Flashcards - Sistema Digestório

Description

Material de apoio para o estudo neste terceiro bimestre e para o Enem
Gabriel Paes
Flashcards by Gabriel Paes, updated more than 1 year ago
Gabriel Paes
Created by Gabriel Paes over 8 years ago
252
1

Resource summary

Question Answer
Alimentos . Funcionalmente falando: Fontes de nutrientes energéticos ou plásticos (matéria-prima) para nossas células. . Quimicamente falando: Fontes de um ou mais substâncias nutritivas que podem ter estrutura química orgânica ou inorgânica.
Digestão . Funcionalmente falando: Processo de quebra dos alimentos (através de enzimas) em nutrientes absorvíveis pelo intestino para o sangue. . Quimicamente falando: Processo de catabolismo das enzimas que catabolizam as macromoléculas (polímeros) formando monômeros.
Nutrientes orgânicos . São as proteínas, lipídios, glicídios, vitaminas e ácidos nucleicos. . São quebrados respectivamente em aminoácidos, ácidos graxos e glicerol, monossacarídeos e nucleotídeos. As vitaminas são absorvidas em estado natural.
Nutrientes inorgânicos São os Sais Minerais e a Água. Sais Minerais: compreende cerca de 2% de nosso peso. Fornecem elementos químicos importantes como cálcio, fósforo, enxofre. Água: compreende cerca de 70% do nosso peso. É fundamental à vida, pois todas as reações químicas vitais ocorrem no meio aquoso do interior das células. Além disso participa como reagente em diversas reações químicas.
Enzimas . Catalisadores de origem proteica que facilitam reações químicas de anabolismo e catabolismo de substratos específicos. . Funcionam em pH ótimo, temperatura ótima e substrato específico. . São específicas pois só agem em um tipo de substrato (p.e.: pepsina digere proteína, amilase digere amido)
pH . O conceito de pH serve para calcular a quantidade de íons nestas soluções aquosas. . Então se 1.10-7 é a solução neutra. Se houver maior quantidade de íons H+, a solução será ácida. Se houver maior quantidade de íons OH-, a solução será básica.
Boca DIGESTÃO MECÂNICA . Dentes e língua: trituram e movimentam o alimento afim de aumentar a área de contato das enzimas com o substrato. DIGESTÃO QUÍMICA . Glândulas salivares: produzem e liberam um fluido chamado saliva que contém a enzima AMILASE SALIVAR (pH ótimo = 7,0) que digere polissacarídios em maltose e glicose. . Forma-se o BOLO ALIMENTAR: massa neutra e semilíquida.
Estômago DIGESTÃO QUÍMICA . Glândulas estomacais: produzem e secretam o SUCO GÁSTRICO formado por ácido clorídrico (HCl) e a enzima PEPSINA (pH ótimo = 2,0) que digerem polipeptídeos (proteínas) em dipeptídeos ou peptonas. . Forma-se o QUIMO: massa acidificada e semilíquida.
Intestino Delgado 1a porção: Duodeno DIGESTÃO QUÍMICA . Recebe a BILE armazenada na VESÍCULA BILIAR pelo fígado (órgão anexo): substância esverdeada que emulsifica gorduras, como um detergente. . Recebe o SUCO PANCREÁTICO produzido pelo PÂNCREAS: possui BICARBONATO DE SÓDIO (NaHCO3) para basificar para o pH ótimo = 8,5 , as enzimas AMILASE PANCREÁTICA (quebra polissacarídeos em monossacarídeos), LIPASE (quebra lipídios em ácidos graxos e glicerol), TRIPSINA (quebra peptonas em aminoácidos) e NUCLEASES (quebra ácidos nucleicos em nucleotídeos).
EMULSIFICAÇÃO Função realizada pela BILE, substância detergente produzida no FÍGADO e armazenada na VESÍCULA BILIAR
Intestino Delgado 2a e 3a porção: Jejuno e Íleo Com o aumento da área de contato pelas MICROVILOSIDADES é possível a ABSORÇÃO de AMINOÁCIDOS, GLICÍDIOS, ÁCIDOS GRAXOS E GLICEROL e VITAMINAS
Intestino Grosso ABSORÇÃO de ÁGUA e SAIS MINERAIS
DIGESTÃO MECÂNICA e DIGESTÃO QUÍMICA MECÂNICA: Mastigação e Peristaltismo QUÍMICA: Ação de detergentes (bile), enzimas e substâncias que modificam o pH (ácido clorídrico e bicarbonato de sódio)
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz - Sistema Digestório
Gabriel Paes
Sistema Endócrino
Gabriel Paes
Sistema Endócrino 8° ANO - CAP. 8
Taína Garcia Moreno Tomazella
Sistema Endócrino
Rebeca Souza
Sistema Digestório
Isabela Marques
Sistema Digestório - Anatomia
Teka Araujo
Quiz - Sistema Nervoso
Gabriel Paes
Sistema Digestório
Michelle Zucato
Quiz - Sistema Digestório
Marcio Felix
Digestão humana
Laryssa Valencise
Sistema Endócrino
Tamires Vasconcelos