IDH BRASILEIRO -

Description

A evolução do IDH no Brasil: causas e consequências
Claudete Pagotto
Flashcards by Claudete Pagotto, updated more than 1 year ago More Less
Sofia Gontijo
Created by Sofia Gontijo over 5 years ago
Marcione Oliveira
Copied by Marcione Oliveira about 3 years ago
Claudete Pagotto
Copied by Claudete Pagotto almost 3 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
O QUE É O IDH? Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos
QUAIS FATORES ELE CONTEMPLA? Educação: quantidade média de anos de estudo de uma população Saúde: taxa de expectativa de vida dos cidadãos Renda: mede-se o valor médio do rendimento dos cidadãos
COMO ELE É CALCULADO? Realiza-se uma ponderação média entre esses três fatores, que devem possuir o mesmo peso IDH baixo: abaixo de 0,500. IDH médio: entre 0,500 e 0,799 IDH alto: entre 0,800 e 0,899. IDH muito alto: igual ou acima de 0,900.
Oscilou entre médio e alto IDH. A qualidade de vida melhorou e consequentemente a expectativa de vida cresce. Os índices de escolaridade também aumentaram. O fator renda também passou por incrementos. 2010-2017: Brasil estacionou no ranking.
SITUAÇÃO DA EXPECTATIVA DE VIDA BRASILEIRA NO MUNDO ATUAL A expectativa de vida no Brasil, em 2018, de acordo com o IBGE, foi a maior da história, chegando a 76 anos. Foi registrado um salto de 22 anos em relação a registrada na década de 1960.
COMPARAÇÃO DA EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASIL COM OUTROS PAÍSES
COMPARAÇÃO DA TAXA DE HOMICÍDIOS DO BRASIL COM OUTROS PAÍSES
SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO MUNDO ATUAL Apesar da taxa de analfabetismo ter caído nos últimos anos, além de mais pessoas terem completado, no mínimo o ensino escolar, é notável que o sistema educacional ainda precisa de mais investimentos por parte governamental.
COMPARAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA COM OUTROS PAÍSES
SITUAÇÃO DO PIB (RENDA) BRASILEIRA NO MUNDO ATUAL O PIB (Produto Interno Bruto) oscilou nos últimos anos. Houve uma crescente, mas logo depois caiu, e novamente, subiu. O PIB influencia diretamente na renda per capita, ou seja, a renda média da população, pois seu calculo, é feito a partir do PIB.
COMPARAÇÃO DO PIB BRASILEIRO COM OUTROS PAÍSES
COMPARAÇÃO DO IDH BRASILEIRO COM O MUNDIAL
IDH POR MACRORREGIÕES BRASILEIRAS Devido a diversas disparidades sociais e econômicas, o IDH das macrorregiões brasileiras é variável, pois não há uma igualdade de condições para elas.
DESAFIOS PARA CONTINUAR COM OS AVANÇOS NO IDH O Brasil possui como principal desafio aumentar os índices em termos de escolarização de sua população e também democratizar o acesso aos sistemas de saúde, além de melhorias no saneamento básico e mais segurança em todas as regiões.
REFERÊNCIAS Sites: Jornal Nexo Brasil Escola Info Escola Globo.com Imagens Google
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo
Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
Catarina Troiano