Células

Description

Tipos celulares
brunolorenzatto
Flashcards by brunolorenzatto, updated more than 1 year ago
brunolorenzatto
Created by brunolorenzatto over 8 years ago
84
1

Resource summary

Question Answer
As células procariontes não possuem o núcleo delimitado pela membrana nuclear carioteca. As organelas estão dispersas no citoplasma. Acredita-se que essas células tenham sido os primeiros organismos do mundo vivo, chamadas de protobactérias ou protocélulas.
As células eucariontes são aquelas que possuem um núcleo definido (núcleo verdadeiro), através de uma membrana nuclear. Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas e núcleo individualizado (carioteca). Presença do material genético dentro do núcleo. Estão presentes nos animais, vegetais, fungos e protozoários.
Autótrofos Ser vivo capaz de produzir seu próprio alimento, como as plantas e as algas, que realizam a sua nutrição por meio da fotossíntese..
Heterótrofos Ser vivo que não possui a capacidade de produzir seu próprio alimento, e por isso se alimenta de seres vivos autótrofos ou de outros heterótrofos, direta ou indiretamente.
Unicelular ser vivo cujo organismo que consiste em apenas uma célula,. Os organismos unicelulares que se movem são às vezes referidos como "mônadas". Os principais grupos de organismos unicelulares são as bactérias, a archaea, os protozoários, as algas e os fungos unicelulares.
Pluricelular Ser vivo cujo organismo consiste em mais de uma célula, como os vegetais, e os animais..
Desenvolvimento Direto Seres, que depois das primeiras fases de desenvolvimento, o embrião já se mostra muito semelhante aos adultos de sua espécie... Ex.: Aves
Desenvolvimento Indireto Seres cujo desenvolvimento sofre muitas transformações da formação do embrião até a fase adulta. Ex.: sapos
Metamorfose O ser vivo toma várias formas antes de atingir o estado adulto. Tais formas são chamadas de larvas, que são totalmente diferentes da forma adulta.
Reprodução sexuada Processo que envolve troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Os indivíduos que surgem por reprodução sexuada assemelham-se aos pais, mas não são idênticos a eles. Ex.: Homem.
Reprodução Assexuada Os indivíduos que surgem por reprodução assexuada são geneticamente idênticos entre si, formando o que se chama clone. Esses indivíduos só terão patrimônio genético diferente se sofrem mutação gênica. Ex.: Amebas
Show full summary Hide full summary

Similar

Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Transformações Químicas e Físicas
Andrea Barreto M. Da Poça
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Feudalismo
Malu Miralha
Conteúdo de Português - 6° ano
biallima6
CLASSIFICAÇÃO : OS CINCO REINOS
TAÍS DA CUNHA
Expressões numéricas e potências
luciahelenaferre
Construindo a tabuada
Pedro Júnior1178
Quiz de Matemática
frama78
MULTIPLICAÇÃO
Arleny De Souza