhecida? Respostas A diferença e que a palavra sustentável traz a ideia de uma qualidade de vida melhor.
Pegunta 7- a)Retome o texto para circular os algarismos e sublinhar os numerais. Resposta Algarismos: 42,9-24,2-19,6-34,6-26,6-50, 2011, 60, 260, 2,6, 3, 2012, 10, 260, 2,6, 2013, 17, 18, 2014, 40, 80, 683, 14 Numerais: duas, uma, uma, um, um, três, duas, mil, mil, mil, cinco, milhão
Pergunta 7-b) Agora, com os numerais que você sublinhou, complete o quadro: Resposta Cardinal(is): Duas, uma, uma, um, um, três, duas, mil, mil, mil, cinco, milhão Ordinais(is): Não tem Fracionários(s): Não tem
Pergunta 8- Redija um pequeno texto sobre a idade de seus colegas mais próximos. Atenção: você deve usar numerais para registrar a idade de cada um. Resposta Eduarda nasceu dia 11 de Julho de 2009. Marco Antônio nasceu em 1 de março de 2010. Sara Luiza nasceu dia 13 de Março de 2010.
Pergunta 9- Releia o texto, identifique três pronomes demonstrativos e os termos a que eles se referem e, com eles, complete o quadro. Resposta Pronomes demonstrativos: Essa, esses, esse Termos a que eles se referem: Horas parado no trânsito, meios de transporte, bicicleta
Pergunta 10- Use os pronomes demonstrativos que você identificou na questão anterior para construir três frases,cada qual usando um deles. Resposta Já está tarde já era para essa criança ter ido dormir. Esses estudantes são muito comprometidos! Esse carro eu muito moderno!
Pergunta 11- Construa um pequeno diálogo entre dois colegas usando estes pronomes interrogativos: Qual? Quem? Por quê? Quanto? Resposta Eduarda: Oi. Sara: Oi. Eduarda: Quem e esse seu amigo? Sara: Ele e o Marco. Eduarda: Qual escola que ele estuda? Sara: Ele estuda no Colégio Batista Mineiro. Eduarda: Quantos anos ele tem? Sara: Ele tem 11 amos. Sara: Porque você me fez essas perguntas? Eduarda: Eu nunca tinha visto ele aqui.
Pergunta 12-Há alguns pronomes indefinidos na reportagem. Escola um deles e escreve um pequeno parágrafo. Resposta Em um dia uma linda garotinha ganhou uma bicicleta de presente e neste mesmo dia ela passou a tarde toda andando nela. Até caiu e ralou o joelho mais logo se recuperou
Show full summary Hide full summary

Similar

1.Frase, oração e período
leticia coutinho
Predicação verbal
Policial Loli :3
Discurso direto e indireto
Luluzinha -Chan
LÍNGUA PORTUGUESA
Karine Medina
PREFERIDAS FCC
wilton simão
Check-out 103
Pedro Kolling
Funções da linguagem
Arthur P Neves
Coesão e Coerência
alessandra
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
alessandra