Ecologia I

Description

Conceitos básicos, cadeia alimentar, teia trófica, fluxo de energia.
kyungsos
Flashcards by kyungsos, updated more than 1 year ago
kyungsos
Created by kyungsos over 8 years ago
4009
129

Resource summary

Question Answer
ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS ✿ Definição: estuda as relações entre os organismos e o ambiente em que eles se encontram; ✿ Ecobiose: relações dos seres vivos com o meio, envolvendo componentes abióticos (seres + ambiente); ✿ Alelobiose: estuda a relação dos seres vivos entre si, ou seja, apenas relações entre componentes bióticos (seres + seres); ✿ População: conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem e ocupam uma mesma área. Exemplo: população de botos cor-de-rosa no Rio Amazonas; ✿ Comunidade: populações de seres vivos (fauna e flora) de diferentes espécies que mantêm relações entre si em um mesmo lugar. Exemplo: bactérias, larvas e fungos que vivem numa poça d'água. ✿ Ecossistema: relação entre os fatores bióticos (fauna e flora) e os fatores abióticos (solo, temperatura, água);
✿ Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas da Terra. ✿ Habitat: o lugar onde uma espécie vive; ✿ Nicho Ecológico: : são as atividades de uma espécie. Exemplo: como ela se relaciona com outros seres vivos, comportamento alimentar, reprodutivo etc; CADEIA ALIMENTAR ✿ Nível trófico: nível que o organismo ocupa na cadeia alimentar. O 1º nível trófico é sempre o PRODUTOR; ✿ O sentido da seta é do animal que é consumido em direção a quem o consumiu (fluxo da matéria orgânica).
✿ Planta: produtora / primeiro nível trófico; ✿ Gafanhoto: consumidor primário / segundo nível trófico; ✿ Rato: consumidor secundário / terceiro nível trófico; ✿ Cobra: consumidor terciário / quatro nível trófico; ✿ Águia: consumidor quaternário / quinto nível trófico; ✿ Decompositores: decompõem toda a matéria orgânica, que será reabsorvida pelos produtores. Os decompositores não têm nível trófico. TEIA ALIMENTAR (ou Teia Trófica) ✿ Conjunto de cadeias alimentares. Um organismo pode ser alimento para mais de um indivíduo. Isso faz com que um mesmo ser ocupe mais de um nível trófico. ✿ No exemplo a seguir, se o gavião se alimentar da cobra, ele é considerado consumidor quaternário ou até mesmo consumidor quinquenário; se se alimentar do lagarto, é consumidor terciário.
✿ Fluxo de Energia: a energia transferida diminui ao longo da cadeia: ela é perdida para o ambiente pelas atividades metabólicas do organismo; não é reaproveitada como a matéria orgânica, que volta aos produtores via decomposição.
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS ...
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Fotossíntese
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório
GoConqr suporte .
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.